Os filmes de terror da década de 1930 começaram a se inspirar em lendas e histórias sobre vampiros, lobisomens, cientistas malucos e realeza insana. Foi nesta década que nasceu a adaptação de Drácula e Frankenstein, ícones clássicos que amamos. A Universal, aliás, tornou-se conhecida pela produção de filmes com criaturas estranhas, como múmias e pessoas invisíveis.
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Béla Lugosi e Boris Karloff são dois nomes que se destacam nesse período. Suas interpretações com os monstros clássicos abriram caminho para outros filmes em suas carreiras. Ambiciosa, a produtora arriscou continuações duvidosas na década seguinte. Talvez fosse a sombra da Segunda Guerra Mundial, incomparável em terror ao que se via nas telas, mas as continuações não vingaram de nenhuma forma.
Listamos abaixo 10 filmes clássicos de terror da década de 1930 para você assistir.
Drácula
Dracula (1931) // Tod Browning é a mente por trás deste brilhante filme do Drácula. Produzido pela Universal Studios, o roteiro adaptou uma peça de teatro inspirada no livro de Bram Stoker. Durante os 75 minutos de duração, vemos Conde Drácula (Béla Lugosi) viajando para a Inglaterra para perseguir a jovem Mina (Helen Chandler).
Frankenstein
Frankenstein (1931) // Devemos a este filme a imagem do monstro de Frankenstein com parafusos no pescoço. Dirigido por James Whale, a obra, lançada em novembro de 1931, aterrorizou a audiência com pouco mais de uma hora de película. Ele não é exatamente inspirado na obra de Mary Shelley, mas numa peça de 1920 atribuída à Peggy Webling. O monstro, mudo, inumano e grotesco, teve seu visual criado pelo brilhante maquiador Jack Pierce e este foi, na verdade, o principal motivo para Béla Lugosi não ter aceitado o papel — ele queria fazer sua própria maquiagem, mas não poderia. O monstro acabou sendo interpreado por Boris Karloff. Apesar de Peggy ter alterado muito do texto de Shelley, o cerne se mantém: um cientista obcecado realiza macabras experiências para construir um corpo a partir de cadáveres roubados.
O Médico e o Monstro
Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1932) // O filme de 1931 é a primeira adaptação da obra de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro (1885) feita para o cinema. O diretor, Rouben Mamoulian, havia dirigido apenas um musical antes disso (Applause, em 1929), mas caprichou nas técnicas narrativas e de imagem demonstrando um grande talento na época. A trama se centra em Dr. Jekyll (Fredric March), um doutor que encontra uma fórmula para separá-lo do pior de si mesmo. Entretanto, lidar com sua macabra contra-parte pode gerar sérias tragédias. Em 1932, o filme foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e indicado na categoria de Fotografia e Roteiro.
A Múmia
The Mummy (1932) // O primeiro filme de terror a tratar deste tema foi dirigido por Karl Freund e estrelou Boris Karloff como um sacerdote do Antigo Egito, cuja múmia é ressuscitada acidentalmente por um dos membros de uma expedição arqueológica, e persegue uma bela mulher por acreditar que ela é sua verdadeira amada.
Zumbi – A Legião dos Mortos
White Zombie (1932) // Lançado no Halloween de 1932 no Brasil, Zumbi – A Legião dos Mortos é um filme de terror independente baseado no livro The Magic Island, de William Seabrook. Neil e Madeleine são um jovem casal em viagem viaja ao Haiti a convite do milionário Beaumont, que está apaixonado por Madeleine. Como ela não o quer, Beaumont sai atrás de um feiticeiro que a transforme em zumbi para ficar com ele. Béla Lugosi interpreta Murder Legendre, um mestre do voodoo haitiano que comanda uma horda de zumbis.
Monstros
Freaks (1932) // Polêmico, violento e arrebatador. Monstros foi o presente que Tod Browning recebeu depois de seu Drácula, com o briefing do argumento sendo: “qualquer coisa ainda mais horrível que Frankenstein”. O longa conta a história de Cleópatra (Olga Beclanova), uma trapezista que se envolve com Hércules (Henry Victor), mas se casa com o anão Hans (Harry Earles), herdeiro de uma imensa fortuna. Seus colegas de circo percebem as intenções da mulher e planejam uma vingança contra ela. Um plot comum, não fosse a escolha de Tod Browning de utilizar deficientes físicos reais como artistas circenses (pessoas sem pernas, anões, gêmeas siamesas e outras configurações de má formação). O roteiro é inspirado no conto Spurs, escrito por Tod Robbins. O filme enfrentou forte rejeição de uma sociedade preconceituosa e chegou a ser banido e editado em vários países.
A Casa Sinistra
The Old Dark House (1932) // Baseado no livro Benighted (1927), de J.B. Priestley, o filme apresenta Boris Karloff, Melvyn Douglas e Gloria Stuart nos papéis principais. Na época em que saiu, recebeu inúmeras críticas negativas, que foram ficando cada vez mais afáveis com o passar das décadas. Sete viajantes adentram uma mansão visando abrigo durante uma tempestade, mas encontram uma família excêntrica que, apesar de concordar em recebê-los, lhes endereça um tratamento muito estranho. Com o passar do tempo, as peculiaridades dos habitantes vão se tornando cada vez mais perturbadoras e os sete percebem que o prospecto de uma noite tranquila não poderia estar mais distante deles.
O Homem Invisível
The Invisible Man (1933) // Mais um filme dirigido por James Whale, O Homem Invisível adapta o livro homônimo de H.G. Wells e faz a estreia de Claude Rains nos cinemas. Ele interpreta Jack Griffin, um homem que cria a fórmula da invisibilidade e a aplica em si mesmo, mas corre contra o tempo para descobrir o antídoto que reverterá o processo. O filme recebeu uma Recomendação Especial no Festival de Veneza 1934, na Itália, e se mantém ainda como um excelente filme inspirado na obra de Wells.
O Gato Preto
The Black Cat (1934) // Em lua-de-mel na Hungria, Joan (Julie Bishop) e Peter Allison (David Manners) dividem uma cabine de trem com o Dr. Vitus Verdegast (Béla Lugosi), um cortês mas sofrido homem, que está retornando para as ruínas da cidade para um acerto de contas com Hjalmar Poelzig (Boris Karloff), um velho amigo. Apesar do que insinuam os créditos, o filme toma emprestado apenas o nome do conto de Edgar Allan Poe, ainda que mantenha certa aura de mistério. Seu belo visual e a agradável química entre Karloff e Lugosi garantem uma bom entretenimento ainda hoje.
O Mistério do Quarto Escuro
The Black Room (1935) // Existe uma antiga profecia que envolve os irmãos gêmeos Gregor e Anton (interpretados por Boris Karloff), mas antes que ela se concretize, Gregor, principal alvo da maldição, arrumará um meio de evitá-la. Um dos grandes trabalhos de Karloff, que trabalhou muito nesta década.
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