Poltergeist é um dos filmes de terror mais conhecidos da história do cinema, e um dos mais amaldiçoados também. Ainda que não seja o primeiro filme do tipo a ser rodeado de rumores sobrenaturais, é fato que muitos acidentes infelizes — durante ou depois das filmagens — marcaram a produção da franquia. Algumas pessoas até perderam a vida.
No filme, a família Freeling é atormentada por uma porção de espíritos desagradáveis que perturbam seu lar porque a casa foi construída sobre um antigo cemitério. Mas esse não é o único lugar onde os mortos estavam sendo profanados: de acordo com as pessoas que trabalharam no filme, os esqueletos usados na icônica cena da piscina eram restos humanos de verdade, que custavam bem menos que as próteses artificiais. Mas que ideia…?
Dando nomes às vítimas
Com mortes, acidentes inexplicáveis e até mesmo rituais de exorcismos para limpar as bad vibes, a “Maldição de Poltergeist” é facilmente uma das lendas mais interessantes em Hollywood. Abaixo, como uma espécie de homenagem macabra, damos nomes às vítimas para que possam descansar em paz, estejam elas vivas ou mortas.
1. Dominique Dunne
A atriz que interpretou Dana, a irmã mais velha da família Freeling, foi a primeira do elenco a morrer de forma prematura. Aos 23 anos de idade, Dominique terminou um relacionamento abusivo, mas seu ex-namorado voltou em sua casa para pressioná-la a reatar com ele. Ao se recusar, uma nova discussão começou, escalando para o ex-namorado sufocando-a até ela desmaiar. Em coma, piorou o quadro e faleceu. O pior é que este caso de feminicídio resultou no ex-namorado libertado depois de cumprir apenas metade de sua sentença.
2. Heather O’Rourke
A linda garotinha que interpretou Carol Anne é o nome mais citado quando falamos da Maldição de Poltergeist. Heather O’Rourke havia sido diagnosticada com a doença de Crohn, o que se provou um erro. Ela na verdade sofria com uma obstrução intestinal que causou choque séptico. Infelizmente, os sintomas foram atribuídos à gripe (?) e não foram imediatamente tratados. Ela morreu com apenas 13 anos de idade em decorrências de complicação da obstrução.
3. Will Sampson
Sampson tinha esclerodermia, uma doença degenerativa que fazia com que ele perdesse peso rapidamente. A saúde debilitada fez com que um transplante de coração e pulmão fosse mais arriscado do que o habitual, e Sampson morreu após a cirurgia, com 54 anos. Ainda que seja uma fatalidade relacionada à saúde, Sampson faz parte da Maldição de Poltergeist por ter tido um papel crucial na sua popularização. Conta-se que ele realizou um exorcismo no set para limpar a energia ruim que muitos se sentiam conectados graças ao uso de restos humanos reais. Depois do exorcismo, membros da produção alegaram que se sentiam melhor. Será que se livraram dos esqueletos?????
4. Richard Lawson
Lawson ainda está vivo e bastante saudável, mas algo macabro aconteceu em 1992, quando o ator embarcou no voo 405, com destino a Cleveland. Ao ser reconhecido por uma aeromoça, Lawson foi movido para a primeira classe, mas sentia-se desconfortável desde um pouco antes do voo — como muitos passageiros a bordo relataram posteriormente. O avião caiu em uma baía depois de uma decolagem fracassada, com seus 51 passageiros presos em seus assentos. Destes, 27 morreram, incluindo alguém na linha de cadeiras original que Lawson deveria estar ocupando. Se não tivesse sido transferido para a primeira classe, ele provavelmente teria morrido.
5. JoBeth Williams
JoBeth Williams, a mãe da família Freeling, atuou na tal cena com os esqueletos humanos reais. Williams foi atingida por um sentimento estranho, um nervosismo quase histérico no set, que se dissipou depois que Sampson fez o exorcismo. Ela também comentou em entrevistas que muitas vezes voltava para casa depois de um dia de filmagem e encontrava seus quadros levemente inclinados. Mesmo arrumando, eles se entortavam novamente no dia seguinte.
6. Lou Perryman
Lou Perryman pode não ter desempenhado um papel grandioso em Poltergeist, mas ele é considerado uma vítima da Maldição de Poltergeist. Em 2009, Seth Christopher Tatum estava fugindo da polícia e entrou na casa de Lou Perryman, então com 68 anos, atacando-o com um machado. Tatum se entregou e disse que o atacou porque precisava de seu carro e alguns outros itens de sua casa.
7. Oliver Robins
Oliver Robins, que interpretou o jovem Robbie, foi atacado pelo palhaço mecânico no set. Em uma cena em que ele deveria estar simulando lutar com o palhaço assustador, o boneco não funcionou e o sufocou de verdade. Como a cena era para mostrar uma luta, a galera achou que a reação de Oliver era apenas interpretação, até que o moleque começou a ficar azul. Anos depois, Robins se envolveu com a produção de um documentário sobre as muitas mortes relacionadas à franquia, como uma maneira de colocar as muitas tragédias ocorridas a partir do início das filmagens para descansar em paz.
8. James Kahn
James Kahn escreveu uma adaptação literária de Poltergeist a partir do roteiro (como já fez com Os Goonies), então ele não estava envolvido com a produção do filme. Mas nem ele passou ileso. Kahn relatou que, logo após escrever a linha “Um relâmpago riscou o céu”, um relâmpago macabro atingiu seu prédio. A descarga elétrica fez com que a grade de seu ar-condicionado voasse para longe e o atingisse em cheio nas costas. As luzes se apagaram e os videogames em sua casa ligaram e começaram a jogar sozinhos. Essa é a mais difícil de engolir, mas hey, quem sou eu para duvidar? Se não for verdade, ao menos rende um bom filme.
9. Gil Kenan
Gil Kenan, o diretor do filme lançado em 2015, teve algumas perturbações técnicas em sua produção. O filme foi atormentado por falhas de equipamentos bizarras em um dos sets, e o diretor também relatou que a casa em que ele ficou enquanto filmava era assombrada por uma figura feminina de vestido preto. A mulher, ele conta, o seguia de um set a outro, e só o deixou em paz quando ele retornou a Los Angeles.
10. Zelda Rubinstein
Durante as filmagens de Poltergeist 3, a atriz Zelda Rubinstein (a baixinha pra lá de carismática que avisa a todos que “esta casa está limpa”) foi incomodada por um borrão de luz fotográfico que ocorreu durante uma sessão de fotos da atriz, levando-a a acreditar que a foto foi tirada no exato momento em que sua mãe faleceu.
Bônus: A boneca de Heather
Dusty e Jamie Lynn, dois fãs da franquia Poltergeist, compraram uma boneca usada por Heather O’Rourke no filme. Depois de receberem a boneca, passaram por uma série de eventos preocupantes, incluindo vários membros da família sofrendo acidentes traumáticos, tendo problemas financeiros e problemas conjugais. A família “limpou a casa”, e no processo Dusty sentiu como se algo estivesse tentando impedi-lo. Ele ficou tonto e quase desmaiou. Embora a família tenha mantido a boneca, ela está em um estojo de vidro abençoado para evitar que cause mais danos. Será que não é da Annabelle que eles estão falando?
Hora de aprender a performar uns exorcismos, só por garantia.