Palhaços emergindo pelos ralos e maníacos com luvas especiais se infiltrando nos sonhos aterrorizam as pessoas, mas cenários horríveis que podem realmente acontecer na vida real também intrigam o público. Isso é parte do motivo pelo qual o subgênero de serial killers no cinema e na literatura é tão popular.
LEIA+: HISTÓRIAS REAIS, ASSASSINOS REAIS. CONHEÇA A LINHA DE LIVROS DE TRUE CRIME DA DARKSIDE BOOKS
A DarkSide Books publica os melhores livros de true crime no país, com uma curadoria ímpar e interessada sempre em trazer informações e estudos de casos para os leitores. No cinema, os mais famosos serial killers inspiraram muitos filmes excelentes, incluindo duas das obras de terror mais famosas já produzidas. Para você que tem nervos de aço, separamos alguns dos melhores filmes de serial killers que se basearam em crimes reais.
Retrato de um Assassino
Henry: Portrait of a Serial Killer, 1986 // Retrato de um Assassino, de John McNaughton, é baseado na história da vida real de Henry Lee Lucas. De Virgínia, Lucas cometeu muitos assassinatos nos anos 1960 e 1970, sendo preso pelas mortes de Frieda Powell e Kate Rich. O serial killer confessou esses assassinatos e Lucas foi condenado por 11 homicídios, embora ele alegasse ter assassinado cerca de 3.000 pessoas.
Baseado neste caso, Retrato de um Assassino compartilha muitas semelhanças com a história real, incluindo a representação de Ottis Toole, outro serial killer e amigo de Lucas. Mas o filme não tenta ser 100% preciso e muitas vezes é apenas “inspirado” pelas confissões e fantasias de Lucas. Henry Lee Lucas fez centenas de confissões de falsos homicídios. Ninguém sabe exatamente quantas pessoas ele matou.
Amor Assassino
The Deliberate Stranger, 1986 // Baseado no livro com o mesmo nome, este filme de TV em duas partes foi ao ar na NBC em 1986 e foi baseado no julgamento de Ted Bundy. Bundy muitas vezes atraía mulheres para ir ao seu carro ou a um lugar isolado, fingindo uma lesão. Certa vez Bundy usou uma tipoia e conseguiu que garotas o acompanhassem até seu carro à veraneio, para supostamente ajudá-lo a colocar seu barco na água.
O filme não conta a história completa de Bundy, que assassinou pelo menos 30 pessoas — provavelmente mais — na vida real, mas recebeu elogios por ser relativamente preciso, muito mais do que outros filmes baseados em assassinos reais. Mark Harmon, que agora estrela no NCIS, recebeu elogios por sua atuação como Bundy, recebendo uma indicação ao Globo de Ouro. Já o Ted Bundy da vida real era tão macabro que manteve algumas das cabeças decepadas de suas vítimas como troféus.
O Estrangulador de Rillington Place
10 Rillington Place, 1971 // O Estrangulador de Rillington Place conta a história do assassino em série da vida real John Christie, interpretado pelo lendário ator Richard Attenborough. No filme, Christie assassinou e lacerou dois de seus vizinhos em seu apartamento em Rillington Place. Infelizmente, esta série de eventos realmente macabros aconteceu.
Tim e Beryl Evans se mudaram para Rillington Place, número 10, onde John Christie morava; ele assassinou Beryl, com Tim sendo condenado à morte pelo assassinato. Enquanto Christie matou pelo menos oito pessoas, e o filme mostra muitos desses assassinatos, ele se concentra principalmente em Tim e Beryl.
Devorado Vivo
Eaten Alive, 1976 // Devorado Vivo é sobre um dono de hotel psicopata que mata pessoas e as serve de alimento ao seu crocodilo de estimação. O filme de Tobe Hooper (o diretor genial que parece ter uma fixação pelo tema dessa matéria) é um pouco parecido com Psicose, com uma mulher visitando o hotel e sendo morta, apenas para novos personagens chegarem e olharem para sua morte. E acredite ou não, é baseado em uma pessoa real.
