De acordo com o site Variety, Paco Plaza, que co-dirigiu [REC] e dirigiu o aclamado filme de possessão Verônica: Jogo Sobrenatural, se junta a Enrique Lopez Lavigne para trazer às telas mais uma obra de caráter sobrenatural: a adaptação da graphic novel Ritual Romano, de El Torres, Jaime Martínez e Sandra Molina.
Na obra, um padre excomungado precisa retornar ao Vaticano após descobrir que o próprio Papa se encontra possuído. Devido ao seu caráter transgressor, a graphic novel foi rejeitada por várias editoras antes de finalmente ser publicada. No Brasil, a primeira editora brasileira dedicada ao terror, DarkSide® Books, foi a responsável pela publicação do título em português.
Pensada como série de terror, a adaptação pretende seguir a ideia original do material, apresentando uma visão contemporânea da clássica história de exorcismo, e que o El Estudio, responsável pela obra, descreve como “o exorcismo final: o último desafio das fundações da Igreja, do maior representante de Deus na Terra, pelas forças do mal”.
El Estudio é uma das grandes produtoras independentes da atualidade, com conexões em Los Angeles, Cidade do México e Madrid, e onde a série está em desenvolvimento.
Na série, assim como na obra original, o Papa está possuído e o Vaticano não tem escolha, a não ser chamar o exilado Padre Salvador Trinidad, para salvar o pontífice. Com um exorcismo fracassando após o outro, o Vaticano está avançando na escolha de um novo Papa, revelando uma luta de poderes feroz. O trabalho de Trinidad não é somente derrotar o demônio preso no Papa, que está assassinando membros da Curia, mas também adentrar em uma elaborada conspiração de interesses e crimes, encoberta pela proteção da Igreja Católica e das possíveis relações com os membros da Curia pontifícia.
El Torres afirma ter ficado deslumbrado quando criança pelo trabalho de William Fridkin e William Peter Bratty em O Exorcista, tanto o filme quanto o livro original.
Para escrever Ritual Romano, que conta com a arte de Jaime Martínez e as cores de Sandra Molina, El Torres retirou informações de entrevistas do Padre Gabrielle Amorth e do trabalho do Padre José Alonso Fortea, outro exorcista, Summa dæmoniaca e Exorcística.
“Eles me deram muitas ideias sobre como um demônio poderia se comportar e como um exorcista não poderia se comportar. Então nosso indômito exorcista, o soldado cansado de Deus, é um monte de ‘nãos’. Ritual Romano foi concebido como uma graphic novel. Seu sucesso em vários países é porque quadrinhos permitem certas licenças e recursos que são difíceis de adaptar para filmes e TV”, disse El Torres, que afirma nunca ter sonhado com uma adaptação para a TV, “mas a realidade sempre surpreende”.
“Não é muito comum por esses dias descobrir releituras de assuntos clássicos de alguns gêneros que são tão frescos, impactantes e, ao mesmo tempo, aterrorizantes. Isso o El Torres conquista em sua história de possessão que brinca com nosso prévio conhecimento do gênero”, afirma Plaza. “Ele nos guia, de forma magistral, de um lugar que conhecemos para um lugar que nunca imaginamos.”
Lópes Lavigne acrescenta: “Neste cruzamento entre ficção, graphic novel e o gênero do horror, Ritual Romano é uma história exemplar de exorcistas no Vaticano que eu realmente quero ver como espectador”.
Ainda não há maiores informações sobre elenco e data de estreia, mas podemos aguardar ansiosos uma obra assustadora e macabra. Já a graphic novel Ritual Romano pode ser adquirida diretamente na loja oficial da DarkSide® Books.
Gostou da notícia? Comente a adaptação de Ritual Romano com a Macabra no Instagram e Twitter.