10 filmes de terror que completam 30 anos em 2023

Você tem se sentido velho ultimamente? Espere até conferir esta lista com dez filmes de terror que estão comemorando trinta anos em 2023.

Ah, como o tempo passa. Um dia estamos sentados à frente da TV, assistindo a filmes na Sessão da Tarde, comendo pipoca, pensando em quais jogos iremos jogar com nossos amigos no final de semana, e puff, em um passe de mágica estamos com dores nas costas e… é, tudo bem, continuamos ansiosos para saber o que jogaremos com os amigos no final de semana. 

Inegável é que o tempo passa rápido mesmo, e às vezes a gente só se dá conta disso quando aquele filme da nossa infância está completando 20, 30, 40 anos. Pois bem, é hora de soprar velinhas para algumas produções que estão fazendo 30 anos em 2023.

Jurassic Park

Jurassic Park, 1993 // Dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro de mesmo nome de Michael Crichton, este grande clássico dos anos 1990 encabeça a lista dos filmes que estão trintando. Na história, um grupo que está visitando a nova atração revolucionária que promete trazer dinossauros de volta à vida acaba sofrendo um problemão quando há uma falha de energia no local. Com tantos predadores perigosos ao redor, eles precisarão se unir para sobreviver. Com Laura Dern, Sam Neill e Jeff Goldblum no elenco, o filme conquistou imediatamente o coração dos fãs e se tornou uma franquia bem-sucedida. 

O Estranho Mundo de Jack

The Nightmare Before Christmas, 1993 // Clássico do Natal e do stop motion, O Estranho Mundo de Jack marcou a vida dos nascidos nos anos 1990 que cresceram se apoiando no melhor das histórias macabras. Dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton, acompanhamos, na história, o rei do Halloween, Jack Skellington, descobrindo o universo do Natal e se apaixonando por ele.

Abracadabra

Hocus Pocus, 1993 // Clássico da Sessão da Tarde — e se você costumava assistir ele na Sessão da Tarde isso denuncia um pouco a idade, sim —, o filme foi produzido e coescrito por Mick Garris, e dirigido por Kenny Ortega, contando com Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy, Doug Jones e tantos outros nomes em um elenco carismático e com uma excelente presença de cena. No filme, um garoto que não liga muito para o Halloween acaba se mudando para Salem e despertando as irmãs Sanderson, três perigosas bruxas que foram amaldiçoadas. O filme continua muito divertido, e ganhou uma sequência ano passado, intitulada Abracadabra 2, novamente contando com as irmãs Sanderson e suas atrizes originais. 

A Família Addams 2

Addams Family Values, 1993 // Uma das famílias favoritas aqui na fazenda, os Addams tem um lugar reservado nos nossos corações. E, sim, este ano o segundo filme que ajudou a encravar essa família excêntrica na cultura pop comemora trinta aninhos. Neste segundo filme, dirigido por Barry Sonnenfeld, os Addams precisam lidar com o novo bebê de Morticia (Anjelica Huston) e Gomez (Raul Julia) e casamento do tio Fester (Christopher Lloyd), enquanto Vandinha (Christina Ricci) e Feioso (Jimmy Workman) são enviados a um acampamento de verão.

O Duende

Leprechaun, 1993 // Dirigido por Mark Jones, o primeiro filme da franquia O Duende completa trinta anos em 1993. Na história, J.D. (John Sanderford) compra uma casa a preço de banana e se muda para lá com sua filha, Tory (Jennifer Aniston), sem saber que a casa guarda um terrível segredo: dez anos no passado, um duende (Warwick Davis) foi aprisionado em um baú no porão, custando a vida do antigo dono do local. Agora, com as reformas, o duende está prestes a ser libertado e causará o terror na nova família que está morando lá. O Duende não é frequentemente listado entre as grandes franquias do terror, mas teve seis sequências até hoje — a última datada de 2018, em O Retorno do Duende — e quase ganhou um filme crossover com Candyman (!). Apesar de ser listado no site IMDb como de 1992, sua exibição comercial começou em janeiro de 1993. Foi, também, o primeiro filme de cinema em que Jennifer Aniston foi creditada.

O Anjo Malvado

The Good Son, 1993 // Dirigido por Joseph Ruben, este também fez suas aparições na TV aberta algumas vezes, e conta com um elenco mirim encantador com Macaulay Culkin e Elijah Wood. No filme, Mark (Wood), ao ficar órfão de mãe, vai visitar seus tios enquanto seu pai está em uma viagem a trabalho. Lá, conhece seu primo Henry (Culkin), uma criança que começa a apresentar sinais de um comportamento violento que preocupa Mark.

Trocas Macabras

Needful Things, 1993 // Trocas Macabras, dirigido por Fraser C. Heston, pode não ser a adaptação mais conhecida de um livro de Stephen King — o próprio livro acaba sendo um pouco esquecido em meio a tantos sucessos do mestre do terror —, mas reúne um elenco aterrador, com nomes como Ed Harris e Max von Sydow, e tem um ritmo divertido. Na história, uma cidadezinha começa a sofrer terríveis situações quando uma pequena loja, que promete realizar os desejos mais profundos das pessoas, chega à cidade. 

Trilogia do Terror

Body Bags, 1993 // Reunindo dois nomes absolutos do terror, John Carpenter e Tobe Hooper dirigem os três segmentos dessa antologia cômica e cheia de pesadelos. As histórias contam sobre assassinos, um terrível transplante capilar que deu errado e um sério problema nos olhos de um jogador de baseball, todos ligados por um médico legista pra lá de estranho. O elenco, então, nem se fala: Sam Raimi, Mark Hamill, Debbie Harry, Wes Craven, Greg Nicotero, Roger Corman e os próprios Carpenter e Hooper são alguns dos nomes que aparecem nesse filme. Divertido e meio insano, os efeitos práticos também são de encher os olhos.

Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira

Jason Goes to Hell: The Final Friday, 1993 // Depois de ir para Manhattan, Jason resolveu fazer uma visitinha ao inferno, e o que muitos achavam se tratar realmente do último filme do nosso assassino mascarado de poucas ideias acabou sendo o penúltimo de sua franquia solo. Dirigido por Adam Marcus e nono filme na série do assassino, Jason Vai Para o Inferno finalmente revela de onde vem o grande poder de Jason depois de ter sido morto várias vezes (e pronto para ser morto algumas vezes mais). 

Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua

Body Snatchers, 1993 // Esse aqui pode até ser menos lembrado pelo público, mas tem seu valor. Dirigido por Abel Ferrara, o filme é levemente baseado no livro Invasores de Corpos, de Jack Finney. Na história, acompanhamos a jovem Marti Malone (Gabrielle Anwar), que se muda para uma base militar por causa de seu pai, Steve (Terry Kinney), um agente da agência de proteção ambiental, junto com sua madrasta e seu meio-irmão. Chegando lá, algumas situações a levam a crer  que há algo errado com o local.

*

Qual é o seu filme favorito da lista? Se lembra de assistir a algum deles quando era criança? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.