Montar uma playlist é uma arte que descende do antigo ritual mágico de gravar sua própria fita cassete — um ótimo presente para os amigos e pretendentes. Depois de termos passado pelo período de “queimar CDs” — não, não queimávamos CDs literalmente —, as playlists feitas nos streamings de música são nosso novo meio de reunir as músicas que mais amamos.
E quer uma data melhor para montar uma playlist pra lá de especial do que o Halloween? Se você é fã de terror deve estar ao menos um pouco enturmado com as trilhas sonoras dos seus filmes favoritos. Mas, ainda assim, temos algumas outras opções: músicas macabras e sinistras, ou até dançantes, com a temática do gênero que tanto amamos.
LEIA+: 10 TRILHAS SONORAS MEMORÁVEIS DOS FILMES DE TERROR
A Macabra listou, das clássicas a indies, treze músicas que são perfeitas para você pensar a sua playlist de spooky season — seja para aquela festinha de final de semana ou para o seu momento de descontração.
Monster Mash
A música “Monster Mash” é uma das queridinhas dos Halloweens, e foi lançada em 1962, por Bobby “Boris” Pickett como uma “novelty song” — uma música, geralmente pop, de caráter cômico ou satírico. Pickett era aspirante a ator durante o dia, indo a suas audições e tentando encontrar papéis, mas cantava com sua banda durante a noite. Uma vez, ao imitar um monólogo de Boris Karloff, o público adorou. Um companheiro de banda disse que ele deveria fazer isso mais vezes, e “Monster Mash” acabou nascendo assim. No ano de seu lançamento, a música se tornou um sucesso enorme ficando em primeiro nas paradas da Billboard. Desde então, segue aparecendo nas playlists, seja na voz de Pickett ou nas regravações, como a dos Misfits.
Season of the Witch
Se sua festa é mais do tipo tranquilona, talvez você resolva optar por esse outro clássico dos halloweens. “Season of the Witch”, do Donovan, foi escrita pelo cantor junto de Shawn Phillips, um frequente colaborador de suas canções. Utilizada frequentemente em séries e filmes — como em Mr. Mercedes ou a versão de Lana Del Rey para o filme Histórias Assustadoras para Contar no Escuro — é a adição perfeita na sua playlist de uma balada lenta mas ainda assim dançante, e que combina super com o clima de Halloween.
Dragula
Rob Zombie é um cara apaixonado por terror mesmo muito antes de se tornar cineasta. Suas músicas já estiveram em grandes filmes do gênero, como “Living Dead Girl”, em A Noiva de Chucky, ou “Spooky Show Baby”, em Lenda Urbana. Mas “Dragula” tem um ritmo contagiante e cai bem em qualquer festa.
Dark All Day
Gosta de deixar videoclipes passando em suas festas? Então “Dark All Day” é a experiência perfeita, ainda mais se você e seus amigos são fãs de vampiros. No videoclipe da música (disponível somente no Youtube por causa da restrição de idade de seu conteúdo considerado violento) criada em parceria com a banda Gunship, a artista Indiana e o saxofonista mais popular dos filmes de terror Tim Cappello, podemos ver várias referências dos nossos sugadores de sangue favoritos — de Buffy a Blade, passando pela tribo de vampiros de Os Garotos Perdidos e vários outros.
LEIA+: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR
Ghostbusters
A música de Ray Parker Jr. se tornou um clássico instantâneo quando lançada nos anos 1980, em conjunto ao filme de mesmo nome. Ficou três semanas no top da Billboard, em agosto daquele ano, e quase ganhou o Oscar de melhor canção original em 1985 — perdendo para Stevie Wonder e a música “I Just Called to Say I Love You”. Quando foi chamado para compor uma canção para o filme, Parker Jr. tinha pouquíssimos dias para criar a letra, mas assistindo à TV de madrugada acabou vendo um daqueles comerciais de serviços locais, e pronto, conseguiu terminar o trabalho. Convenhamos: é impossível não amar essa música e cantar junto!