Embora a maior parte do filme seja fictícia, ela foi inspirada no caso real do serial killer Joe Ball, que administrava um bar no Texas e mantinha seis jacarés em uma lagoa. Quando as mulheres locais começaram a desaparecer, havia rumores de que Ball as matava e alimentava seus jacarés com os corpos. Uma testemunha inclusive disse que viu acontecer. No entanto, não está claro se isso realmente ocorreu. Na verdade, a polícia encontrou muitas vítimas enterradas, de acordo com o Texas Monthly. Embora não tenha sido provado que Ball realmente alimentou seus jacarés com carne humana, ele ainda ganhou o apelido macabro de “Alligator Man”.
Caçada Implacável
To Catch a Killer, 1992 // Caçada Implacável conta a história de John Wayne Gacy, um dos mais notórios serial killers de todos os tempos. Entre 1972 e 1978, Gacy assassinou pelo menos 33 garotos. Gacy atraiu os meninos para sua casa, oferecendo-lhes um emprego. Ele atacou sexualmente e assassinou, enterrando os corpos em seu espaço de rastreamento.
O filme se concentra em um detetive que tenta resolver o mistério por trás da morte de vários meninos. Ele tem dificuldade em condenar Gacy, considerando que ele é amado pela cidade. Eventualmente, o detetive recebe um mandado e procura na casa de Gacy, encontrando dezenas de corpos. Brian Dennehy, que interpretou John Wayne Gacy no filme, recebeu uma indicação ao Emmy por sua performance. O filme é bastante preciso, embora tenha mudado algumas pequenas imprecisões e muitos nomes. Gacy ganhava a vida como palhaço em festas de aniversário de crianças e passou a ser conhecido como o “Palhaço Assassino”. Sim, ele também inspirou It, de Stephen King.
LEIA+: A GALERIA MACABRA DE PALHAÇOS EM KILLER CLOWN
Dahmer – Mente Assassina
Dahmer, 2002 // Na vida real, Jeffrey Dahmer matou 17 pessoas em um período de 13 anos. Com vinte e poucos anos, Dahmer encontrou suas vítimas em bares gays, trazendo-os para sua casa e drogando, estuprando e matando-os. Ele geralmente desmembrava e se livrava dos restos mortais de suas vítimas (comendo algumas partes), mas mantinha os crânios em uma coleção macabra. A polícia finalmente prendeu Dahmer em 1991, depois que uma vítima, Tracy Edwards, escapou e os levou para o apartamento. A polícia encontrou várias fotos que Dahmer tirou de seus assassinatos e prendeu-o.
Dahmer, o filme, retrata muitos desses eventos importantes, mas muda os nomes das vítimas (Tracy Edwards é Rodney no filme). Jeremy Renner recebeu elogios por sua performance, apesar de alguns críticos acharem que o filme foi muito explorador. As pessoas não discutem mais o filme, mas bem ou mal lançaram a carreira de Jeremy Renner. Dahmer foi morto na cadeia, três anos após a sentença. Ele alegava acreditar em Deus e Jesus Cristo e foi assassinado por outro matador.
Monster: Desejo Assassino
Monster, 2003 // Em 2003, Charlize Theron ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua inesquecível interpretação da serial killer Aileen Wuornos, em Monster: Desejo Assassino. Na vida real, Wuornos atirou e matou sete homens de meia-idade em 1989 e 1990. Ela então confessou tudo, em 1991.
Mais tarde, ela disse que “odeia a vida humana e mataria novamente”. Ela foi sentenciada à morte pelo assassinato de Richard Mallory, dono de uma loja de 51 anos, e não se declarou culpada de outros assassinatos. Aileen foi executada em 2002. Ela originalmente alegou que foi estuprada pelos sete homens e que ela os matou em legítima defesa.
Zodíaco
Zodiac, 2007 // Entre os melhores filmes de serial killers já feitos, está o Zodíaco, de David Fincher, que é único, baseado em um caso não resolvido. O filme de Fincher gira em torno da caçada ao Assassino do Zodíaco, que matou pelo menos cinco pessoas e possivelmente até 37 pessoas na Califórnia nos anos 1960 e 1970.
