7 filmes de terror inspirados em lendas e mitos

Lendas e mitos estão com a humanidade desde o início dos tempos, e já serviram de combustível para o medo diversas vezes. Confira a lista com 7 filmes inspirados nessas histórias.

Desde a mais tenra idade, o gênero terror deve muito de suas criações ao folclore e à mitologia. Vampiros, lobisomens, criaturas que saem de suas tumbas e percorrem os vastos campos e planícies para causar grandes tormentos — ou mesmo só para se divertirem um pouco, pregando peças e zombando das criaturas vulneráveis que são os seres humanos. 

Muitas criações, de filmes a livros, de jogos a série, beberam dessas fontes mitológicas. Alguns, inclusive, que a gente nem imagina. 

LEIA+: 10 OBRAS MACABRAS INSPIRADAS EM LENDAS URBANAS

A Macabra selecionou 7 filmes de terror que são baseados em histórias folclóricas de diversas partes do mundo. 

Kwaidan – As Quatro Faces do Medo

Kwaidan, 1964 // Dirigido por Masaki Kobayashi, este clássico do terror japonês reúne quatro segmentos que abordam históricas típicas do folclore do país, agrupados em alguns dos escritos de Lafcadio Hearn, jornalista e escritor que se naturalizou japonês e passou a escrever sobre a região. Os segmentos são intitulados “Black Hair”, “The Woman in the Snow”, “Hoichi the Earless” e “In a Cup of Tea”.

Nestes segmentos, encontramos histórias fantasmagóricas de mulheres estranhas e samurais desafortunados. Perfeito para os leitores que curtiram Clássicos Japoneses Sobrenaturais, de Richard Gordon Smith.

LEIA+: 5 FILMES JAPONESES DE TERROR INSPIRADOS POR LENDAS

O Duende

Leprechaun, 1992 // Você já deve ter ouvido falar em leprechauns. Típicas da Irlanda, essas criaturas sempre aparecem ligadas ao ouro e a trevos de quatro folhas — e, geralmente, quem se envolve com um desses acaba caindo em alguma trapaça.

Leprechauns renderam uma série de filmes longeva no terror, que se iniciou com O Duende, de 1992, estrelado por Jennifer Aniston e Warwick Davis. No filme, depois de anos preso em um porão de uma velha casa, um leprechaun acaba sendo solto para atazanar a vida dos novos moradores do local.

O Caçador de Troll

Trolljegeren, 2010 // Trolls são criaturas comuns em algumas tradições nórdicas. Em algumas das lendas mais conhecidas, eles se transformam em pedras assim que o sol nasce, e também são excelentes em atrapalhar aqueles que desejam seguir caminho por cima de alguma ponte (se escondendo embaixo delas e, bem, comendo as pessoas que passam, como no conto de fadas “Os Três Bodes” da Montanha).

No filme dirigido por André Øvredal, no estilo found footage, três estudantes partem para investigar estranhas mortes de ursos, quando acabam se deparando com um verdadeiro caçador de trolls.

LEIA+: MANTENHA A CÂMERA GRAVANDO: 13 FILMES MACABROS DE FOUND FOOTAGE

O Ritual

The Ritual, 2017 // Depois de muitos anos, um grupo de amigos se reúne para planejar férias. O local escolhido é uma floresta na Suécia, uma boa caminhada e muitas árvores. O que não estava nos planos era encontrar um antigo culto a uma criatura aterrorizante.

Dirigido por David Bruckner e adaptado do livro de mesmo nome de Adam Nevill, a criatura de O Ritual é Moder, um Jotun que, pela antiga tradição nórdica, é filho de Loki e Angrboda. No filme, a criatura tem um visual pra lá de aterrorizante. 

Krampus: O Terror do Natal

Krampus, 2015 // Pouco contente com seu Natal, com a reunião de sua família disfuncional anual acontecendo a todo vapor, o jovem Max (Emjay Anthony) acaba invocando uma criatura que pode levar a todos à morte.

Krampus é uma figurinha carimbada entre as criaturas aterrorizantes de lendas utilizadas nos filmes do gênero, e já a vimos várias vezes por aí, mas talvez nunca com um visual tão estilizado e arrepiante como no filme de Michael Dougherty. A criatura é tradicional no folclore nos Alpes centrais e orientais, principalmente na Suíça e na Áustria, e a região anualmente tem um desfile assustador com várias fantasias da criatura. 

A Maldição da Floresta

The Hallow, 2015 // Uma família se muda para uma casa onde, no quintal, há um bosque. Os locais avisam que eles devem ter cuidado, mas, assim como todo bom protagonista de filmes de terror, eles levam o aviso de forma leviana. Certo dia, o bebê do casal desaparece.

A Maldição da Floresta, dirigido por Corin Hardy, utiliza elementos muito próprios da Irlanda, como as fadas e outras criaturas que roubam bebês. As maiores inspirações do diretor foram os filmes de Ray Harryhausen e a franquia Evil Dead

A Chorona

La Llorona, 2019 // A maldição de La Llorona faz parte do folclore mexicano, e conta a história de uma mãe que, por vingança ou medo, acabou assassinando os filhos afogados. Muitos filmes foram feitos utilizando essa figura trágica, inclusive no auge do cinema mexicano de terror, nos anos 1960 — o que, infelizmente, torna alguns desses filmes muito difíceis de serem encontrados.

Mas uma das maiores empreitadas utilizando essa história foi de Jayro Bustamante, que utilizou a história de La Llorona para contar os males da ditadura guatemalteca. No filme, um dos ditadores do país passa por um julgamento. Trancafiado em casa, a vingança chega a ele de uma forma inesperada. 

*

E você, qual seu filme favorito inspirado em lendas e mitos? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.