Por mais que você seja um defensor da natureza, daqueles que se recusa a espantar uma abelha do copo de suco ou pisotear uma formiga que apareceu na cozinha na hora errada, em algum momento você terá um problema sério com eles — os insetos.
Sejam as traças em nossos livros, baratas em nossos canos ou os carunchos em nossas despensas, esses pequenos seres talhados para a sobrevivência sempre estarão por perto.
Tecnicamente, insetos são invertebrados pertencentes ao filo de artrópodes. Na terra, os insetos são facilmente as criaturas mais numerosas do mundo, com suas espécies totalizando em torno de um milhão. O uso da palavra “maior” em nosso título é relativo, considerando que ainda existem florestas e montanhas a serem exploradas, e alguma nova espécie pode muito bem estar dentro de cavernas ou dormindo entre as folhagens das árvores.
Com isso em mente, separamos o que encontramos de mais significativo e macabro para você testemunhar.
1. Besouro Acteon
Este grande besouro (realmente gigante na espécie Megasoma) também é encontrado na floresta amazônica e tem o potencial de chegar a doze centímetros de comprimento. A espessura de seus corpos pode chegar a 4 cm. Como a maioria dos outros besouros, nosso amigo aqui tem uma armadura resistente e pernas fortes que o coloca no topo das árvores. Por causa de seu tamanho, esses besouros têm poucos predadores. E mesmo que alguém pretendesse acabar com ele, seria preciso um bocado de coragem para chegar perto o bastante.
2. Inseto de Água Gigante
Também conhecido como o carrapato de jacaré ou mordedor de dedos, este enorme inseto tem alguns dos maiores comprimentos entre os besouros. Esses bichos tem o potencial de atingirem até 10 cm. O nome “toe-biter” (mordedor de dedos) vem da dolorosa mordida de suas pinças enormes. Como o nome sugere, esses insetos gostam de viver em habitats aquáticos, como riachos e lagoas. Para se alimentar, se aproveitam de seu enorme tamanho e, depois de apanhar a presa, suas pinças entregam o veneno mortal que as digere pelas entranhas. Bem, é melhor tomar cuidado quando você decidir explorar a vida selvagem.
3. Borboleta Rainha Alexandra
Esta borboleta é a maior do mundo, com uma envergadura de pelo menos 30 cm. As Borboletas Rainha Alexandra podem ter um comprimento de até 8 cm e pesar até 28 gramas. A espécie, que vive apenas nas áreas remotas de Papua, Nova Guiné, foi descoberta em 1906. Atualmente, é classificada pela IUCN como ameaçada de extinção. Uma das razões para a sua ameaça é que os caçadores furtivos as capturam e depois as vendem por altos preços no mercado negro. Devido ao seu enorme tamanho, uma espingarda precisou ser usada para derrubar o primeiro espécime. Humanos…
4. Weta Gigante
E você que se incomoda com gafanhotos cantando no meio da noite, bem, trouxemos algo que irá redefinir a palavra incômodo. O gigante Weta é um gafanhoto enorme da Nova Zelândia. O nome “weta”, que deriva de uma palavra maori, é um nome para o deus das “coisas feias”. Os wetas são conhecidos por pesar até 70 gramas. Esse peso é, na verdade, um dos maiores pesos documentados entre os insetos do mundo; para você ter ideia, o inseto é mais pesado que um pássaro pequeno, como um pardal. E todos agradeçamos aos deuses macabros por essa coisa não voar! Para finalizar as medidas, seus corpos podem chegar até 10 centímetros — excluindo a antena e a cabeça. Agora feche os olhos e imagine uma infestação dessas coisas!
5. Barata Burrowing Gigante
Sim, precisamos falar sobre elas. Mas vamos te dar a chance de pular para a próxima se você for muito sensível. Essa linda baratita pode chegar a até 8 centímetros e pesar 33 gramas. Também conhecida como Barata de Rinoceronte ou o litterbug, essa barata desempenha um papel crucial no ecossistema, ajudando na decomposição de folhas mortas. Fisicamente, não tem asas, por isso não pode voar (um grande “glória” aos deuses macabros por essa, amém?), o que também é outra razão pela qual as pessoas as mantêm como animais de estimação (acreditem, isso é verdade). Como cereja do bolo, esses insetos têm uma longa vida útil, de até 10 anos. Ou seja, ele pode ser o seu bebezinho ou até mesmo seu cão de guarda. Bem, coloque cinco desses no quintal e espere até que alguém se aventure. Parece improvável — ainda mais se você colocar uma plaquinha de “Cuidado, Baratas Gigantes!” presa ao seu portão.
