Cenários são, muitas vezes, quase como personagens dos filmes de terror. Eles ajudam a dar a sensação de desolação, desesperança e desespero que ajudam ao espectador a se sentir aterrorizado e, muitas vezes, se compadecer da situação do protagonista. Quanto mais claustrofóbico o cenário, mais você, assistindo a um filme, começa a se sentir angustiado também.
Talvez por isso filmes que se passam em lugares fechados — que, em sua maioria, são gravados em um único cenário, como uma casa, um quarto, ou menos um prédio — sejam tão eficientes para fazer todos os cabelos do nosso corpo se arrepiarem. Quem nunca ficou preocupado após assistir um desses filme, checando embaixo da cama, os cantinhos escuros da casa, tentando racionalizar qualquer barulho diferente?
Por isso a Macabra selecionou treze filmes que, em sua maioria, acontecem em um único lugar. Sem gente correndo pela mata ou atravessando a cidade, mas sim presos dentro de um lugar fechado e lutando por suas vidas.
Louca Obsessão
Misery, 1990 // Quando Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é resgatado por Annie Wilkes (Kathy Bates), ele achava que estava relativamente seguro. Mas Annie se mostrou uma fã pra lá de complicada, e Paul corre sérios perigos se mantendo em sua casa. Adaptado do livro de mesmo nome de Stephen King e dirigido por Rob Reiner, Louca Obsessão acompanha de perto o horror de Paul preso àquela tenebrosa cama.
Jogos Mortais
Saw, 2004 // Acordar em um lugar desconhecido já é um sentimento horrível, agora imagine acordar acorrentado a outra pessoa em um banheiro imundo com uma voz te dando instruções para que você se livre — que incluem assassinato, multilação e outros atos de violência. Jogos Mortais é um clássico do terror do século XXI, escrito por Leigh Whannell e James Wan, que deu início a uma franquia longeva e cheia de fãs.
Hush: A Morte Ouve
Hush, 2016 // Maddie Young (Kate Siegel) é uma autora de terror com deficiência auditiva, e passa seus dias trabalhando em sua afastada. Certo dia, porém, a paz de sua residência é quebrada por um homem encapuzado que está disposto a causar terror em sua vida. Dirigido por Mike Flanagan, Hush: A Morte Ouve é capaz de causar arrepios e desespero enquanto vemos Maddie lutando por sua vida.
Você é o Próximo
You’re Next, 2011 // Erin (Sharni Vinson) é convidada para passar um final de semana festivo na casa de seu novo namorado. Ela só não esperava que a festa se tornaria uma armadilha mortal e a faria lutar com unhas, dentes, facas, um machado e um liquidificador para sobreviver a esses momentos de terror. Dirigido por Adam Wingard, apesar de ter alguns momentos fora da residência da família Davison, a ação de Você é o Próximo se concentra principalmente dentro da casa.
O Animal Cordial
O Animal Cordial, 2017 // Inácio (Murilo Benício) não é o melhor chefe que o pessoal de seu restaurante já teve. Agressivo e grosso, é difícil aguentar o cara. Certo dia, o restaurante é invadido para ser assaltado, e Inácio acaba mantendo tanto os criminosos quanto seus clientes como reféns — se tornando cada vez mais violento. Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, O Animal Cordial é um dos grandes filmes lançados no Brasil nos últimos anos.
LEIA+: DIRETORAS MACABRAS: O MEDO NA ARTE DE GABRIELA AMARAL ALMEIDA
Festim Diabólico
Rope, 1948 // Dois jovens que se consideram muito mais espertos que o restante da população decidem cometer o crime perfeito — bem embaixo dos narizes de seus colegas e professores. Clássico de Hitchcock, o filme foi inspirado nos eventos do caso Leopold-Loeb, dos anos 1920, e se passa totalmente dentro de um apartamento.
