5 cultos macabros da história

Teorias da conspiração, termos ininteligíveis para o público geral e coerção de membros: confira cinco cultos aterrorizantes.

A palavra “culto” sofreu diversos ressignificados ao longo dos anos. Antigamente, cultos eram momentos voltados à religiosidade, mas no século XX a palavra passou a significar, também, uma reunião de pessoas lideradas por alguém, unidas por um propósito — e, graças a cultos famosos, o termo passou a nos remeter a algo pejorativo na maioria das vezes. 

Essa vertente dos cultos que chega a nós, através da grande mídia, são escândalos envolvendo líderes que transformaram essas reuniões em caminhos tortuosos — e criminosos —, levando até mesmo à morte de seus membros. Não quer dizer que todos os cultos são seitas malignas capazes de terrores indescritíveis, mas nos mostra como a palavra em si se transformou a partir de grande parte dessas seitas estarem associadas a esses eventos

A Macabra reuniu alguns dos cultos mais aterrorizantes dos últimos cinquenta anos — histórias capazes de arrancar arrepios só de serem mencionadas.

NXIVM

Keith Ranieri, líder do culto NXIVM

Um dos cultos que mais esteve presentes na mídia nos últimos tempos, graças ao envolvimento da atriz de Smallville, Allison Mack, a NXIVM — lê-se nexium — foi fundada por Keith Ranieri e Nancy Salzman em 1998. Tecnicamente uma empresa de marketing multinível, a empresa também continha um tipo de sociedade secreta, chamada DOS, que oferecia mulheres marcadas à laser como escravas sexuais para Ranieri. 

A NXIVM iniciou suas atividades oferecendo palestras e workshops para alcançar o sucesso pessoal e a felicidade plena. Ranieri, uma pessoa conhecida nos círculos de autoajuda nos anos 1990 — e que já tinha sido denunciado por esquemas de pirâmide no início daquela década —, era o rosto perfeito para a “empresa”. Desde muito novo, Raniere surpreendia pela oratória, e chegou a se auto proclamar o homem mais inteligente do mundo, afirmando que seu QI chegava aos 240. A participação nos cursos ministrados pela NXIVM era aberta a todos que queriam participar, mas somente as jovens mais “promissoras” eram chamadas para participar da DOS.

O escândalo foi denunciado através de uma reportagem do The New York Times em outubro de 2017. Ranieri foi condenado a 120 anos de prisão, e cumpre pena desde 2019. Mack foi condenada em 2021. 

Para saber mais: The Vow (2020-2022), série documental dirigida por Jehane Noujaim, Karim Amer e Omar Mullick, com 15 episódios e disponível na HBO Max.

Heaven’s Gate

Marshall Applewhite, líder do culto Heaven’s Gate

Fundada ainda nos anos 1970 por Marshall Applewhite e Bonnie Nettles, o culto de Heaven’s Gate se tornou conhecido, principalmente, por seu fim trágico que aconteceu nos anos 1990. Unindo conhecimentos cristãos e vários elementos de ficção científica, Heaven’s Gate acreditava que, no universo, eles encontrariam as respostas sobre o mundo terreno, e somente aqueles que fossem escolhidos, almas acima da média, poderiam compartilhar esses conhecimentos.

Ao longo dos pouco mais de vinte anos em que esteve ativo, o culto ganhou alguns adeptos e desenvolveu um sistema de crenças bastante rígido. Eles viviam como em uma comunidade, e oito dos membros do sexo masculino aceitaram passar por uma castração a fim de manter seu culto sem vínculos com a sexualidade. Suas crenças de que o planeta terra precisava ser limpo e reciclado logo evoluiu para um suícidio em massa, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de março. A polícia encontrou 39 membros do culto na mansão em que alugavam em Rancho Santa Fe, na Califórnia. Todos os membros usavam uma camiseta preta e calças de moletom, além de calçarem pares idênticos do tênis Nike, modelo Decades, preto e branco. Todos os membros também tinham o valor de 5 dólares e 75 centavos nos bolsos. 

A data do suicídio em massa não foi em vão: naquele momento, o cometa Hale–Bopp estava de passagem sobre a Terra. Com fortes vínculos com a ficção científicas — principalmente programas como Star Trek e alguns autores dos quais Applewhite admirava —, o líder e seus membros acreditavam que eles conseguiriam renascer para fora do universo e do planeta que habitavam. 