Existem muitos suspeitos e muitas teorias sobre a identidade do Assassino do Zodíaco, mas cinco décadas depois, o matador ainda não foi identificado. O filme de Fincher, portanto, é mais sobre a busca das personagens por respostas. O filme aponta para Arthur Leigh Allen como um possível suspeito, apenas para sugerir que ele não era o assassino, afinal. Ainda hoje os investigadores estão trabalhando para desvendar o caso e esperam usar DNA e genealogia para finalmente identificar o Assassino do Zodíaco. Recentemente uma de suas mensagens, datada de 51 anos, foi decifrada. A mensagem, entretanto, não tinha nenhuma informação sobre a identidade do assassino.
O Silêncio dos Inocentes
The Silence of the Lambs, 1991 // O Silêncio dos Inocentes não é baseado diretamente em nenhuma história. Ainda assim, crimes da vida real inspiraram o filme. Segundo estudiosos, Buffalo Bill é um amálgama de três assassinos: Ed Gein, Ted Bundy e Gary Michael Heidnik. As influências são claras. Ed Gein removeu as peles de suas vítimas e as usou de maneira bizarra. Ted Bundy ajudou o FBI a traçar perfis de outros maníacos, e Gary Michael Heidnik manteve suas vítimas cativas em um porão.
Além disso, o personagem de Hannibal Lecter tem inspiração na vida real. O novelista Thomas Harris disse em 2013 que Lecter foi inspirado por um cirurgião assassino que conheceu quando era repórter e que ele descreveu como tendo “certa inteligência e elegância”. O médico ao qual Harris se referiu foi identificado como Alfredo Ballí Treviño, um médico que assassinou um amigo próximo. Ele não era um canibal, no entanto. Já Gary Michael Heidnik foi dispensado do Exército após 14 meses devido a uma deficiência médica. Ele foi relatado para ter “transtorno de personalidade esquizoide”.
LEIA+: 24 CURIOSIDADES APETITOSAS SOBRE O SILÊNCIO DOS INOCENTES
Os Crimes de Snowtown
Snowtown, 2011 // O filme australiano Os Crimes de Snowtown é a verdadeira história de assassinatos cometidos por três homens australianos nos anos 1990. Em 1999, a polícia de Snowtown encontrou oito corpos desmembrados em barris dentro de um antigo banco. Uma investigação maciça se desenrolou e eles finalmente descobriram que sete pessoas participaram das matanças. O líder foi John Justin Bunting, que foi auxiliado por Robert Joe Wagner e James Vlassakis.
A investigação e o julgamento subsequente tornaram-se um dos mais famosos da história da Austrália, atraindo um enxame de atenção da mídia. O julgamento conjunto de Bunting e Wagner durou 12 meses completos, com ambos os homens recebendo condenações. O filme segue principalmente Bunting e Vlassakis, mostrando os eventos que levaram os assassinatos e, eventualmente, os próprios assassinatos. Bunting abrigava um ódio maciço contra pedófilos e homossexuais.
O Homem Que Odiava as Mulheres
The Boston Strangler, 1968 // O Homem Que Odiava as Mulheres é baseado na verdadeira história de uma série de assassinatos ocorridos entre 1962 e 1964. Albert DeSalvo abusou sexualmente e matou 13 mulheres em suas próprias casas, não deixando sinais de entrada forçada. Embora as pessoas chamassem o assassino de “o Estrangulador de Boston”, alguns dos assassinatos aconteceram em outras cidades de Massachusetts, como Lawrence e Cambridge. DeSalvo foi preso quando uma de suas vítimas sobreviveu e foi à polícia.
Algumas perguntas sobre o caso vieram à tona no momento em que o filme foi feito. Ele recebeu críticas por descrever DeSalvo como tendo transtorno de personalidade múltipla, que ele não tinha oficialmente na vida real. Durante anos, muitas pessoas questionaram se havia outro assassino ou se Albert DeSalvo pode não estar sido envolvido, embora a evidência de DNA tenha confirmado que ele era o estrangulador em 2013. Originalmente, a polícia não conseguiu encontrar provas físicas para provar que DeSalvo era o assassino, por isso ele foi a julgamento por roubo não relacionado e crimes sexuais.
