Artista, diretor e maquiador, Giannetto De Rossi nasceu em Roma, em 8 de agosto de 1942. Ainda hoje ele é considerado um dos melhores maquiadores italianos, além de ser conhecido como um colaborador de longa data de Lucio Fulci.
Giannetto foi o responsável por criar os truques e efeitos especiais dos filmes de terror de Fulci que se tornaram cultos, como o Zombi 2, A Casa do Cemitério e Terror nas Trevas. O encontro com Lucio Fulci foi decisivo para sua carreira, e o primeiro filme em que os dois colaboraram juntos foi a comédia I Maniaci, de 1964, para o qual De Rossi criou o envelhecimento de Raimondo Vianello.
A primeira contribuição de De Rossi para o horror veio dez anos depois, em 1974, com Não se Deve Profanar o Sono dos Mortos. Seus impressionantes efeitos de zumbi gore funcionam tão bem neste filme que ele se tornou um favorito de Fulci, posteriormente criando piadas grotescamente bem executadas em filmes como os já citados Zombie, Terror nas Trevas e A Casa do Cemitério.
Em 1976, Giannetto editou a maquiagem para Novecento, dirigida por Bernardo Bertolucci e efeitos especiais para Emanuelle in America, de Joe D’Amato. Para este filme, seus efeitos aplicados às cenas do filme “descobertas” pelo protagonista (incluindo vários flagelos sangrentos, um seio cortado, efeitos de “ácidos” e lufadas incandescentes aplicadas aos corpos das vítimas) eram tão realistas que algumas eram trocadas na edição — tão verdadeiras que acabaram contribuindo para a lenda urbana da existência real dos filmes snuff.
Um dos atores figurantes utilizados para tais sequências mais tarde declarou que, apesar de ser totalmente falso e construído, os resultados dos efeitos de De Rossi eram tão plausíveis que eles ficaram traumatizados por muito tempo.
Em 1979, ele voltou a trabalhar com Fulci, e seus truques e efeitos especiais contribuíram para o grande sucesso de Zombi 2. Fulci queria fazer zumbis semelhantes aos de George Romero, mas De Rossi se recusou, porque ele os considerava assustadores e pálidos. Então ele decidiu fazer a maquiagem e efeitos diretamente nos atores, e usou barro. O resultado satisfez Fulci, e até hoje a maquiagem e os efeitos do filme são considerados excelentes.
A chamada “cena do olho” no filme — em que um olho é perfurado por Olga Karlatos com uma lasca de madeira — tornou-se uma das cenas mais famosas do horror italiano e uma das pedras angulares dos chamados “respingos de olhos”.
Giannetto entrou em filmes americanos mais tarde com Conan: O Destruidor, Duna e Rambo III, entre outros, mas ele sempre permanecerá mais conhecido pelos olhos furados e aranhas carnívoras dos clássicos do final dos anos 1970 e início dos anos 1980 de Fulci. É bem pouco provável que esses filmes fossem lembrados e reverenciados até hoje se não fosse pelo seu extraordinário trabalho.
Belos zumbis, meu caro. Belos zumbis.