Para saber mais: Heaven’s Gate: The Cult of Cults (2020), minissérie documental dirigida por Clay Tweel, com quatro episódios e disponível na HBO Max.

Jonestown

Jim Jones, líder do culto de Jonestown

O que era inicialmente um sonho para aqueles que buscavam uma vida tranquila em comunidade, fugindo da precariedade e da violência nos Estados Unidos, logo se tornou um pesadelo no que ficou conhecido como um dos maiores suicídios em massa da história. Liderado por Jim Jones e fundado nos anos 1970, cerca de 909 pessoas — entre crianças e idosos — morreram por ingestão de cianeto em um ponche preparado por Jones e alguns discípulos.

Jones levou seus seguidores até uma fazenda próxima à capital da Guiana, Georgetown, e ali fundou sua “cidade”: uma comunidade que, até então, pregava a vida com base na divisão justa entre seus membros, o que logo se mostrou uma mentira, visto que a situação em Jonestown estava precária. Temendo perder o controle sobre os membros de seu culto, Jones logo começou a disseminar a ideia de um “suicídio revolucionários”. Com a visita de um congressista norte-americano, para checar como estava o funcionamento do local, alguns dos membros tentaram fugir, mas foram mortos por capangas de Jones — nesse tiroteio, o congressista, Leo Ryan, também morreu. Jones usou o incidente para afirmar aos seus seguidores que isso se tornaria algo recorrente, que eles não teriam paz, e a única forma de se verem livres das amarras do governo era com a morte.

O culto chegou ao fim em 18 de novembro de 1978 com a morte das mais de 900 pessoas que ainda se encontravam no local — pouquíssimos membros do culto conseguiram escapar. 

Para saber mais: Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple (2006), documentário dirigido por Stanley Nelson.

Cientologia

Fachada da Igreja da Cientologia

Criada em 1952 pelo até então escritor de ficção científica L. Ron Hubbard, a Cientologia foi caracterizada como uma religião já em 1953 pelo seu próprio criador. Com adeptos no mundo inteiro, principalmente personalidades famosas de hollywood — como Tom Cruise e Elisabeth Moss — a Cientologia é conhecida por ser um culto extremamente hierárquico e absurdamente caro.

Não somente é uma prática que pede de seus membros doações constantes de dinheiro como também mantém diretrizes e regras rígidas, mantendo até mesmo um sistema próprio de termos para serem utilizados com pessoas que também fazem parte da seita — além de um conjunto de práticas e conhecimentos complexos. A Cientologia vem sendo constantemente denunciada por antigos membros, que se cansaram dos abusos por parte de líderes, mas segue firme como uma prática comum entre ricos e excêntricos. 

E, a cada ano, continua reunindo mais adeptos.

Para saber mais: Going Clear: Scientology & the Prison of Belief (2015), documentário dirigido por Alex Gibney.

QAnon

Bandeira do QAnon em um protesto nos Estados Unidos

Iniciada em fóruns da internet, a partir de uma postagem publicada por uma pessoa identificada como Q — de acordo com as possibilidades, um homem branco norte-americano —, a seita QANON se desenvolveu em sites como 4chan. Sendo um culto totalmente online, é difícil saber quem está por trás de suas postagens, mas alguns membros se revelaram defendendo a seita e mostrando seus rostos por aí, como é o caso de Michael “Lionel” Lebron.

Outros vários membros estiveram envolvidos na Invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, que aconteceu em janeiro de 2021. Parte seita, parte teoria da conspiração ligado diretamente a grupos de extrema-direita, pessoas ligadas ao QAnon acreditam que há, no submundo do governo, líderes canibais, pedófilos e adoradores de Satanás, e que estariam tramando contra o ex-presidente Trump.

Assim como a Cientologia, é difícil imaginar se algum dia veremos o fim deste culto.

Para saber mais: Q: No Olho da Tempestade (2021), série documental dirigida por Cullen Hoback, com seis episódios e disponível na HBO Max.

*

Quais outros cultos você sente arrepios só de ouvir o nome? Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.