No terror, muitas ameaças são visíveis aos olhos, mas já tem algum tempo que estamos lidando com algo que nos escapa à vista. Seres invisíveis que causam tormentos imensos e que, muitas vezes, só paramos para lidar quando a catástrofe já aconteceu.
Graças a estudos científicos, entretanto, há algum tempo temos noção de como esses assassinos se espalham, como eles agem, como podemos diminuir seu alcance e sua mortalidade. A ciência, nesse caso, faz o papel do velho sábio dos filmes de terror: ela nos avisa com antecedência e nos ajuda a prevenir o pior.
LEIA+: MACABRA E DARKSIDE LANÇAM MEDICINA MACABRA 3
Em Medicina Macabra 3, os microbiologistas David e Barry Zimmerman nos trazem informações importantes sobre a história das contaminações por assassinos invisíveis, mas extremamente letais: vírus, fungos, parasitas e bactérias. De pragas bíblicas ao contágio da Aids, passando por armas biológicas e as curas utilizadas em séculos passados, além das descobertas incessantes de novos seres minúsculos. Uma jornada assustadora, mas importante de ser conhecida, ainda mais nos últimos tempos de desinformação e negacionismo.
A Macabra preparou uma lista especial com 16 filmes de contaminações invisíveis e assassinas. Lave bem as mãos e venha com a gente.
Contágio
Contagion, 2011 // Ao retornar de uma viagem à negócios, uma mulher morre sob circunstâncias inexplicadas. Poucos dias depois, seu filho é a nova vítima. De repente, uma infecção mortal está tomando conta do país. Se passa um tempo antes que o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos entenda que há um vírus que precisa ser contido, e qual a gravidade real da situação. O tempo, infelizmente, está contra eles. Dirigido por Steven Soderbergh, com roteiro de Scott Z. Burns, e conta com um elenco estelar com Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Laurence Fishburne, Marion Cotilard e Gwyneth Paltrow.
Invasão Zumbi
Train to Busan, 2016 // Difícil falar de infecções e deixarmos os zumbis de fora. Talvez um dos filmes mais representativos e de maior sucesso dos mortos-vivos dos últimos anos seja Invasão Zumbi. Dirigido por Sang-ho Yeon, o filme segue os passageiros de um trem que acompanham a infestação de um vírus zumbi na Coréia do Sul enquanto eles mesmos precisam lutar para sobreviver.
[Rec]
[Rec], 2007 // Reunindo o que há de melhor de filmes de infecções e found footage, [Rec] se tornou um sucesso assim que foi lançado. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, acompanhamos uma repórter e um cameraman que estão escalados para passarem a noite com a equipe de bombeiros locais, para uma reportagem de como seria o dia a dia desses trabalhadores. Mas, logo naquele dia, os bombeiros são chamados para conter uma emergência em um prédio. O que ninguém esperava era que um estranho vírus tomou conta do lugar. O filme recebeu outras três sequências, em que as origens e consequências do vírus são abordadas: [REC]² Possuídos (2009), [REC]³ Gênesis (2012) e [REC]4 Apocalipse (2014).
LEIA+: MANTENHA A CÂMERA GRAVANDO: 13 FILMES MACABROS DE FOUND FOOTAGE
Viral
Viral, 2016 // Duas irmãs ficam presas do outro lado de uma barreira de contenção de vírus. Aproveitando o momento longe dos pais, elas começam a se divertir, indo à festas e comendo bobagens. Mas quando o vírus começa a infectar as pessoas que elas conhecem, elas se unem ao seu vizinho para fazerem uma barricada em sua própria casa. O problema é que uma das irmãs já está infectada, deixando a outra com uma decisão difícil a ser tomada: salvar a própria vida ou tentar proteger a jovem doente. Dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman.
Melanie – A Última Esperança
The Girl with All the Gifts, 2016 // Em um futuro distópico não muito distante, a humanidade foi atingida por uma misteriosa doença vinda de um fungo que transforma os seres humanos em comedores de carne. Em uma instalação do governo, um grupo de crianças híbridas, que foram infectadas mas possuem ainda a capacidade de pensar e ter sentimentos, é a única esperança do governo, e são mantidas para adquirirem conhecimento, serem supervisionadas e passarem por testes e experimentos. Quando a base é invadida, uma das garotinhas chamada Melanie (Sennia Nanua), junto da professora responsável pelo grupo, Helen (Gemma Arterton) a cientista Dr. Caroline Caldwell (Glenn Close) e o Sargento da base, Eddie Parks (Paddy Considine), terão que lutar para sobreviver no mundo além das barreiras de proteção.
Vírus
Carriers, 2009 // Durante uma crise pandêmica, um grupo de amigos viajam para a praia onde dois deles cresceram, torcendo que lá seja um local livre de doenças. Quando o carro do grupo quebra, eles se encontram com um pai, com sua filha que está doente de alguma doença não identificada, a levando para o hospital. Todos decidem viajar juntos, mas ao longo da jornada diversos dilemas morais revelarão que uma das coisas mais perigosas do mundo ainda é o homem. Dirigido por David e Àlex Pastor, com Chris Pine, Christopher Meloni e Kiernan Shipka no elenco.
A Cabana do Inferno
Cabin Fever, 2002 // Dirigido por Eli Roth, o filme segue um grupo de amigos que partem para uma viagem de férias em uma cabana isolada nas montanhas. Lá, ao chegarem, um homem com uma estranha doença de um vírus canibal pede por ajuda, mas em um trágico movimento o grupo ateia fogo no homem, que se joga dentro do reservatório de água e então morre. Os amigos decidem beber apenas cerveja ao longo das férias, mas uma das integrantes desavisadas acaba bebendo da contaminada, logo transforma a viagem de todos a uma descida ao inferno.
