Fungos são criaturas estranhas. Podemos nutrir diversos sentimentos por eles, da admiração ao nojo, com aquela pontinha de horror. Se você assistiu The Last Of Us deve saber do que estamos falando.
Mas antes da série baseada no game de sucesso, os fungos já habitavam o imaginário do terror. Desde o horror cósmico de Lovecraft e sua turma das revistas de ficção científica, os fungos podem ser um excelente combustível para histórias do gênero que tanto amamos, como “A Voz da Noite”, de William Hope Hodgson, e “Cultivem Cogumelos, Rapazes!”, de Ray Bradbury.
Com 26 contos, a antologia organizada por Silvia Moreno-Garcia e Orrin Grey conta com grandes nomes da literatura contemporânea e histórias “com submarinos-cogumelo, invasões fúngicas, cogumelos psicodélicos, fungos alienígenas — e sim, alguns monstros-cogumelo”. Novo lançamento da Macabra em parceria com a Darkside, Natureza Macabra: Fungos é uma homenagem ao universo desses seres tão fascinantes e assustadores.
A Macabra traz um breve resumo dos contos que estão presentes em Fungo para atiçar a curiosidade dos leitores.
Sinopse dos contos de horror fúngico
Hifas, por John Langan // Um homem retorna à casa do pai, de quem estava afastado há muitos anos, e descobre um túnel secreto no porão. Lá, a presença de fungos irá revelar verdades perturbadoras.
As Mãos Brancas, por Lavie Tidhar // Um curto épico que narra o desenvolvimento e as maquinações de um universo onde humanos e fungos coexistem, com cultos e tradições, histórias de piratas e rebeldes.
Sua Doce Menina Trufada, por Camille Alexa // Buscando conquistar o respeito do pai de sua amada, um homem embarca em uma jornada subaquática em um submarino orgânico composto por um estranho fungo, mas a viagem se transforma em um pesadelo quando seu submarino começa a se deteriorar.
A Última Flor da Estepe, por Andrew Penn Romine // Em um mundo habitado por fungos sencientes, zumbis e entidades cósmicas, dois mercenários precisam recuperar um cientista de um grupo de criminosos.
Os Peregrinos de Parten, por Kristopher Reisz // Passando por dificuldades em seu casamento, um homem descobre um fungo que pode ajudar ele e sua parceira a se desligarem da realidade em uma estranha cidade mística composta por fungos. Mas há um preço a se pagar por viver em uma ilusão tão distante do mundo real.
O parten se reproduzia de forma assexuada, então cada corpo de frutificação era um clone do anterior, uma precisa melodia genética tocada à repetição.
Cogumelos da Meia-Noite, por W.H. Pugmire // Ao se deparar com cogumelos se manifestando de formas bizarras em sua vida, um autor de contos de terror descobre que sua criação literária tem mais a ver com a realidade do que ele imaginava.
Kum, Raúl (O Terror Desconhecido), por Steve Berman // Se envolvendo com figuras imponentes da literatura cósmica, um jovem rapaz tem sua vida entrelaçada a de um estranho fungo presente em uma caverna no México.
Boca de Cadáver e Nariz de Esporo, por Jeff VanderMeer // Enquanto investiga uma misteriosa proliferação de fungos em uma cidadela isolada, um agente do governo percebe, tarde demais, que talvez os fungos sejam mais perigosos do que ele temia.
A Noiva do Bode, por Richard Gavin // Uma mulher é o último membro de um estranho culto, a única a percorrer os campos sem temer o mal que se apossou do lugar. Mas quando seu deus é morto, ela permanece por perto, aguardando seu retorno.
Inchado Mcmungo, Gordo de Fungo, por Molly Tanzer e Jesse Bullington // Na corte do rei felino Chester II, um fazer de perucas para bichanas participa de um concurso contra seu rival. Mal esperava ele que a matéria-prima de suas perucas estavam contaminadas por um estranho fungo.
Cogumelos Selvagens, por Jane Hertenstein // Uma jovem, filha de imigrantes, não consegue entender a fascinação de sua família e toda uma alimentação baseada em cogumelos.
