Yakuza, violência extrema e muito sangue: esses são três dos elementos principais do cinema de Takashi Miike, que fez sua ascensão ao Ocidente através de filmes excêntricos, da admiração de cineastas como Quentin Tarantino e de um grupo de fãs que cresce a cada ano.
Nascido em 1960, Miike fez mais de 60 filmes para o cinema, além de produções para a TV e para o mercado de vídeo. Sua carreira inclui filmes de estilos variados, e ele já se aventurou de adaptações a roteiros originais, mas ficou reconhecido principalmente pela violência e pelas abordagens de perversões sexuais de seus personagens.
Listamos 7 filmes do cineasta — e um filme bônus para os fãs de Tarantino —, entre os mais conhecidos e aclamados, para se conhecer um pouco mais da carreira de Takashi Miike.
Audição
Ôdishon, 1999 // Adaptação do livro Audição, de Ryu Murakami, o filme acompanha Shigeharu Aoyama, um homem de meia-idade que ficou viúvo bastante cedo e criou o filho sozinho. Quando o garoto já é adolescente, Aoyama decide se casar novamente e pede a ajuda de seu amigo Yasuhisa Yoshikawa, produtor de filmes, para que faça audições filmadas, pois ele tem dificuldades de se encontrar com mulheres. Aoyama se apaixona por Asami Yamazaki, uma garota muito bonita, mas que guarda um mistério terrível.
Ichi, o Assassino
Koroshiya 1, 2001 // Quando Anjo, um chefe da Yakuza, desaparece sem explicação, seu capanga sadomasoquista Kakihara (Tadanobu Asano) sai à sua procura. O problema é que seu caminho se cruza com o do assassino psicótico Ichi (Nao Omori), que tem grandes habilidades marciais e que consegue causar experiências dolorosas e aterrorizantes àqueles que encontra. Um a um, Ichi derruba os agentes da Yakuza. Sangue, tortura e horror se misturam nesse que é um dos filmes mais conhecidos de Takashi Miike, baseado no mangá escrito por Hideo Yamamoto.
Primeiro Amor
Hatsukoi, 2019 // Leo (Masataka Kubota) é um jovem boxeador incapaz de demonstrar emoções e extremamente confiante que irá vencer sua próxima luta. Mas ele perde, e ao perder entra em uma teia de intrigas envolvendo tráfico de drogas, a Yakuza, uma assassina perigosa e Monica (Sakurako Konishi), uma acompanhante que ele precisa proteger.
Gozu
Gokudô kyôfu dai-gekijô: Gozu, 2003 // A história acompanha Minami (Yuta Sone), que está viajando ao lado de seu colega mais velho da Yakuza, Ozaki (Sho Aikawa), que está prestes a ser eliminado por já não ter mais serventia para a organização. Mas no meio da viagem, Ozaki desaparece sob circunstâncias misteriosas. O que se segue é uma das grandes assinaturas de Miike: uma experiência surreal, cheia de sangue e horror.
Morrer ou Viver
Dead or Alive: Hanzaisha, 1999 // Um yakuza de ascendência chinesa e um policial japonês iniciam, cada um à sua maneira, uma guerra contra a máfia japonesa. Mas ambos irão se encontrar, e nada mais será como antes. Um filme de conteúdo extremo, como Miike costuma fazer, rendeu ainda duas sequências: Dead or Alive 2: Tôbosha (2000) e Dead or Alive: Final (2002), ambos dirigidos pelo cineasta.
13 Assassinos
Jûsan-nin no shikaku, 2010 // Em 1844, a paz está sendo ameaçada por Lord Naritsugu Matsudaira (Goro Inagaki), meio-irmão do atual shogun do Japão, que tem crescido em influência e poder perante o reino. Sua passagem gera assassinatos e mutilações orquestradas por seu samurai, Hanbei Kitou (Masachika Ichimura). Tentando deter o avanço do terror, o samurai Shinzaemon Shimada (Koji Yakusho) se reúne com outros onze guerreiros para acabar com Matsudaira e Kitou, o que todos consideram uma missão suicida. Remake do filme de 1963, dirigido por Eiichi Kudo.
O Cemitério da Honra
Shin Jingi no Hakaba, 2002 // Um barman salva a vida de um chefe da Yakuza e conquista uma posição na organização. Entretanto, ele logo terá problemas pois não sente medo de nada. Baseado no livro de Goro Fujita, o filme também é um remake de Alugados Pelo Inferno, de 1975, dirigido por Kinji Fukasaku.
Bônus: Sukiyaki Western Django
Sukiyaki Western Django, 2007 // Em uma típica cidade que, poderíamos esperar, se localiza no velho oeste norte-americano, dois clãs rivais disputam pela conquista de um tesouro enterrado. Quando um grande atirador chega ao local, os dois clãs fazem oferta para que se junte a eles, mas ele não aceita e deseja seguir o próprio caminho. No meio de disparos de bala, espadas samurais e muita poeira, Miike constrói um filme que une o velho-oeste e os antigos filmes japoneses de clãs em guerra, tudo isso com a participação de Quentin Tarantino como ator fazendo uma pontinha.
*
Em Audição, Ryu Murakami apresenta seu romance mais perturbador, ambientado na cidade de Tóquio na década de 1990, e mostra por que é considerado o mestre do psycothriller no Japão. O livro já está disponível em pré-venda na Loja Oficial da Darkside Books.