O que Atividade Paranormal (2007) e O Fada do Dente (2010) têm em comum? Os dois foram produzidos pelas mesmas mãos: Jason Blum, da Blumhouse, hoje um dos nomes mais ativos da indústria do terror, e que supera ano após ano os sucessos nos cinemas.
Produtora responsável por filmes como Corra!, A Morte Te Dá Parabéns, O Homem Invisível, Fragmentado, entre tantos outros, a Blumhouse começou a caminhar em direção ao terror na metade dos anos 2000. Até se estabelecer como uma das principais produtoras do gênero, foram mais alguns anos. Hoje, é difícil um fã de filmes do gênero que não reconheça o nome da produtora.
A história da Blumhouse
A história da Blumhouse com o terror se inicia, de fato, em 2007, com a produção de Atividade Paranormal. Até aquele momento, a produtora era mais ampla em relação às suas produções, mas o filme de Oren Peli deu um estalo na mente de Jason Blum, que sempre adorou filmes de terror. Blum conta que já tinha feito diversos outros filmes de terror, mas foi com Atividade Paranormal que ele se sentiu confortável o suficiente em seu trabalho e percebeu que era com esse tipo de filme que gostaria de trabalhar.
Desde então, o modelo de negócios da Blumhouse se baseava na ideia de orçamentos menores, uma distribuição em larga escala, e buscando dar ampla liberdade criativa para seus diretores. O orçamento de Atividade Paranormal, por exemplo, foi de $15 mil dólares, e rendeu uma bilheteria de cerca de $193 milhões de dólares.
Com o passar dos anos, a Blumhouse se consolidou o suficiente para que esse tipo de aposta desse certo, e que pudesse aumentar o “baixo orçamento”. Jason Blum, por si só, já era um produtor conhecido no meio antes mesmo de fundar a empresa, junto de Amy Israel no início dos anos 2000. Naquela época, a Blumhouse era conhecida como Blum Israel Productions, e a produtora tinha um acordo com a Miramax de “primeiro lance”, onde a empresa teria a chance de ofertar primeiro os filmes que a Blumhouse produzisse. Em 2002, entretanto, Israel deixou a parceria e a Blumhouse assumiu o nome que usa desde então, e os acordos com os estúdios também foram se modificando.
Jason Blum, a mente por trás da marca
A Blumhouse não existiria sem o tino para negócios que Jason Blum possui. De acordo com o produtor no vídeo feito para o site IMDb “Jason Blum: A Brief History of Blumhouse”, Se foi com Atividade Paranormal que Blum se sentiu confortável com filmes de terror, foi com Uma Noite de Crime que ele sentiu a confiança de que poderia ser bem sucedido com filmes de gênero. Na esteira de produção da Blumhouse, Uma Noite de Crime foi o quarto filme de horror produzido pela companhia a fazer um grande sucesso, sendo antecedido por Atividade Paranormal (2007), Sobrenatural (2011) e A Entidade (2012).
Quando perguntado em entrevista o que ele procura quando recebe tramas de filmes, o produtor é bastante direto: “Eu acho que os sustos são sempre mais potentes se houver um núcleo emocional. Pode ser um grande drama entre dois amigos, entre uma mãe e um pai, ou entre crianças. Então nós procuramos por uma história primeiro e pelos sustos depois. Eu acho que isso os torna mais eficientes”.
Blum também acredita que a liberdade criativa para os diretores contarem suas histórias é fundamental para o sucesso dos filmes que produz. A Blumhouse procura estar presente em suas produções, sem interferir em suas decisões, mas apoiando e dando ideias quando precisa. Como Blum afirma, a última palavra é sempre dos cineastas. “Nós damos ideias ao longo do caminho e às vezes eles as aceitam, às vezes não. Nós nos envolvemos muito ao longo da produção. Mas realmente, a decisão final é, na maioria das vezes, deles.”
Sua relação é tão próxima com os filmes que sua companhia produz, por exemplo, que uma das cenas em que as cobertas do casal Katie e Micah são puxadas, em Atividade Paranormal, é Jason Blum quem está deitado ao lado da cama e as puxa para baixo.
Essa proximidade e liberdade garante aos cineastas da Blumhouse que façam filmes de acordo com suas visões, o que às vezes pode ser complicado em grandes estúdios e produtoras que exigem um maior controle sobre os filmes que vão ser lançados. Ao longo da história dos filmes de terror, não raro acompanhamos visões de cineastas que foram obscurecidas por desejos de produtores. De acordo com o modelo da Blumhouse, esse é um problema que os cineastas não precisam se preocupar.
Mas Blum não está livre de críticas. Em entrevista em 2018, o produtor afirmava ser difícil encontrar mulheres cineastas e por isso os filmes da Blumhouse não tinham diretoras. No mesmo momento a internet reagiu mal a essas declarações, e listas contendo uma grande variedade de nomes de diretoras atuais que trabalham com terror foram enviadas para o produtor. Desde então, Blum trabalhou para incluir mais nomes femininos em seus trabalhos, como nas séries Into The Dark e Welcome to the Blumhouse, além do filme Corra, Querida, Corra — previsto para estrear em 2020, mas que só chegou ao público em 2022 com lançamento diretamente no Prime Video.