Somebody’s Watching Me
Single de estreia de Rockwell, tem ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson em uma das partes do refrão. A música foi um estouro quando lançada, e ficou no topo das paradas (inclusive internacionalmente!) por muitos anos. Um feito espetacular. Hoje, várias versões remixes povoam o Tiktok, ainda mais agora na época do Halloween. Procure a versão que mais te agrada e coloque na sua playlist.
Red Right Hand
A música de Nick Cave, uma das mais conhecidas do cantor, é um item necessário nas playlists de Halloween. Presente em (quase) todos os filmes da franquia Pânico até o momento — com uma versão especial gravada para o terceiro filme! —, “Red Right Hand” é uma daquelas músicas que quase todo fã de terror sabe cantar e se anima quando ouve. A música teve seu nome retirado do poema Paraíso Perdido, de John Milton, sobre a mão vingativa de Deus. Sinistro né?
Dead Man’s Party
Danny Elfman tem muitas músicas de respeito, responsável pela trilha sonora de alguns dos filmes mais icônicos do terror — e do Halloween, como é o caso de O Estranho Mundo de Jack. É até difícil escolher uma de suas músicas para compor uma playlist, mas “Dead Man’s Party”, da banda de Elfman, Oingo Boingo, é um hit clássico e excelente para animar uma festa, ainda mais se você e seus amigos curtem o clima oitentista que a música passa.
Thriller
O maior clássico do Michael Jackson — para nós, fãs de terror — não poderia ficar fora dessa lista. “Thriller” é uma daquelas músicas contagiantes, e faz com que ninguém queira ficar parado. Clássico é clássico, né? E ainda por cima teve contribuição de diversos nomes do gênero, como Vincent Price, recitando o poema no final, e Rick Baker, que fez a maquiagem do videoclipe (aliás, essa é uma das músicas que é bem divertido deixar o videoclipe rolando durante a festa!).
LEIA+: 5 CURIOSIDADES SOBRE O VIDEOCLIPE THRILLER
Grim Grinning Ghosts
Composta por Buddy Baker, com letras de X Atencio, “Grim Grinning Ghosts” é a música tema da atração da Disney Haunted Mansion, que já ganhou duas adaptações pela casa do Mickey. É, sem dúvida, uma música divertida e empolgante que não poderia ser deixada fora dessa lista. Afinal de contas, a música grita Halloween. A versão que escolhemos para a postagem é a de Kris Bowers, que aparece no novo longa de A Mansão Mal-Assombrada.
What’s New Scooby-Doo
Você é da geração dos emos velhos e curte Scooby-Doo? Então não perca a oportunidade de colocar “What’s New Scooby-Doo” do Simple Plan na sua playlist de Halloween. Além de ser uma música divertidíssima, ainda é a música tema do desenho animado de mesmo nome, que ficou no ar entre 2002⎯2006, que dá aquele gostinho de nostalgia.
Jason’s Mom
Ainda na linha dos antigos emos, você deve se lembrar da música “Stacy’s Mom”, do Fountains of Wayne. Bem, a música hoje pode soar meio polêmica, mas ela gerou uma grande paródia feita pela banda Ice Nine Kills, cuja maioria das músicas é sobre filmes de terror que amamos, sobre os acontecimentos do Acampamento Crystal Lake. Intitulada “Jason’s Mom”, é uma escolha divertida se seus amigos têm a mesma vibe que a sua — ou seja, curtem um filme de terror e uma boa paródia de uma música antiga do pop punk.
In the Room Where You Sleep
Se sua vibe é mais um som indie, mas que ainda assim consegue se manter no tema macabro, a gente recomenda a música “In the Room Where You Sleep”, da banda Dead Man’s Bones — banda de ninguém mais, ninguém menos que… Ryan Gosling! Isso, antes de ser o Ken no filme Barbie e fazer filmes musicais, o ator tinha uma banda que é incrível, mas infelizmente só lançou um álbum.
Bônus: Qualquer uma do Slashstreet Boys
É autoexplicativo. Deixe os videoclipes dessa banda fictícia rodando na sua festa e aproveite as risadas.
*
Essas são apenas algumas dicas de por onde você pode começar a montar sua playlist de Halloween. Busque as músicas que mais fazem sentido para você e seus amigos e se divirta! Tem uma playlist temática da spooky season? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.