Psicose
Psycho, 1960 // Psicose é um dos filmes de terror mais populares de todos os tempos, mas muitas pessoas não sabem que é inspirado por um verdadeiro assassino, pelo menos até certo ponto. Alfred Hitchcock adaptou o filme clássico a partir do romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch, de 1959, baseado no caso real de Ed Gein. Ambos (Norman Bates e Ed Gein) tinham uma obsessão por suas mães. Gein chegou ao fundo do poço depois de sua morte, e os psicólogos suspeitam que ele fazia roupas com a pele das mulheres para se parecer com a mãe.
Em 1957, a proprietário de uma loja em Plainfield, Wisconsin, chamado Bernice Worden, desapareceu. Ed Gein foi a última pessoa que a tinha visto quando ele comprou um litro de anticongelante. A polícia o prendeu e revistou sua fazenda. Eles não encontraram apenas o corpo de Worden, mas também encontraram uma casa coberta de restos humanos. Mais tarde, descobriram que Gein visitava frequentemente cemitérios locais para exumar corpos. Após a morte de seu irmão e mãe, Gein morava sozinho na fazenda da família. Ele trancou a porta do quarto de sua mãe e manteve tudo dentro dela exatamente como estava quando ela estava viva. Tanto Gein como Bates foram enviados para uma instituição psiquiátrica, embora Bates seja libertado da instituição em Psicose II, enquanto Gein permaneceu lá até sua morte.
Viagem ao Inferno
Wolf Creek, 2005 // Comercializado como sendo baseado em eventos reais, Viagem ao Inferno não é uma adaptação direta de qualquer história em particular, mas a trama foi evidentemente inspirada em casos reais. Um deles foi o “Assassino de Mochileiros”, Ivan Milat. Entre 1989 e 1993 na Austrália, Milat assassinou sete jovens, cinco dos quais estavam visitando a Austrália. As cenas de crimes de Milat eram fáceis de identificar por suas fogueiras artesanais primitivas de tijolo, bitucas de cigarro e cartuchos de calibre 22. Atualmente, ele cumpre sete sentenças consecutivas de prisão perpétua.
Bradley John Murdoch também inspirou essa história. Na vida real, Murdoch foi acusado do assassinato do turista Peter Falconio e do assalto da namorada de Falconio, Joanne Lees. O filme Viagem ao Inferno foi finalizado antes do julgamento ser concluído, mas Murdoch recebeu uma sentença de prisão perpétua. Ele ainda alega inocência e ninguém jamais encontrou o corpo de Peter Falconio.
O Verão de Sam
Summer of Sam, 1999 // O Verão de Sam é sobre os assassinatos em série de David Berkowitz. A partir do verão de 1976, Berkowitz matou seis pessoas e feriu oito usando um revólver calibre 44, enviando cartas à polícia zombando dela enquanto os oficiais tentavam encontrar o assassino. Em julho de 1977, cerca de um ano após o primeiro assassinato, a polícia prendeu Berkowitz, que confessou os assassinatos e disse que estava seguindo ordens de um demônio que tomou a forma de um cachorro chamado Sam.
O filme de Spike Lee não foca em Berkowitz, mas conta uma história diferente, já que os assassinatos ocorrem em segundo plano. O personagem principal é Vinny, um cabeleireiro que vive no Bronx, mas sua história se cruza com a história de Berkowitz.
O Massacre da Serra Elétrica
The Texas Chainsaw Massacre, 1974 // Tobe Hooper lançou seu filme de 1974 como uma história real, abrindo com um cartão de título afirmando que o filme é baseado em “um dos crimes mais bizarros nos anais da história americana”. Isso é tecnicamente verdade, mas não da forma que o filme sugere.
Não havia equivalente na vida real ao que foi descrito no Massacre, e o personagem de Leatherface é completamente fictício. Mas esta história foi vagamente baseada nos assassinatos de Ed Gein. Afinal, Gein usava restos humanos de formas bizarras, como para fazer tigelas de caveiras e máscaras de pele humana. Embora depois da polícia, em última instância, Gein tenha sido preso e enviado a uma instituição psiquiátrica, o Massacre da Serra Elétrica termina de uma forma muito mais sinistra, com Leatherface permanecendo vivo, pronto para matar novamente.
LEIA+: CASAS MACABRAS: CONHEÇA O LAR DE MONSTROS DA VIDA REAL
*
Gostou da lista de filmes baseados em crimes reais? Se prepare para várias maratonas visitando a categoria Listas. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.