LEIA+: CASO LEOPOLD-LOEB EM QUATRO FILMES MACABROS
[Rec]
[Rec], 2007 // A repórter Ángela (Manuela Velasco) e sua equipe de filmagens escolheram um péssimo dia para acompanhar uma equipe dos bombeiros. Quando eles são chamados em um prédio residencial e todos no local são postos em quarentena, o verdadeiro terror vai tomar conta das fitas de gravação. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, [Rec] é um dos found footages mais queridos pelos fãs de terror, e se passa praticamente inteiro dentro daquele maldito prédio.
Pontypool
Pontypool, 2008 // O locutor Grant Mazzy (Stephen McHattie) saiu para trabalhar em sua estação de rádio como em outro dia qualquer, mas chegando lá descobriu que havia algo muito errado. As pessoas estavam agindo de uma forma estranha, repetindo palavras, se tornando violenta. Poderia ser algum tipo de epidemia? Dirigido por Bruce McDonald, Pontypool se passa quase completamente dentro do prédio da estação — com direito a barricadas e proteção dentro da cabine de som.
Enterrado Vivo
Buried, 2010 // Paul (Ryan Reynolds) é um caminhoneiro normal trabalhando no Iraque. Certo dia, depois de ser atacado por um grupo, ele acaba acordando em um ataúde apenas com um celular. É uma corrida contra o tempo para que Paul se salve antes que o oxigênio acabe. Será que ele pode conseguir? Dirigido por Rodrigo Cortés, Enterrado Vivo é um filme claustrofóbico e aterrorizante.
Rua Cloverfield, 10
10 Cloverfield Lane, 2016 // Depois de se envolver em um acidente de carro, Michelle (Mary Elizabeth Winstead) acorda em um bunker com dois homens, Emmett (John Gallagher Jr.) e Howard (John Goodman), que pedem para que ela se acalme e se recupere de sua perna machucada. Eles contam a ela, também, que houve uma invasão alienígena e o mundo exterior está contaminado. Mas será que Michelle deveria acreditar nos dois? Dirigido por Dan Trachtenberg, o filme é o segundo na trilogia Cloverfield, e a maioria das cenas se passam dentro do bunker.
O Nevoeiro
The Mist, 2007 // Depois de um temporal acabar derrubando algumas árvores, David (Thomas Jane) e seu filho vão até a cidade para comprar alguns suprimentos. Lá, porém, eles acabam ficando presos dentro do supermercado com vários outros estranhos enquanto uma estranha névoa toma conta do lado de fora. Não bastasse a preocupação de estarem com pessoas desconhecidas, estranhas criaturas começam a ocupar a névoa. Dirigido por Frank Darabont e adaptado da história de mesmo nome de Stephen King, O Nevoeiro une o medo de estar preso em um local hostil com o medo de sair — é estar entre a cruz e a espada.
1408
1408, 2007 // Mike (John Cusack) tem um trabalho inusitado: ele é especialista em desvendar mistérios e situações paranormais. Quando vai até o Hotel Dolphin, ele insiste em se hospedar no quarto 1408, disposto a provar que lá não há nenhum tipo de fantasma. Porém, esse é apenas o começo do pesadelo de Mike. Stephen King aparece novamente na lista (o terceiro filme inspirado em uma obra sua) com 1408, dirigido por Mikael Håfström e baseado em um conto do autor. Tirando os momentos de flashback e quando chega ao hotel, acompanhamos a maioria dos terrores de Mike dentro do fatídico quarto.
Demônio
Devil, 2010 // Ficar preso no elevador é o pesadelo de muita gente. Preso no elevador com vários desconhecidos? Pior ainda. Mas estar preso em um elevador, com desconhecidos, e com o próprio Diabo entre eles, aí é demais. Essa é mais ou menos a ideia principal em Demônio, dirigido por John Erick Dowdle. Apesar de ter ação em alguns lugares fora do elevador, a maioria do terror ainda está preso àquele lugar.
*
Qual seu filme favorito que se passa, em maioria, em um único lugar? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.