Aqui na fazenda Macabra essa vontade é constante, mas o Halloween tem um sabor especial para aqueles que gostam de terror, não é? Nossos parceiros do blog Esqueletos no Armário levantaram uma lista de 10 filmes para ver no Halloween e nós resolvemos ampliar essa lista com mais 13 filmes que se passam no Halloween.
Vocês estão prontos? Mas cuidado! Essa época do ano costuma ser bastante assombrada. Lembre-se de deixar um docinho separado caso o espírito do Dia das Bruxas passe pela sua casa.
Contos do Dia das Bruxas
Trick ‘r Treat, 2007 // Dirigido por Michael Dougherty, Contos do Dia das Bruxas reúne todo o espírito da data em um clima tenso e acompanhado de um excelente vilão. A antologia tem cinco segmentos com histórias interligadas, que se passam na mesma noite de 31 de outubro e abarca temas caros aos filmes de terror e à própria data, com lendas urbanas, criaturas aterrorizantes, serial killers e o próprio espírito do Halloween causando o terror em uma cidadezinha. Sam, ou Samhain o vilão principal da antologia, se tornou tão icônico e representativo sobre a data que conferiu ao filme um status de clássico de dia das bruxas, então não havia forma melhor de iniciar essa lista aterrorizante. Recentemente a conta oficial do filme no twitter liberou a animação, também dirigida por Dougherty, que inspirou o filme 12 anos depois.
Tales of Halloween
Tales of Halloween, 2015 // Organizada por Axelle Carolyn, a antologia reúne dez histórias que se passam na noite do Dia das Bruxas em uma cidadezinha que, até então, parecia pacata. Vários subgêneros do terror viram brincadeiras nas mãos de alguns diretores aterrorizantes, como Neil Marshall, Lucky McKee e Darren Lynn Bousman. Os segmentos podem não apresentar um cenário muito novo sobre as histórias de terror, mas são diversão garantida. Atenção especial para o segmento “Grim Grinning Ghost”, que conta com o protagonismo de Alex Essoe, com Lin Shaye e com uma participação mais que especial de Mick Garris, parceiro de produções de Stephen King, sendo diretor de títulos como Sonâmbulos (1992), e nas minisséries de Dança da Morte (1994) e O Iluminado (1997).
Abracadabra
Hocus Pocus, 1993 // Quem resiste aos encantos das irmãs Sanderson? Abracadabra é um clássico dos anos 1990, dirigido por Kenny Ortega, com história de David Kirschner e Mick Garris, e roteiro de Garris e Neil Cuthbert. No filme, acompanhamos um jovem que acabou de se mudar para a cidade de Salem e, sem querer, acaba despertando um trio de bruxas amaldiçoadas e perigosas, que foram executadas no século XVII. Além do excelente trabalho de Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy como nossas irmãs Sanderson tão queridas, ainda temos um trabalho primoroso, como sempre, de Doug Jones como Billy Butcherson. Uma sequência está em desenvolvimento, com parte do elenco original retornando aos seus papéis, mas sem muitas informações sobre o roteiro até agora.
Goosebumps 2: Halloween Assombrado
Goosebumps 2: Haunted Halloween, 2018 // Sequência de Goosebumps: Monstros e Arrepios, os filmes são adaptações livre de obras do famoso escritor de terror R.L. Stine. Esse segundo filme foi dirigido por Ari Sandel e se passa no Halloween, quando dois amigos encontram o macabro boneco de ventríloquo Slappy, que está mais vivo do que muitos gostariam. Slappy quer se vingar de seu criador, Jack Black incorporado como o próprio R.L. Stine, e vai utilizar as fraquezas desses dois jovens para concluir seus planos.
Halloween 3: A Noite das Bruxas
Halloween III: Season of the Witch, 1982 // Apesar de fazer parte da franquia Halloween, A Noite das Bruxas é um dos filmes menos queridos entre os fãs pois, bem, não tem Michael Myers. Até tem, mas em uma aparição extremamente rápida. Oras, um vilão que criou máscaras de Halloween que podem destruir as cabeças daqueles que as estão usando? Além disso, depois que você esquece que o filme não tem Michael Myers e começa a apreciar a obra pelo que ela é, a musiquinha de Silver Shamrock se torna um grande hino para o Halloween.
Donnie Darko
Donnie Darko, 2001 // Donnie Darko atingiu o status de filme cult graças às liberdades criativas e uma possível dificuldade de compreensão de algumas pessoas — e também acabou se tornando uma piada por conta disso. Mas, independentemente de seus amantes ou haters, o filme tem muitas qualidades. A história, que mistura ficção científica em suas viagens temporais com o drama de um adolescente que não se encaixa e está começando a descobrir como lidar com seus próprios sentimentos com ajuda de uma terapeuta e a namorada, pode suscitar boas reflexões para aqueles que estão ou já estiveram na mesma situação (em relação aos sentimentos, claro, não a turbina do avião). E, como alguns podem se lembrar, Donnie Darko se passa em meados de outubro. A contagem dos 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos se inicia no dia 02 de outubro, quando Donnie se levanta meio sonâmbulo e caminha ao gramado de sua casa para encontrar Frank, que lhe conta que o mundo irá acabar após esses dias. Para aqueles que gostam da história e querem saber mais sobre ela, existe o livro Donnie Darko, de Richard Kelly, lançado no Brasil pela DarkSide Books, que conta com o roteiro do filme e vários extras — com um prefácio de Jake Gyllenhaal; entrevistas com Richard Kelly e Kevin Conroy Scott; e A Filosofia da Viagem no Tempo, de Roberta Sparrow, livro que aparece no filme.
