Os cinco elementos celebrados no Horroróscopo representam forças macabras que criam umas às outras em um ciclo eterno de recomposição e caos. Cada animal é regido por um elemento, e a combinação macabra dos dois fornece um autoconhecimento sobrenatural.
* Madeira: Tigre, Coelho e Dragão;
* Fogo: Serpente e Cavalo;
* Terra: Boi, Cabra e Cão;
* Metal: Macaco e Galo;
* Água: Rato e Porco.
A cada ciclo de doze anos, um elemento novo aparece em um animal. Portanto, uma combinação como Cavalo de Fogo, ou Cabra de Metal só acontece uma vez a cada sessenta anos. As características de uma pessoa são determinadas pela regência do elemento de seu signo, assim como pelo elemento do ano de seu nascimento. Um Galo de Água será controlado tanto pela Água quanto pelo Metal (seu elemento fixo).
Interação entre os elementos
Os cinco elementos definem um equilíbrio universal. Sua sinergia macabra constrói tudo que conhecemos e cria ligações espirituais com cada parte da terra em que vivemos. Todos os elementos são interdependentes, controlam um ao outro e inibem um ao outro de uma maneira singular. Tal qual os seres humanos, cada elemento tem forças e fraquezas em pesos iguais, e influenciam os demais.
A partir do metal conseguimos o sangue; a pureza da água limpa a sujeira do sangue; a água também faz a madeira crescer na terra, madeira esta que vai se fundir ao fogo para elevar seu poder aos céus; o fogo destrói e transforma, e é usado para forjar o metal em um novo acerto de contas, reiniciando o ciclo eternamente.
Ao avaliar o elemento com a perspectiva de dominância, vemos que o fogo controla e torce o metal; a água extingue o fogo; a terra absorve e direciona a água; a madeira segura a terra para que ela não se perca; e o metal corta a madeira.
E assim se repete em um ciclo sem fim e cheio de energias macabras.
Ter compreensão destes aspectos aumentará seu autoconhecimento quando descobrir qual elemento rege e domina seu animal interior. Abraçar seu lado sombrio faz parte do processo.