A história do terror: 3 podcasts sobre o gênero

Uma mídia que cresce mais a cada dia, os podcasts são excelentes formas de entretenimento e informação. Confira três podcasts em inglês que se aprofundam na história do terror.

Uma das mídias mais acessadas nos últimos anos, o podcast se tornou fonte de informação e entretenimento de uma forma bem rápida. Seja por um agregador ou por um serviço de streaming de música, os podcasts dominaram várias casas no Brasil e no mundo, com uma infinidade de temas e possibilidades.

E o terror não fica fora disso. A quantidade de podcasts sobre o gênero cresce a cada dia, e, seja através de entrevistas ou com opiniões, eles são uma ótima forma para nos informarmos sobre lançamentos, conhecer curiosidades e, principalmente, conhecer mais sobre nosso gênero tão querido.

A Macabra listou três podcasts em língua inglesa para você se aprofundar na história do terror e dos subgêneros que o compõe. 

The Evolution of Horror

Criado e apresentado por Mike Muncer, o grande diferencial de The Evolution of Horror é sua abordagem temática. A cada temporada, o podcast explora um subgênero do terror — slashers, filmes sobre fantasmas, folk horror, zumbis, e daí por diante —, e cada episódio se propõe a mergulhar profundamente em um filme do subgênero em questão. Mike convida um cineasta, expert no assunto ou crítico para cada discussão, trazendo outros pontos de vista para o debate. 

Até o momento, o podcast conta com dez temporadas, além de uma seção especial de entrevistas. Cada temporada varia de quinze a quarenta episódios, e os filmes citados são majoritariamente conhecidos por seu sucesso e de fácil acesso. Já a seção de entrevistas conta com nomes que conhecemos bem: Barbara Crampton, Leigh Whannell, Jason Blum, Mike Flanagan, as irmãs Soska e tantos outros.

The Evolution of Horror é uma boa opção se você busca conhecer com mais profundidade seus subgêneros favoritos, contando com comentários pertinentes sobre os filmes mais importantes daquela categoria e conhecendo algumas curiosidades das produções. O podcast pode ser ouvido pelo Spotify ou por seu agregador favorito. Confira o site do projeto: The Evolution of Horror.

Eli Roth’s History of Horror: Uncut

Saber mais sobre a história do terror com uma galera que está trabalhando no gênero há anos é uma opção bem divertida, né? Eli Roth iniciou seu projeto em 2018, com um documentário que contou com três temporadas e foi produzido pelo serviço de streaming Shudder. 

O documentário, por si mesmo, já era um grande trabalho. Mergulhando cada vez mais fundo na história do terror, comentando cada era e cada década com contexto histórico e a ajuda de especialistas, Eli Roth juntou um time barra pesada, e cada episódio contou com entrevistas valiosas para o estudo do gênero — e para os curiosos também. 

Algum tempo depois, com uma boa quantidade de matéria bruta dessas entrevistas, o podcast foi lançado. Sem os cortes, os episódios do podcast focam em um dos convidados especiais que apareceram pelo documentário, um número absurdo de trabalhadores da indústria do cinema de terror — de atores e atrizes a escritores e escritoras e diretores e diretoras, como Gigi Saul Guerrero, Joe Hill, Edgar Wright, Tom Savini, e muito mais. Com cerca de 37 episódios, Eli Roth’s History of Horror: Uncut está disponível na íntegra no Spofity.

Post Mortem with Mick Garris

Amigão da vizinhança, companheiro da velha e da nova guarda, Mick Garris é um dos nomes mais conhecidos no circuito de trabalhadores da indústria do terror. Próximo de Stephen King a Mike Flanagan, de Clive Barker a Axelle Carolyn, Garris se mantém presente e constante nos círculos do gênero.

Produtor, roteirista e diretor, Mick Garris ficou conhecido principalmente por suas adaptações de Stephen King, no final dos anos 1980 e começo de 1990. Mas, mesmo antes disso, ele já era um cara entendido no terror. Mesmo que seus filmes adaptados da obra de King não sejam os considerados mais queridos pelos fãs do autor, o conhecimento de Garris sobre terror faz dele uma lenda viva.

E ele utilizou todo esse conhecimento para reunir alguns dos maiores nomes do gênero, tanto novos quanto antigos, para criar um podcast sobre os bastidores do cinema de terror. O Post Mortem with Mick Garris já contou com autores, roteiristas, diretores, atores, teve programas gravados ao vivo, programas de perguntas e respostas, de tudo um pouco. Alguns de seus entrevistados foram James Wan, Mary Lambert, Robert Englund, Bruce Campbell e muito mais.

O programa acabou depois de sete anos e cerca de duzentas entrevistas, mas ainda pode ser ouvido na íntegra pelo Spotify

*

Qual o seu podcast favorito sobre o universo do terror? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.