O culto, o crime e o caos: 3 documentários essenciais sobre Charles Manson

Para compreender a mente perturbadora por trás de um dos crimes mais infames da história, a Macabra selecionou três documentários fundamentais sobre Charles Manson e sua seita. Uma imersão perfeita antes do lançamento de Helter Skelter, o clássico de Vincent Bugliosi e Curt Gentry.

Desde 1969, quando aconteceu o Caso Tate-LaBianca, pesquisadores e investigadores se debruçaram sobre os crimes de Manson e seus companheiros. Nestes 56 anos, o impacto dos acontecimentos daquela noite, em 9 de agosto, não diminuiu. Podemos dizer, com o aumento de notícias e histórias de assassinos, serial killers e cultos que nascem e morrem todos os dias, que o impacto aumentou consideravelmente.

Muito já foi dito, escrito e produzido sobre os crimes chocantes conduzidos pela “família Manson”. Dentre eles, o relato mais completo e complexo sobre esse crime que abalou o mundo é o livro Helter Skelter, de Vincent Bugliosi e Curt Gentry. Inédito no país, o livro chega às prateleiras brasileiras pela marca Crime Scene, da DarkSide Books. Bugliosi foi o promotor que liderou o caso contra Manson e seus cúmplices, e conta em detalhes como a investigação e o julgamento ocorreram.

LEIA+: TRUE CRIME: 10 DOCUSSÉRIES E FILMES SOBRE CRIMES REAIS NA NETFLIX 

Para se preparar para a chegada desse clássico, a Macabra selecionou três documentários que lidam com os crimes de Manson e seus desdobramentos ao longo desses quase sessenta anos.

Caos: Os Crimes de Manson

Chaos: The Manson Murders, 2025 // Os crimes da “família Manson” estão cercados de histórias. Ao longo desses anos, várias possíveis conexões e teorias da conspiração surgiram em uma tentativa de explicar o que levou aqueles jovens a cometerem um crime tão aterrorizante, ou tentando compreender a mente de Manson, que foi descrito pela promotoria como “o homem mais maligno e satânico que já caminhou na face da Terra”. Em Caos: Os Crimes de Manson, o documentarista Errol Morris, um dos maiores diretores do gênero, ganhador do Oscar na categoria Melhor Documentário por Sob a Névoa da Guerra, investiga e se debruça sobre essas teorias e possíveis conexões com figuras-chave da época. O documentário está disponível na Netflix.

Charles Manson: Assassinatos Brutais

Inside the Manson Cult: The Lost Tapes, 2018 // Dirigido por Hugh Ballantyne e narrado por Liev Schreiber, o documentário apresenta gravações feitas com Charles Manson e sua “família” na época dos crimes — algumas dessas imagens são raras, outras nunca haviam sido exibidas antes. Além disso, também traz entrevistas com pessoas que estiveram ligadas à investigação ou ao julgamento. Apesar de não trazer novidades ou desdobramentos do caso, o documentário é um excelente ponto de partida para se familiarizar com o caso e com os membros da “família”. Disponível na Max.

Making Manson

Making Manson, 2024– // Dividida em três episódios — “What Made the Man”, “The Summer of 69 and its Shadows” e “The Legacy and the Aftermath” —, a minissérie dirigida por Billie Mintz explora vinte anos de conversas entre Manson e John Michael Jones, seu amigo por correspondência. O documentário traz novas informações sobre Manson, coisas das quais ele comentou apenas com Jones, lançando uma nova luz sobre o caso. Além de Jones, a minissérie também traz entrevistas de antigos membros do culto de Manson, como Dianne Lake, Alan Rose e Catherine Share, a jornalista Linda Deutsch, o colega de cela de Manson, Phil Kaufman, entre outros. O documentário foi lançado pela Peacock e ainda não está disponível legalmente no Brasil.

LEIA+: TRÊS DOCUMENTÁRIOS SOBRE CRIANÇAS ASSASSINAS

*

E você, ansioso para a leitura de Helter Skelter? O livro está em pré-venda na Loja Oficial da Darkside Books. Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.