Nossas Histórias Viverão para Sempre, por Paul Tremblay // Um homem que odeia ter que viajar de avião acaba passando por uma experiência surreal durante uma turbulência.
Onde os Mortos Vão Sonhar, por A.C. Wise // Sofrendo com o desaparecimento de sua amada, um homem vai até uma estranha mulher que promete vender sonhos e permitir que ele se encontra com seu amor novamente.
Minha doença piorou nos dias que se seguiram ao incêndio. Os tumores escuros, agora abundantes, crescem em meu peito e nas costas, de modo que mal durmo à noite e, ainda assim, sonho.
Pó de uma Flor Escura, por Daniel Mills // O diácono de uma congregação em um vilarejo conta, prestes a ser morto por assassinato, o que realmente aconteceu e o levou a incendiar a igreja local após uma proliferação de estranhos fungos.
Um Monstro no Meio de Tudo, por Julio Toro San Martin // Um explorador decide se aventurar para além de seu continente para descobrir as origens de um estranho e gigantesco fungo que se alastrou ao redor do mundo.
A Pérola na Ostra e a Ostra sob o Vidro, por Lisa M. Bradley // Um homem com uma estranha condição se sente desconfortável vivendo junto às pessoas, mas logo encontra um propósito para sua vida.
Cartas para um Fungo, por Polenth Blake // Cansada de tentar se livrar de um fungo e sempre perder, uma mulher começa a tentar se comunicar com ele.
O Poço que Atravessa o Centro de Tudo, por Nick Mamatas // Ao criar uma horta comunitária com algumas especiarias especiais, uma mulher acaba garantindo o bem-estar do lugar. Anos mais tarde, porém, o local se encontra ameaçado, e somente seu filho poderá fazer algo para resolver a questão.
De Volta para Casa, por Simon Strantzas // Uma mulher retorna à casa onde cresceu para enfrentar lembranças de seu passado e encontra o local tomado por fungos.
Primeiro Eles Vieram Atrás dos Porcos, por Chadwick Ginther // Após contratar um grupo de mercenários para acompanhá-lo, um homem se embrenha no interior do coração de sua cidadela para tentar recuperar algo seu que está perdido, mas descobre que, mesmo com ajuda, estava correndo perigo o tempo todo.
De Repente, Tudo Azul, por Ian Rogers // Um detetive especializado em casos sobrenaturais se encontra em um problemão quando seu amigo, agente imobiliário de casas tomada por atividades paranormais, lhe pede ajuda no meio da madrugada com um caso misterioso.
Gamma, por Laird Barron // Um homem revisita seus tempos de infância ao nos contar sobre sua vida e sua estranha relação com os fungos.
Cordyceps Zumbis, por Ann K. Schwader // Poema que narra como os fungos conhecidos como cordyceps zumbi dominaram a Terra.
Assim, a vida aperfeiçoa seu próprio maligno intento
até que as estrelas se tornem meros esporos espraiados,
dementes, até a curva da noite.
Novos Pés Adentram Meu Jardim, por E. Catherine Tobler // O encontro de duas pessoas muito diferentes em um mundo pós-apocalíptico pode ser o início de algo totalmente novo em suas vidas.
O Êxodo Flamejante do Grimório Greifswald, por J.T. Glover // Dois magos invadem a casa de um homem para roubar um antigo grimório que contém poderes inimagináveis, mas são parados por uma armadilha. Será que eles têm algum trunfo na manga?
A Aventura dos Sobreviventes Guy Grandão e Guy Pequeno, por Claude Lalumière // Enquanto estavam no mirante da cidade após saírem de uma noitada, os dois amigos Guy Grandão e Guy Pequeno se deparam com um bizarro acontecimento: tudo lá embaixo se transformou em fungo após um meteoro atingir a terra.
Natureza Macabra: Fungos já está disponível em pré-venda no site oficial da DarkSide Books. E aí, qual te deu mais curiosidade de ler? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.