Ensaio sobre a Cegueira
Blindness, 2008 // Adaptação do livro de mesmo nome de José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles, acompanhamos a história de uma pandemia que afeta a visão das pessoas. Os primeiros infectados são levados à quarentena, onde os mais ricos e criminosos cometem atrocidades com os mais pobres, transformando o local em um pesadelo. Mas uma mulher, que acompanhou seu marido mas continua com sua visão sem ser afetada pela praga, mantendo esse segredo consigo, acaba guiando um grupo de infectados para fora da quarentena. Um tipo de pandemia diferente, e não exatamente um filme de terror, mas com momentos tão assustadores quanto qualquer um do gênero.
Eu Sou a Lenda
I Am Legend, 2007 // Imagina acordar certo dia e você ser o único ser humano vivo em quilômetros? Sem saber como será seu futuro, se ainda existe humanidade, seguindo adiante somente com um fiel cachorro como companhia. Robert Neville (Will Smith) era cientista quando um potente e perigoso vírus que dizimou a humanidade começou a se alastrar. Impotente, sem conseguir conter o vírus, Neville seguiu adiante. Mesmo depois de anos, segue tentando encontrar uma cura. Até que um dia ele encontra algo bastante estranho. Baseado no livro de Richard Matheson e dirigido por Francis Lawrence, Eu Sou a Lenda é um dos primeiros filmes que vem à mente quando pensamos em pandemias incontroláveis.
LEIA+: 6 FILMES QUE SE PASSAM EM LUGARES ISOLADOS
O Exército do Extermínio
The Crazies, 1973 // Uma arma biológica sai do controle e um grupo do exército precisa deter que o vírus, que leva a todos em um frenesi mortal, com desordem e assassinatos, se espalhe e continue fazendo vítimas. Mas as coisas acabam piorando. Dirigido por George A. Romero, o filme ganhou um remake em 2010, dirigido por Breck Eisner, com o título em português de A Epidemia.
LEIA+: MENTE MACABRA: A OBRA DE GEORGE A. ROMERO
Extermínio
28 Days Later, 2002 // O filme se passa 28 dias após um grupo de ativistas invadirem um laboratório para liberar chimpanzés que estavam sendo mantidos trancados para experimentos — um vírus capaz de provocar raiva —, quando Jim (Cillian Murphy) acorda de um coma, sozinho, em um hospital abandonado. O jovem agora precisa lutar por sua vida, ao perceber que as pessoas se transformaram em uma espécie de zumbis. Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, conta com Naomie Harris e Christopher Eccleston no elenco, e recebeu duas sequências: o longa Extermínio 2 (2007) e o curta 28 Days Later: The Aftermath (Chapter 3) – Decimation (2007).
Enraivecida na Fúria do Sexo
Rabid, 1977 // Rose (Marilyn Chambers) sofre um acidente com seu namorado e é levada para uma cirurgia de emergência, enquanto ainda em coma, passando por uma cirurgia plástica experimental. Ao acordar, Rose percebe que está com sede de sangue, e suas vítimas se tornam criaturas semelhantes a zumbis. Clássico dirigido por David Cronenberg, também apresenta um tipo diferente de pandemia, e recebeu um remake dirigido por Jen e Sylvia Soska em 2019.
Pontypool
Pontypool, 2008 // Na cidade de Pontypool, um radialista e a gerente da estação de rádio ficam isolados no local quando uma estranha infecção começa a perturbar a cidade, fazendo com que os moradores passem a repetir as mesmas palavras. Ambos terão que sobreviver e encontrar uma saída para livrá-los desse terror. Dirigido por Bruce McDonald, adaptado do livro de Tony Burgess Pontypool Changes Everything, o filme apresenta uma infecção que se apresenta principalmente através das palavras, afetando o pensamento das pessoas.
Cooties: A Epidemia
Cooties, 2014 // Dirigido por Jonathan Milott e Cary Murnion, a partir de uma história criada por Leigh Whannell, Ian Brennan e Josh C. Waller, com Elijah Wood e Rainn Wilson no elenco, acompanhamos um grupo de crianças que desenvolve uma estranha doença depois de ingerirem nuggets contaminados na cantina da escola. Resta aos professores fazerem o possível para saírem dessa situação.
In the Earth
In the Earth, 2021 // Durante uma pandemia aterrorizante de um vírus, um cientista e uma exploradora seguem para uma estação de pesquisa remota, tentando se encontrar com uma cientista que está alocada lá para pesquisa do solo, mas não dá sinal de vida há alguns meses. Conforme avançam pela floresta, estranhos acontecimentos começam a atingi-los. Lançado e produzido durante a pandemia de Covid-19. o filme foi dirigido e escrito por Ben Wheatley, e não se detém exatamente nas catástrofes do vírus, mas possui a atmosfera de devastação e isolamento — e tudo isso ao ar livre.
Ao Cair da Noite
It Comes At Night, 2017 // Com uma estranha ameaça dizimando a população, uma família encontra um local razoavelmente seguro em uma casa afastada de tudo. Outra família, procurando refúgio, é acolhida por eles, mas logo o clima de paranoia e terror cresce ao ponto dos dois grupos entrarem em confronto. Dirigido e escrito por Trey Edward Shults, este é outro dos filmes que não tratam exatamente da infecção que tem dizimado a humanidade, mas da relação das pessoas como resultado dessa presença silenciosa e assassina.
*
Gostou da lista? Medicina Macabra 3 é um livro repleto de curiosidades sobre assassinos invisíveis. Confira a pré-venda na Loja Oficial da Darkside Books. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.