13 grandes filmes de horror dos anos 1960

Dentre thrillers, adaptações, monstros e casas assombradas, listamos alguns dos grandes filmes de horror da década de 1960.

A década de 1960 para o gênero do horror pode não ter tanta fama e celebração quanto as décadas, por exemplo, de 1930 e 1980. Com exceção de alguns filmes como Psicose, O Bebê de Rosemary e A Noite dos Mortos-Vivos, não vemos tantos comentários assim sobre a produção do período.

O horror passava por um momento de grande transformação. O gênero acabava de sair da tendência provocada pelo medo criado com a possibilidade nuclear, que gerou uma onda de filmes de monstros gigantes. Antes disso, as décadas de 1920 a 1940 foram marcadas por adaptações literárias de grandes obras do século XIX, como Drácula e Frankenstein, em um momento em que as produções da Universal dominavam essa indústria.

LEIA+: 10 FILMES CLÁSSICOS DE TERROR DOS ANOS 1930

Mas os filmes dos anos 1960 ajudaram a formar muito do que passou a ser considerado o terror moderno. Thrillers psicológicos aterrorizantes, algumas adaptações como as produzidas por Roger Corman de textos de Lovecraft e Poe, um toque de gótico e até mesmo um pontapé inicial do que viria ser o slasher.

Destacamos dez filmes de 1960 para conhecer mais da produção dessa década.

A Tortura do Medo

Peeping Tom, 1960 // Considerado por muitos como o pai do slasher, A Tortura do Medo é um filme dirigido por Michael Powell. No filme, Mark Lewis (Karlheinz Böhm) persegue mulheres e as assassina, apontando uma câmera para conseguir registrar seus momentos de terror e agonia antes da morte. Uma das pérolas do gênero que podem passar despercebidas.

A Maldição do Demônio

La maschera del demonio, 1960 // Outro clássico que pode passar sem que você note é A Maldição do Demônio, de Mario Bava. Este é um dos principais filmes da carreira consolidada de Bava no terror. Uma bruxa e seu servo retorna à vida, e começam uma terrível perseguição para possuir o corpo da descendente da feiticeira, que se parece muito com ela. O filme ainda é protagonizado por Barbara Steele, uma das principais atrizes do período.

Os Olhos Sem Rosto

Les yeux sans visage, 1960 // Um cirurgião comete um erro e causa um acidente que acaba deixando sua filha com o rosto desfigurado. O homem então parte em uma busca até o extremo para dar a ela uma nova face. O filme foi dirigido por Georges Franju e é, sem dúvida, uma obra bem interessante.

Inferno

Jigoku, 1960 // Com um visual arrebatador, Inferno foi dirigido por Nobuo Nakagawa e conta a história de um grupo de pecadores, com destinos e uma série de acontecimentos conectados, que acabaram se encontrando nos portões do inferno. Com histórias de crimes, terror, assassinatos, Inferno se tornou um dos grandes filmes japoneses de horror.

O que Terá Acontecido a Baby Jane?

What Ever Happened to Baby Jane?, 1962 // Dirigido por Robert Aldrich e baseado em uma história de Henry Farrell, O que Terá Acontecido a Baby Jane? é um dos grandes filmes dos anos 1960. Estrelado por Bette Davis e Joan Crawford, o filme conta a história de uma estrela infantil que, depois do acidente de sua irmã, acabou decaindo na vida. Então, já idosas, as duas moram juntas em uma mansão. Com cenas incríveis e atuações maravilhosas, se você ainda não conferiu Baby Jane, não perca mais tempo! O livro com a história de Henry Farrell foi publicado no Brasil pela DarkSide® Books, com outros contos do autor.

LEIA+: OS 13 FILMES MAIS IMPORTANTES DE MOJICA, O ZÉ DO CAIXÃO

O Parque Macabro

Carnival of Souls, 1962 // Após um acidente traumático, uma jovem começa a ter visões e alucinações de um misterioso parque de diversões. O filme foi dirigido por Herk Harvey, e mesmo com algumas cenas memoráveis, não sobreviveu tão bem como alguns colegas do período. Mas merece ser relembrado e revisto.

A Filha de Satã

Night of the Eagle, 1962 // Um professor cético acaba se apaixonado e se casando com uma feiticeira. Ela começa a fazer feitiços de proteção, pois desconfia que há algo ou alguém tentando lhes fazer mal, mas o homem não aceita muito bem a religião da esposa. Baseado em uma história de Fritz Leiber Jr., dirigido por Sidney Hayers, a atmosfera desse filme é aterrorizante e te prende do início ao fim.

Círculo do Medo

Cape Fear, 1962 // A família de um advogado é perseguida por um assassino que, um dia, ele ajudou a colocar na cadeia. O filme tem direção de J. Lee Thompson e é baseado no livro de John D. MacDonald. Em 1991, o filme recebeu um remake dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Robert De Niro, que foi lançado no Brasil como Cabo do Medo, e poucos se lembram da obra original. O livro que inspirou o filme foi lançado no Brasil pela DarkSide® Books.

Desafio do Além

The Haunting, 1963 // Dirigido por Robert Wise, o filme é uma adaptação bastante fiel do livro Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson. Na história, Eleanor vai até uma mansão com fama de assombrada, junto de um professor e outras duas cobaias, para saber até onde os efeitos da casa são realidade ou histeria. Para aqueles que gostam de casas assombradas e mistérios inexplicáveis, esse é um daqueles filmes principais da categoria.

LEIA+: 18 CASAS ASSOMBRADAS DOS FILMES DE TERROR

O Homem dos Olhos de Raio-X

X, 1963 // Apesar de ter ficado conhecido principalmente por suas adaptações de Lovecraft e Poe, Roger Corman fez algumas outras ótimas adições ao gênero. Em O Homem dos Olhos de Raio-X, um médico utiliza experimentos para conseguir ter uma visão de raio-x, mas as coisas dão muito errado. Um filme aterrorizante, com muita tensão e desespero.

Onibaba – A Mulher Demônio

Onibaba, 1964 // Dirigido por Kaneto Shindô, sem dúvida o filme é um dos grandes clássicos entre os filmes de terror, mas que talvez possa ter sido ignorado por alguns de nós. Duas mulheres assassinam um samurai e vendem seus itens para um outro homem. Enquanto isso, uma delas acaba sendo visitada por um estranho homem com uma máscara.

Com a Maldade na Alma

Hush…Hush, Sweet Charlotte, 1964 // Outro filme adaptado de uma história de Henry Farrell, também com Bette Davis como protagonista e agora dirigido por Robert Aldrich, o filme conta a história de uma senhora que carrega um segredo de família terrível, e acaba decaindo em uma espiral de horror quando um parente distante aparece. O conto que inspirou o filme também se encontra no livro lançado pela DarkSide® Books.

Viy – A Lenda do Monstro

Viy, 1967 // Um jovem padre é chamado para estar presente durante as tentativas de despertar uma bruxa, em uma pequena vila. Ele terá que passar três noites sozinho com o cadáver. Dirigido por Konstantin Ershov e Georgiy Kropachyov, o filme russo está presente no livro 1001 Movies You Must See Before You Die, de Steven Schneider.

LEIA+: A TRINDADE DO HORROR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

*

Gostou da lista de recomendações de filmes dos anos 1960? Confira outros filmes da década na categoria Filmes dos anos 1960. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.