Bom Garoto e outros filmes esquisitos para ver tarde da noite

Se o cachorro é o melhor amigo do homem, o que dizer a respeito de um homem vestido de cachorro? A Macabra comenta sobre Bom Garoto, de Viljar Bøe, e indica três filmes que combinam com a esquisitice desse longa.

Se você era adolescente nos anos 1990 e 2000, com o boom da internet chegando finalmente a um público mais amplo, deve ter ouvido muitos avisos sobre os perigos de se conhecer pessoas online. Saindo de um período de extenso pânico satânico e de histórias como os palhaços da Kombi branca, quando os serial killers dominavam as manchetes norte-americanas (e brasileiras também), e que qualquer um, do seu vizinho ao primo de seu amigo, poderia ser um assassino disfarçado. 

Foi um momento de muito alarde — não sem motivos; de certa forma, essas notícias tornaram as pessoas conscientes com os perigos no geral . Mas, com a internet, essas pessoas poderiam estar dentro de nossa própria casa. 

Os anos passaram e a internet (ou as pessoas mal intencionadas que acessam a internet) continuou sendo fonte de preocupação — de pais, filhos, familiares no geral. E, com isso, os filmes de terror se beneficiaram dessa preocupação e nos brindaram com várias obras usando esse pano de fundo: cuidado com os perigos de conhecer pessoas online.

LEIA+: 6 FILMES ABSURDOS DE COMÉDIA DE TERROR

Mas talvez uma das obras mais insanas nessa crescente categoria e que vale um olhar mais aprofundado seja Bom Garoto, de Viljar Bøe. A Macabra fala um pouco sobre esse longa e ainda indica outros três filmes com a mesma vibe.

O melhor amigo do homem

Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, e quem tem um animalzinho desses pode atestar essa informação como sendo verdadeira. É o caso de Christian (Gard Løkke), um jovem milionário e bastante tímido que vive em sua mansão isolada. Quando conhece Sigrid (Katrine Lovise Øpstad Fredriksen) em um aplicativo de namoro e ambos saem para um encontro, Sigrid pensa ter tirado a sorte grande. Depois de um ótimo primeiro encontro, ambos vão para a casa de Christian.

É na manhã seguinte que Sigrid conhece Frank, o amado cachorrinho de Christian. Mas Frank é um homem que passa 24 horas do dia vestido de cachorro e se portando como um animal. 

É, exatamente. A maioria das mulheres perceberia pelo menos umas três red flags nesse comportamento. Mas não Sigrid. Sigrid resolve investir na relação. E é a partir daí que o filme de pouco mais de uma hora de duração se desenvolve. 

A mente por trás da obra

Escrito e dirigido por Viljar Bøe, o filme foi lançado em 2022 e logo chamou a atenção da crítica e do público. Não podemos negar que é uma história no mínimo curiosa, não é? Em entrevista ao site Script, Bøe falou um pouco mais sobre suas inspirações e sobre como essa ideia enfim ganhou vida.

De acordo com o cineasta, que também é roteirista e já trabalhou como ator, editor, assistente de câmera e músico, a ideia para Bom Garoto surgiu em 2018, e ele não faz muito ideia de porquê ou como, mas ficou firmemente com a imagem de um homem vestido de cachorro na cabeça. Suas principais inspirações, por incrível que pareça, foram os filmes 50 Tons de Cinza e A Bela e a Fera.

“Eu fui muito inspirado por 50 Tons de Cinza e A Bela e a Fera, e essas histórias sobre uma pessoa rica e incompreendida, que de primeira parece um pouco má, mas então se torna, pelo menos em A Bela e a Fera, uma pessoa boa. Mas eu queria distorcer um pouco isso e inverter a história. Então esses foram dois dos elementos que eu comecei [a trabalhar].” 

Talvez por isso o nome do nosso protagonista seja Christian? 

Mas uma fantasia de cachorro?

E Bøe é um cara muito consciente de suas escolhas enquanto cineasta. Uma pergunta constante nas entrevistas que seguiram o lançamento do filme foi como ele conseguiu tornar crível que Sigrid retornaria para um segundo encontro com Christian depois de descobrir seu segredo sobre Frank. Viljar Bøe sabia que seria uma tarefa complexa, mas que conseguiu resolver sem maiores empecilhos.

Para ele, como comentou para o site Coming Soon, o mais importante talvez tenha sido a escalação de Gard Løkke como o galã da história. Era importante que um homem naturalmente bonito e charmoso pudesse interpretar Christian, alguém com um carisma magnético cujo seria fácil de aceitar que tivesse algo estranho sobre ele.

Além disso, conforme pensava no roteiro, Bøe também descobriu sobre o “puppy play”, o fetiche em que pessoas se vestem como cachorros, e apesar de afirmar não ter o lado sexual da coisa entre Christian e Frank, o cineasta afirmou que isso facilitou o processo: “(…) quando descobri que [o puppy play] era uma coisa de verdade, isso também ajudou a dar um motivo do porquê ela voltaria. Era algo existente, então não era um problema”.

Confira o trailer do filme abaixo.

Três filmes para assistir com Bom Garoto

Se você gosta de explorar as possibilidades de um tema e é dado a double (ou mais) features, a Macabra lista três filmes que combinam com Bom Garoto para uma maratona de final de semana. 

Fresh

Fresh, 2022 // Noa (Daisy Edgar-Jones) vem de uma longa lista de primeiros encontros fracassados combinados por aplicativos de relacionamentos. Então, certo dia, ela encontra Steve (Sebastian Stan) no mercado. Steve parece um cara ótimo, e ela finalmente conhece alguém à moda antiga, então resolve dar uma chance. Mas, quando eles vão viajar juntos para a casa isolada de Steve, ela acaba descobrindo algo muito sombrio sobre o cara. Escrito por Lauryn Kahn e dirigido por Mimi Cave, Fresh casa perfeitamente com Bom Garoto.

Noites Brutais

Barbarian, 2022 // Tess (Georgina Campbell) aluga uma casa por uma plataforma de hospedagens online, mas, chegando lá, encontra o local ocupado por Keith (Bill Skarsgård), que também o havia alugado para o mesmo período. Ambos decidem ficar por ali, já que não há outra coisa a fazer. Porém, acabam descobrindo algo terrível vivendo no porão. Dirigido e escrito por Zach Cregger, Noites Brutais tem um clima estranho de que alguma coisa tenebrosa pode acontecer a qualquer momento — do jeitinho que a gente adora!

Creep

Creep, 2014 // Aaron (Patrick Brice) é um jovem videografista que respondeu ao anúncio de Josef (Mark Duplass), um homem que está prestes a morrer de câncer, mas gostaria de gravar seus últimos dias para sua esposa grávida. Porém, depois que começa a realizar o trabalho, Aaron passa a perceber que Josef é muito mais estranho do que parece, e que há algo de muito errado acontecendo. Escrito por Duplass e Brice, e dirigido por Brice, o filme ganhou uma sequência em 2017, também um produto da parceria de Duplass e Brice. E, recentemente, foi anunciada uma série de TV baseada nos filmes, até o momento intitulada como “The Creep Tapes”, sem previsão de estreia.

*

E você, já assistiu Bom Garoto ou alguns dos outros filmes? Qual o seu favorito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.