O horror é uma arte interessante: ao mesmo tempo em que pode assombrar uma mente por dias, também é capaz de causar imenso fascínio. As notas de cada sentimento que uma obra de terror pode provocar é dosada a partir do maestro que as evoca. Dentre os grandes nomes que sabem controlar o medo na palma da mão com suas artes, Junji Ito se destaca.
Com uma quantidade — e qualidade — inacreditável de trabalhos, Junji Ito coleciona sucessos. Os temas variam: assombrações, possessão, coisas banais que podem se transformar em pesadelos de uma hora para outra. Para o bom artista de seu ofício, tudo pode servir de base para contar uma grande história de terror.
Junji Ito na DarkSide
Conhecido por suas criações macabras, Junji Ito é um dos grandes mestres do horror japonês contemporâneo. Na DarkSide, o artista já marcou presença com a excelente antologia de histórias curtas Fragmentos do Horror — reunindo histórias macabras com mansões que se movimentam à própria vontade, um estranho funeral onde mortos não são postos em descanso, dissecações e outras esquisitices que só a mente de Junji Ito seria capaz de proporcionar.
Para fazer companhia, outro mangá deste mestre do grotesco chega à Casa da Caveira: Contos de Horror da Mimi, uma antologia que reúne aterrorizantes lendas urbanas que foram coletadas originalmente por Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama, no livro Shin Mimibukuro. Publicada pela primeira vez em formato serial, na revista de mangás japonesa Comic Flapper entre 2002 e 2003, e depois transformadas em livro, Contos de Horror da Mimi é uma ode ao excêntrico e sinistro, com o toque mágico e terrível de Junji Ito, que domina a arte do horror.
Para se preparar para esse lançamento assombroso, a Macabra selecionou 6 das melhores adaptações de obras de Junji Ito para o cinema e TV.
Uzumaki
Uzumaki, 2000 // Uzumaki talvez seja a obra mais conhecida de Junji Ito. Sua adaptação, lançada em 2000, foi dirigida por Higuchinsky. Assim como no mangá original, a história acompanha uma cidadezinha no Japão que se torna obcecada — e atormentada — por espirais, levando a diversas mortes e enlouquecimento. Tudo começa quando Kirie encontra o pai de seu namorado gravando um caracol. Ele não percebe sua presença, e ela deixa o assunto de lado, mas logo a cidade inteira está preenchida por pessoas possuídas por essa obsessão.
Junji Ito Collection
Junji Ito Collection, 2018 // Antologia em formato de anime que apresenta diversas histórias curtas de Junji Ito adaptadas. Com 12 episódios no total, as histórias presentes na coletânea são: “Souichi’s Convenient Curse” e “Hell Doll Funeral” no episódio um; “Fashion Model” e “The Long Dream” no episódio dois; “Boy at the Crossroads” e “Slug Girl” no episódio três; “Shiver” e “Marionette Mansion” no episódio quatro; “The Ongoing Tale of Oshikiri” e “Cloth Teacher” no episódio cinco; “Window Next Door” e “Gentle Goodbye” no episódio seis; “Used Record” e “Town of No Roads” no episódio sete; “Honored Ancestors” e “The Circus Comes to Town” no episódio oito; “Painter” e “Blood-bubble Bushes” no episódio nove; “Greased” e “Bridge” no episódio dez; “Supernatural Transfer Student” e “Scarecrow” no episódio onze; e “Smashed” e “Rumors” no episódio doze. A antologia ainda conta com dois OVA (Original Video Animation) que adaptam Tomie em duas partes.
Tomie
Tomie, 1998 // Tomie, uma de suas obras mais icônicas, possui diversas adaptações. Ao todo, são cerca de 9 filmes. A primeira adaptação foi lançada em 1998, com direção e roteiro de Ataru Oikawa. No filme, uma mulher tenta recuperar suas memórias com a ajuda de seu psiquiatra. Enquanto está sob hipnose, ela repete um nome: Tomie. Apesar disso, não consegue se lembrar de onde conhece alguém chamada assim. Na história original, Tomie é uma jovem capaz de levar à insanidade aqueles que são próximos a ela. Os outros filmes que também trazem elementos do mangá de Junji Ito são: Tomie: anaza feisu (1999), Tomie: Replay (2000), Tomie: Re-birth (2001), Tomie: Saishuu-shô – kindan no kajitsu (2002), Tomie: Beginning (2005), Tomie: Revenge (2005), Tomie vs Tomie (2007), Tomie: Anrimiteddo (2011). Também foi adaptada em dois OVA em Junji Ito Collection.
Gyo
Gyo, 2012 // Adaptado do mangá de mesmo nome, em filme animado dirigido por Takayuki Hirao, a história acompanha os amigos Kaori, Erika e Aki, que partem de férias para celebrarem a formatura que está prestes a acontecer. Durante o período que deveria ser agradável, entretanto, um evento estranho toma conta de suas vidas, onde peixes começam a se movimentar fora d’água e passam a aterrorizar os humanos. Logo, o grupo precisa reavaliar suas prioridades se quiserem sobreviver.
Kakashi
Kakashi, 2001 // Adaptação da história curta de mesmo nome, também conhecida por “Scarecrows”, foi dirigido por Norio Tsuruta. No filme, acompanhamos Kaoru Yoshikawa (Maho Nonami) que busca desesperadamente por seu irmão, Tsuyoshi. Durante essa busca, ela acaba na pequena e isolada vila Kozukata, que guarda segredos terríveis. Na história original, a pequena vila é tomada por um estranho evento quando, no cemitério, diversos espantalhos começam a aparecer sobre os túmulos, assumindo as feições daqueles que estão enterrados ali. O filme e a história original acabam se unindo quando Kaoru descobre que os habitantes do local são, de fato, em maioria, espantalhos. A história também foi adaptada na antologia Junji Ito Collection.
Long Dream
Nagai yume, 2000 // Dirigido por Higuchinsky, mesmo diretor da adaptação de Uzumaki, acompanhamos a história de Mukoda Tetsurou, um jovem que afirma que, a cada dia que passa, seus sonhos são mais longos. Os médicos que o acompanham não conseguem explicar a razão disso. Mas, conforme os dias passam, Tetsurou sente cada vez mais medo de dormir novamente. A história original, de mesmo nome, também foi adaptada na antologia Junji Ito Collection.
Novas adaptações
E não para por aí. Junji Ito segue sendo adaptado para telas grandes e pequenas. A Netflix anunciou estar trabalhando em uma série animada intitulada Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre. A antologia promete reunir 20 obras ainda não adaptadas do artista.
Além disso, o mangá Uzumaki ganhará uma nova adaptação, com produção das empresas Adult Swim, Drive e Production I.G.
Ambos os projetos devem chegar em 2023 aos fãs.
*
Contos de Horror da Mimi está disponível em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books. Você já assistiu alguma adaptação de obras de Junji Ito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.