6. Besouro Golias
Voltando aos nossos amados besouros, o nome do Besouro Golias é mesmo baseado no gigante Golias na Bíblia. O nome é bastante apropriado, afinal eles têm alguns dos maiores pesos entre os insetos do mundo. Esses besouros são nativos da África e têm o potencial de pesar até 99 gramas na fase larval. Quando a seus comprimentos, eles podem ter mais de 10 centímetros. De manhã, eles são muito lentos, e ficam assim até os últimos estágios do nascer do sol. Durante seu estado letárgico, é fácil capturá-los, pois eles não podem voar tão ativamente quanto durante o dia. Na natureza, eles se alimentam de seiva de árvores, embora alguns comam proteínas em cativeiro. Esses voam, mas pelo menos não são baratas ou gafanhotos assassinos…
7. Tarântula Hawk
Este inseto é uma vespa com um comprimento de cerca de 6 centímetros e uma envergadura de cerca de 12 centímetros. As pernas deste inseto têm estruturas parecidas com ganchos que são úteis para agarrar a presa. Depois de agarrar a pobre vítima, eles usam um ferrão para injetar veneno paralisante antes de matá-la de vez. Apesar de sua natureza, eles são bem dóceis. E como vocês poderão conferir na imagem, eles não têm esse nome à toa. Na verdade, a vespa usa o corpo da tarântula para colocar seus ovos. Engenhoso, hã?
8. Mariposa Atlas
A mariposa Atlas, uma das maiores mariposas do mundo, é encontrada no Arquipélago Malaio e pode ser tão grande quanto alguns pássaros. Em média, suas asas têm uma área de cerca de 60 centímetros quadrados. Totalmente abertas, elas têm uma envergadura de pelo menos 30 centímetros. Suas lagartas também são enormes, e podem ter uma espessura de até dois centímetros (espessura mesmo, não tamanho, ou seja, a coisa é mais grossa que seu dedo polegar!). Curiosamente, seus grandes casulos são usados como bolsas em algumas partes do mundo, como Taiwan. O nome “Atlas” é atribuído a partir da mitologia grega do deus Atlas, que foi punido por Zeus e obrigado a carregar o céu em seus ombros. A mariposa vive em florestas úmidas em estiagem, matagais e florestas secundárias. Oh, e bem longe das espingardas humanas…
9. Insetos de Vara
Como o nome sugere, os insetos da vara têm corpos semelhantes a bastões, e têm comprimentos de até 60 centímetros. A forma atual que esses insetos têm é na verdade uma lenta evolução, para se esconder dos predadores, camuflando-se em galhos, folhagens e galhos. São insetos noturnos, preferindo se esconder na vegetação durante o dia enquanto esperam pela escuridão. Como um mecanismo de defesa, eles podem emitir um líquido de cheiro pungente ou até fingir de morto (que fofo, agora role, Toby!) para afastar os predadores. No entanto, os insetos são em grande parte inofensivos, e é por isso que algumas pessoas os mantêm como animais de estimação. Bem, existe gosto pra tudo nesse mundo…
10. Besouro Titânico
Este monstrengo com exoesqueleto está entre os maiores insetos do mundo, com comprimentos de até 16 centímetros. O Besouro Hércules também é outro dos grandes, com um comprimento de até 17 centímetros. No entanto, os Besouros Hércules têm uma protuberância semelhante a um chifre que tem cerca de metade do comprimento do corpo, razão pela qual os besouros titânicos são considerados maiores. Os besouros titã vivem em habitats ao redor da América do Sul, especialmente nas florestas tropicais da Amazônia. Esse besouro tem grandes mandíbulas, fortes o suficiente para cortar ao meio galhos com a espessura de um lápis (ou um dedo mindinho…). Quando é ameaçado, faz um som sibilante para espantar os possíveis predadores. Além disso, é uma das atrações turísticas nas regiões que habita.
Afinal, o que seria de nós sem essas criaturas estranhas?
—
Informações técnicas consultadas no site World Atlas.