Ah, o Natal. Essa época do ano de amor, carinho, festas, presentes, e reuniões familiares. O Natal pode liberar o que há de melhor nas pessoas. Mas, às vezes, ele também libera que um espírito maligno em busca de vingança, ou Papais Noéis cansados de seus trabalhos, ou biscoitos de gengibres assassinos.
LEIA+: 10 COMIDAS ICÔNICAS DOS FILMES DE TERROR
Tudo pode acontecer no Natal, é o que nos ensinam os filmes… inclusive os de terror. Selecionamos 11 obras com luzes, pinheiros e rabanada (opa, ou era sangue?) para você se divertir e tomar muito cuidado com o bom velhinho.
Krampus: O Terror do Natal
Krampus, 2015 // É péssimo quando as festas de final de ano não saem como planejamos. Para Max, tudo está horrível. Acidentalmente, entretanto, enquanto odeia aquele Natal, ele invoca o espírito maligno Krampus, que está pronto para colocar suas garras de fora e fazer a família aprender que com o Natal não se brinca. Dirigido por Michael Dougherty.
Gremlins
Gremlins, 1984 // Todos queremos dar o melhor presente possível para aqueles que amamos, não é? É o que desejava também o pai de Billy (Zach Galligan), quando encontrou uma criaturinha curiosa em uma de suas viagens a trabalho. O bichinho, que parecia uma bolinha de pelo, deveria evitar luzes muito brilhantes, não poderia ter contato com a água e, absolutamente, não poderia ser alimentado após a meia-noite. Tudo isso acontece, claro, e uma horda de criaturinhas invade a pequena cidade de Billy. No melhor clima natalino, com muitas árvores de natal pelo cenário, Gremlins é um dos filmes natalinos e aterrorizantes (e fofos) mais queridos pelos fãs de terror.
Eu Aprisionei o Diabo
I Trapped the Devil, 2019 // Você está levando sua vida normalmente quando, de uma hora para outra, sua família decide te fazer uma visita. Isso, no geral, já pode ser bastante incômodo. Mas imagina só se você tiver capturado um demônio e o prendido no seu porão? Aí é sinal de muita dor de cabeça de uma vez. No filme Eu Aprisionei o Diabo, de Josh Lobo, é mais ou menos isso o que acontece. Esqueça o Natal tranquilo.
Rota da Morte
Dead End, 2003 // Mais uma reunião de família frustrada. Frank Harrington (Ray Wise) tem feito o mesmo caminho para a casa de seus sogros nos últimos 20 anos. Certo dia, na véspera de Natal, ele decidiu pegar um atalho, e tudo começou a dar errado a partir desse momento. O filme foi dirigido e escrito por Jean-Baptiste Andrea e Fabrice Canepa, e nos mostra que existem coisas piores que passar o Natal com aquele seu parente meio chato.
Natal Sangrento
Silent Night, Deadly Night, 1984 // Quando criança, um jovem viu seus pais serem mortos pelo próprio Papai Noel. Seu avô havia lhe dito que o Papai Noel só punia as pessoas ruins. Anos mais tarde, tendo acabado de sair do orfanato, o jovem se tornou o próprio espírito vingativo vestido de bom velhinho. Dirigido por Charles E. Sellier Jr., o filme é um dos clássicos natalinos do terror.
Noite do Terror
Black Christmas, 1974 // As férias de final de ano sempre são muito aguardadas. Em uma irmandade, as jovens fazem planos para aqueles dias sem muitas responsabilidades. Mas o clima muda quando uma delas desaparece. De início, a polícia não se preocupa muito, até que uma garotinha de 13 anos é encontrada morta na cidade. Clássico do terror, o filme dirigido por Bob Clark ganhou dois remakes: Natal Negro, de 2006, e Natal Sangrento, de 2019.
Uma Noite de Fúria
Santa’s Slay, 2005 // Certa vez, um demônio perdeu uma aposta com um anjo. Ele deveria passar vários anos servindo como um bom velhinho, em uma roupa vermelha, e distribuindo presentes por aí. Mas, quando a aposta acabou, o demônio resolveu retornar às suas péssimas origens. Dirigido por David Steiman, Uma Noite de Fúria apresenta uma origem do Papai Noel completamente diferente do velho Nicolau. De destruir infâncias.
P2: Sem Saída
P2, 2007 // A única coisa que ela queria era poder ir para casa, comemorar a véspera de Natal, depois de um dia cheio no escritório. O que ela não esperava era ser perseguida por um maníaco psicopata que trabalha no estacionamento da empresa, e a força a passar o Natal com ele. P2: Sem Saída, dirigido por Franck Khalfoun, a partir de uma história de Alexandre Aja, não é exatamente um filme de Natal com Papai Noel, mas é um terror.
Natal Diabólico
You Better Watch Out, 1980 // Quando criança, Harry acabou sendo desiludido e descobriu que o Papai Noel não existia. Então, quando se tornou adulto, começou a trabalhar em uma fábrica de brinquedos, para que o espírito natalino continuasse vivo. Ele queria ver as crianças felizes com a melhor qualidade possível dos brinquedos que fazia. Entretanto, tudo dá errado quando, em seu trabalho, ele acaba sendo desprezado. Após um colapso nervoso, Harry sai em uma matança desvairada. Dirigido por Lewis Jackson.
Jack Frost
Jack Frost, 1997 // Jack Frost, um assassino, está sendo enviado para morrer quando sofre um acidente de carro e passa por uma mutação. Ele retorna com uma grande sede de vingança na forma de um boneco de neve, e está pronto para encontrar o homem que o levou à execução. Dirigido por Michael Cooney, o filme ganhou uma sequência intitulada Jack Frost 2: Revenge of the Mutant Killer Snowman, em 2000.
O Dia da Besta
El día de la bestia, 1995 // Para impedir o nascimento do filho de Satã, um padre precisa cometer o maior número de pecados possíveis. De acordo com um código em um livro santo, o anticristo irá nascer no dia de Natal na capital da Espanha. Junto de um fã de Black Metal e um italiano conhecedor do ocultismo, o padre se tornará um pecador para impedir esse nascimento. Dirigido por Álex de la Iglesia, um clássico de Natal de comédia e terror.
*
Qual seu filme natalino de terror favorito? Confira também a lista Natal Aterrorizante: 13 filmes de terror para cantar jingle hells. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.