A Família Addams e Os Monstros em cores

As duas famílias mais macabras da TV tiveram alguns episódios colorizados pelo artista Zach Smothers. Confira o resultado.

A Família Addams estreou na televisão em setembro de 1964, inspirada nos cartuns de Charles Addams, um dos mestres do humor que criou para diversas revistas como The New Yorker e The New York Times. Naquele momento, as histórias de Chas Addams chamaram a atenção por serem absolutamente diferentes do que se esperava de uma família americana: eles eram assustadores e excêntricos, misteriosos e aterrorizantes. O que já fazia sucesso nas páginas de revistas importantes, acabou estourando nas telas das TVs. Morticia, Gomez, Vandinha, Feioso e companhia, eram uma ótima companhia nos lares americanos mais abertos e receptivos.

Ao mesmo tempo, estreava na TV outro grupo assustador. Os Monstros, uma típica família trabalhadora, tinha uma pequena diferença: como o nome bem diz, todos eles eram “monstros”. Herman, como a Criatura de Frankenstein, Lily, sua esposa, uma vampira, assim como o Vovô, e o filho do casal, um lobisomem. Marilyn, sobrinha da família, entretanto, parece uma jovem normal.

LEIA+: CONHEÇA OS ADDAMS, A FAMÍLIA MACABRA QUE TANTO AMAMOS

Tanto A Família Addams quanto Os Monstros tratam mais ou menos dos mesmos temas: uma família excêntrica, que vive de um modo um pouco diferente do que é o esperado, tentando conviver com a sociedade normal, sempre se apoiando ao máximo que podem.

As duas séries sobreviveram por duas temporadas, entre 1964 e 1966, indo ao ar mais ou menos ao mesmo tempo. Ambas são lembradas com carinho, tanto pelo público mais velho como pelo público mais jovem — A Família Addams, diferente da família de Os Monstros, acabou sendo revitalizada nos anos 1991, com dois filmes de sucesso em 1990 e 1993; já Os Monstros, não teve tanto sucesso com os longa metragens, mas é aguardado um filme escrito e dirigido por Rob Zombie, que deve estrear nos próximos anos.

As duas também foram produzidas em preto e branco. Apesar de, mais tarde, as duas terem estrelado em filmes coloridos, no momento em que foram feitas não havia outra opção. Qual não foi a ironia quando descobriram, por exemplo, que os sets de A Família Addams eram, na verdade, da cor rosa-bebê, vermelho e, às vezes, até turquesa. De acordo com o site Bored Panda, isso pode ter vários motivos: por ser filmado em preto e branco, os objetos poderiam ser de qualquer cor, já que não afetaria o que o público veria; mas o ponto mais aceito é pela forma como as câmeras registram essas cores no preto e branco, e como elas dariam o contraste correto para a série na TV.

Depois que a TV passou a ter cores, essa curiosidade de como seria as séries e programas em preto e branco se fossem coloridas foi despertada nos espectadores. Antigas imagens e fotos passaram por processos semelhantes nas mãos de colorizadores digitais. Até mesmo existem bots programados no Twitter para auxiliar nessa curiosidade. 

O artista colorista Zach Smothers, em seu canal no Youtube Pop Colorture, entre 2016 e 2017, disponibilizou alguns vídeos tanto de A Família Addams quanto de Os Monstros para os fãs se divertirem imaginando como seria a série toda repaginada. Confira alguns dos vídeos do artista.

*

Gostou dos vídeos? Não deixe de conferir a categoria Arte Macabra e conhecer outros artistas que dão cor a este univers macabro. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.