É comum associarmos filmes de terror às horas mais escuras do dia. As noites e as madrugadas parecem horários oportunos para que os vilões mascarados ou os monstros que ficam à espreita no armário saiam para causar pânico e destruição. Mas não é necessário que um filme se passe no período noturno para causar medo, se ele tiver uma história eficaz — Tobe Hooper e O Massacre da Serra Elétrica que o digam.
Agora, com a chegada da primavera e o verão, nossa impressão é de que os dias estão maiores, que o Sol está mais presente no céu, e que temos mais tempo antes que a Lua domine e a escuridão chegue. Para celebrar esse momento do ano, a Macabra selecionou sete filmes de terror que se passam em plena luz do dia.
O Homem de Palha
The Wicker Man, 1973 // Clássico do folk horror, O Homem de Palha é um dos primeiros filmes que pensamos quando pensamos em terror sendo feito durante o dia. Na história, acompanhamos um policial, Sargento Howie (Edward Woodward), que vai até uma ilha remota investigar o desaparecimento de uma jovem. Lá ele encontra um culto pagão e uma comunidade bem pouco amistosa com seus propósitos investigativos. Dirigido por Robin Hardy, conta com sir Christopher Lee no elenco, e é a prova definitiva que um filme consegue ser bem aterrorizante mesmo sob o sol.
LEIA+: 8 FILMES DE FOLK HORROR PARA ENTRAR NO CLIMA DE CONDADO MALDITO
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
Midsommar, 2019 // Ainda na esteira do folk horror, Midsommar recebeu um título brasileiro que torna bastante óbvia a presença dele nesta lista. Dirigido por Ari Aster, o filme se passa quase todo de dia. Ao longo da história, acompanhamos Dani (Florence Pugh), uma jovem enlutada que está lutando para se manter sã depois da morte dos pais. Ao insistir em partir em uma viagem com seu namorado e os amigos dele, ela vê pouco a pouco quem essas pessoas são de verdade.
Tubarão
Jaws, 1975 // A gente até se esquece às vezes, mas Tubarão é, majoritariamente, um filme que se passa de dia. São poucas as cenas de noite, e todo o clímax é sob a luz do Sol. Um tubarão está aterrorizando a praia de Amity Island, e apesar dos avisos das autoridades, o prefeito do lugar é teimoso e mantém a praia aberta para os turistas, até que o pior acontece e o tubarão ataca novamente. Dessa vez, resta a um xerife, um biólogo e um marinheiro encontrarem a fera. Dirigido por Steven Spielberg e adaptado de um livro de Peter Benchley, o filme é um baita clássico do terror.
LEIA+: VAMOS PRECISAR DE UM BARCO MAIOR: CURIOSIDADES SOBRE O CLÁSSICO TUBARÃO
A Vila
The Village, 2004 // Se a história que cerca A Vila já não é suficientemente estranha, devemos nos lembrar que ela se passa, na maioria do tempo, durante o dia. Em uma pequena vila na Pensilvânia, um grupo de pessoas vive sob um pacto: eles não entram na floresta, e as criaturas que vivem lá também não entram em suas fronteiras. Mas, um dia, Lucius Hunt (Joaquin Phoenix) precisa ir em busca de suprimentos médicos para evitar uma tragédia. Isso pode colocar tudo o que essas pessoas acreditam em risco, e a ameaça pode ir muito além das criaturas da floresta. Dirigido por M. Night Shyamalan, o mestre do plot twist, A Vila não deixa a desejar nem como um filme de reviravoltas, nem quanto a fazer terror durante o dia.
It: A Coisa
It, 2017 // It, A Coisa não é o livro mais controverso do Stephen King, mas tem suas passagens. Ainda assim, é uma das histórias favoritas dos fãs, e já ganhou duas adaptações — e, para sermos justos, as duas são bem legais. Essa, dirigida por Andy Muschietti e dividida em duas partes, é um dos filmes escolhidos para compor nossa lista porque boa parte dele acontece ao longo do dia — principalmente a primeira parte. No filme, acompanhamos um grupo de crianças (e, mais tarde, adultos), que tentam derrotar o Mal na forma do palhaço Pennywise, uma entidade aterrorizante que não liga muito para os ponteiros do relógio.
Ataque dos Vermes Malditos
Tremors, 1990 // Clássico dos anos 1990 dirigido por Ron Underwood, O Ataque dos Vermes Malditos é um filme bem diurno — e isso não acaba com a graça dele, nem com a graça das suas criaturas que continuam incríveis mesmo depois de mais de trinta anos. No filme, descobre-se que o que achavam ser movimentos geológicos normais, são, na verdade, criaturas que estão debaixo da terra, prontas para aterrorizar a vida de uma pequena comunidade que vive em uma cidadezinha em Nevada.
Aniquilação
Annihilation, 2018 // Filme de horror e ficção científica, Aniquilação foi dirigido por Alex Garland, adaptado do livro de mesmo nome de Jeff VanderMeer. Acompanhamos uma bióloga que, depois do desaparecimento de seu marido, ela coloca seu nome para uma expedição que irá pesquisar o mesmo lugar onde ele desapareceu. Há, no local, uma estranha falha ecológica que ninguém consegue decifrar muito bem, o que faz com que seja uma região cheia de mistérios e histórias. Chegando lá, porém, as coisas são muito piores do que o grupo poderia imaginar. Com boas doses de weird fiction, movimento do qual Jeff VanderMeer é um dos nomes mais proeminentes, Aniquilação surpreende por não precisar esconder seus horrores à luz da noite.
*
E para você, qual o melhor filme de terror que se passa à luz do dia? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.