O Corvo
The Crow, 1994 // Na Noite do Demônio, no dia 30 de outubro, Eric Draven e sua noiva Shelly Webster são mortos por uma gangue de rua. Um ano depois, um corvo acorda Eric para que ele possa se vingar de todo o sofrimento causado a Shelly. O Corvo, adaptado do quadrinho de mesmo nome de James O’Barr, lançado no Brasil pela DarkSide Books, se tornou um clássico instantâneo. A história de Eric Draven, emocionante por si só, acaba se fundindo com a história da trágica morte de Brandon Lee nos sets e dá ao filme um ar trágico em sua totalidade.
Parque do Inferno
Hell Fest, 2018 // Noite de Halloween, você e seus amigos resolvem ir a um parque temático. E aí, de repente, seus amigos começam a ser mortos por um serial killer que escolheu o mesmo parque para colocar seus planos malditos em prática. Essa é a história de Natalie (Amy Forsyth), protagonista de Parque do Inferno, filme dirigido por Gregory Plotkin. O filme é um slasher bastante comum, com um grupo de amigos sendo perseguido por um assassino mascarado, mas a ambientação vale muitíssimo a pena. Além disso, temos a presença ilustre de Tony Todd como mestre de cerimônias desse parque horrendo.
LEIA+: TONY TODD, DE FÃ DE SHAKESPEARE A ASTRO DE FILMES DE TERROR
A Mão Assassina
Idle Hands, 1999 // Você acorda certo dia e descobre que sua mão comete crimes. E pior: que sua mão assassinou seus pais durante a noite da véspera do Dia das Bruxas e utilizou os corpos como decoração de Halloween. Macabro, né? É o início de A Mão Assassina, um filme de comédia de horror do final dos anos 1990, dirigido por Rodman Flender, com Devon Sawa, Seth Green, Vivica A. Fox e Jessica Alba no elenco, além de uma participação super especial da banda The Offspring fazendo um cover de “I Wanna Be Sedated”. Uma curiosidade sobre o filme: muitas pessoas acharam que Sawa plagiou descaradamente Bruce Campbell nas cenas de sua mão possuída, mas o ator nunca escondeu que se baseou muito no trabalho de Campbell e Sam Raimi para a criação de seu personagem, e que foi isso que garantiu o papel a ele.
BOO!
BOO!, 2018 // Um costume do Halloween é o de pregar pequenas peças em seus vizinhos, mas claro que nem todos levam isso na brincadeira. Em BOO!, acompanhamos uma família já um pouco debilitada, cheia de problemas, que se recusa a dar ouvidos a um aviso de uma dessas brincadeiras. Graças a isso, uma entidade sobrenatural resolve agir. O filme fala muito sobre as questões de convivência com familiares e como as relações afetam todos em conjunto. Foi dirigido por Luke Jaden.
O Rock do Dia das Bruxas
Trick or Treat, 1986 // Um jovem que sofre bullying na escola se sente muito triste quando seu grande ídolo do heavy metal morre. Entretanto, para alguns, a morte não é o suficiente. O ídolo do garoto resolve fazer um comeback satânico direto do mundo dos mortos bem na noite de Halloween. O filme foi dirigido por Charles Martin Smith, e conta com a participação de Ozzy Osbourne e Gene Simmons no elenco. Pode não ser o melhor filme produzido nos anos 1980, mas tem seus bons momentos.
Hell House LLC
Hell House LLC, 2015 // Dirigido por Stephen Cognetti, esse found footage conta a história de uma equipe de documentário que, depois de cinco anos de um horrível acidente com diversas mortes na abertura de um parque de diversões temático chamado Hell House, instalado no Hotel Abaddon, resolvem investigar o que aconteceu naquele fatídico dia. O filme ainda tem outras duas continuações: Hell House LLC II: The Abaddon Hotel e Hell House LLC III: Lake of Fire, os dois últimos lançados exclusivamente no Shudder. Apesar do nome, o filme não tem nada a ver com o livro A Casa Infernal, de Richard Matheson, nem com sua adaptação de A Casa da Noite Eterna.
Manual de Caça a Monstros
A Babysitter’s Guide to Monster Hunting, 2020 // Esse filme pode destoar um pouco dos outros da lista, mas é por um bom motivo. Com uma pegada muito mais infantil (talvez se aproximando um pouco de Goosebumps 2 e Abracadabra), Manual de Caça a Monstros é um dos lançamentos do mês de outubro da Netflix. No filme, uma garota que acabou aceitando meio sem querer o trabalho de babá em pleno Dia das Bruxas, acaba se metendo em muitas confusões quando a criança de quem ela está cuidando é sequestrada por um monstro muito poderoso. O filme é baseado na série de livros de mesmo nome de Joe Ballarini, e conta com a direção de Rachel Talalay, responsável por filmes como Tank Girl, A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy, além de vários episódios de séries que adoramos, como O Mundo Sombrio de Sabrina e Doctor Who.
*
Gostou da lista? Visite a categoria Listas no blog para descobrir outras listas divertidas como 10 comidas icônicas dos filmes de terror ou 16 carros com personalidades macabras que amamos . Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.