O boom da Blumhouse
Com a confiança crescente de Blum em seu modelo de negócios, os anos seguintes ao lançamento de Uma Noite de Crime se tornaram numerosos e prolíficos. 2015 foi um dos anos em que os cinemas e os streamings mais tiveram filmes produzidos pela produtora. Naquele ano, Sobrenatural alcançou seu terceiro filme da franquia, A Entidade ganhou uma sequência, e Atividade Paranormal atingiu a incrível marca de sexto filme na franquia, com Dimensão Fantasma.
Ainda em 2015, outros filmes da produtora foram bem recebidos pelo público. Dentre eles, A Visita, de M. Night Shyamalan, Creep, de Mark Duplass e Amizade Desfeita, de Levan Gabriadze, se destacam.
Nos anos seguintes, os projetos da Blumhouse se tornaram cada vez maiores e mais interessantes. Em 2017, os lançamentos de Fragmentado, de M. Night Shyamalan, Corra!, de Jordan Peele — que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original —, e A Morte Te Dá Parabéns, de Christopher B. Landon, ajudou a consagrar as visões da Blumhouse e do futuro de seus filmes.
A produtora também fez suas apostas em filmes fora do terror, mesmo que mais raramente. E suas apostas foram certeiras. Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), de Damien Chazelle, recebeu indicações ao Globo de Ouro, BAFTA, Sundance e ao Oscar, acumulando um total de 10 prêmios entre as 14 indicações nas maiores premiações do cinema. Infiltrado na Klan (2018), de Spike Lee, ganhou o Oscar e o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado, além de um Grande Prêmio, também no BAFTA.
A partir deste momento, os filmes da Blumhouse aumentaram de orçamento. Seus projetos também se tornaram mais ousados. Desde 2013, Jason Blum guardava consigo o interesse de trabalhar com antigos cineastas, como John Carpenter e William Friedkin. Isso se concretizou com o ressurgimento da franquia Halloween e O Exorcista, pelas mãos do cineasta David Gordon Green.
Multiplataforma e multimídia
Com sua consagração como produtora de terror, a Blumhouse cresceu seus tentáculos para outras mídias. Desde 2012, a Blumhouse celebra o Halloween com a Blumhouse of Horrors, com casas assombradas e ativações para o público de diversos de seus filmes. A atração se uniu ao Halloween Horror Nights, uma festa tradicional que acontece em Outubro nos parques da Universal.
Em 2014, a produtora criou a BH Tilt, uma produtora focada em produções da Blumhouse para lançamentos em multiplataformas. Canibais, de Eli Roth e Upgrade: Atualização, de Leigh Whannell, foram lançados sob a supervisão desse selo.
Desde 2014, a produtora também mantém a Blumhouse Books. Trabalhando com grandes autores e organizadores de antologia, como Ellen Datlow e Lisa Morton, a Blumhouse Books aposta principalmente em livros com contos de terror.
Nos streamings, a Blumhouse ganhou destaque com o lançamento das séries antológicas Into the Dark, do canal Hulu, em que cada episódio, lançados um por mês, correspondiam a datas de feriados; e Welcome to the Blumhouse, parceria entre a Amazon Prime Video e a produtora, que trouxe nomes underground do cinema de terror para uma amplo número de espectadores. Ambas contaram com duas temporadas, e seu saldo foi majoritariamente positivo entre crítica e audiência.
Não foi sem surpresa e entusiasmo que, em 2023, a produtora anunciou seu trabalho com jogos, com a Blumhouse Games. Ainda sem títulos anunciados e lançados, a intenção da Blumhouse Games é trabalhar com desenvolvedores independentes, financiando projetos de terror para consoles, PC e celulares, com o orçamento abaixo de 10 mil dólares.
O futuro da produtora
Com a Blumhouse Games e os anúncios de novos projetos, o futuro da produtora parece concreto e bem empolgante para os fãs de terror. No final de 2022, a Blumhouse emplacou o sucesso M3gan, de Gerard Johnstone, e 2023 parece vir com tudo. Algumas das obras anunciadas são as adaptações para os cinemas de Spawn e Five Nights at Freddy’s.
Mas, o que mais tem deixado os fãs com as expectativas lá em cima são os novos filmes da franquia O Exorcista. David Gordon Green assume novamente o comando de revitalização de uma franquia de sucesso, e, de acordo com as notícias até o momento, as ideias de Green parecem promissoras.
Ellen Burstyn retorna a seu papel como Chris MacNeil, mãe de Regan no sucesso de 1973. No filme, pela sinopse divulgada até então, o personagem de Leslie Odom Jr. será um pai dedicado que passa a enfrentar problemas quando sua filha é possuída. Ele parte, então, para pedir ajuda a MacNeil. Uma das notícias mais recentes sobre a produção é que Linda Blair terá uma participação no filme, o que deixou os fãs mais empolgados. Essa nova sequência de O Exorcista está prevista para estrear nos cinemas em 13 de outubro de 2023.
A Blumhouse tem entregado filmes de qualidade para os fãs de terror há mais de 10 anos, e estamos ansiosos para ver o que virá a seguir. Qual o seu filme favorito da produtora? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.