Animação em stop motion, às vezes, pode ser algo bastante aterrorizante. Desde os filmes que usavam a técnica de Ray Harryhausen de Dynamation até os mais recentes como as animações dos estúdios Laika, bonecos de massinha, aliados a um bom roteiro, podem fazer crianças e adultos tremerem.
LEIA+: 9 ANIMAÇÕES ATERRORIZANTES PARA OS FÃS DE HORROR
Dentro do stop motion, uma das possibilidades de trabalho é a claymation, ou clay animation, que tem conquistado cada vez mais espaço com filmes como Wallace e Gromit, ou Shaun: O Carneiro, e sua sequência Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca, indicado ao Oscar de melhor animação. Para trabalhar com esse tipo de animação pode-se utilizar diversos tipos de massas, dentre elas, a cerâmica plástica.
A cerâmica plástica, ou polymer clay como é conhecida, é uma massa à base de polímero utilizada em diversos tipos de artesanato, inclusive em toy arts. Por seu fácil manuseio, já que é bastante flexível, ela permite que o artista trabalhe em suas formas e modelagem de escolha, o que abre um amplo leque de possibilidades.
A artista Lizzie Campbell, por exemplo, resolveu utilizar a cerâmica plástica para um projeto bastante divertido e uniu duas paixões: a modelagem e os filmes de terror. Em seu site, Campbell conta como seu trabalho pessoal está sempre sendo influenciado pelos filmes que assiste.
Ilustradora, Campbell contou em entrevista para o site da agência Talenthouse que começou a trabalhar com a massa de uma forma repentina, por acidente. Depois de alguns anos, a artista voltou a estudar e acabou em um workshop sobre o material. Depois, em uma competição da própria Talenthouse, que chamava artistas para fazerem um pôster alternativo para o filme Filth – O nome da ambição (2013, dir. Jon S. Baird, baseado em um livro de Irvine Welsh), acabou se interessando por fazer esse tipo de arte.
Algum tempo depois surgiu o seu site, o Clay Disarray, e Campbell passou a trabalhar profissionalmente com esse material. Entre suas artes, além de filmes de terror e seus projetos autorais, Campbell também reproduz outros filmes e séries e até pinturas famosas.
Separamos alguns de seus trabalhos com terror para demonstrar como a massa de modelar pode ser bem assustadora.
Para conhecer mais sobre o projeto de Lizzie Campbell, visite seu site Clay Disarray, ou seu instagram. Gostou das artes? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.