Canibais pouco convencionais do terror

Não se deixe enganar: por trás de um sorriso encantador e de certa inocência, se esconde um predador. Confira alguns canibais que fogem das convenções dos filmes de terror.

Às vezes, os lobos se escondem sob as peles dos cordeiros. Com a avalanche de histórias de true crime sobre serial killers dos últimos anos, logo percebemos que qualquer um pode ser um assassino. E, nesse sentido, canibais também podem se esconder à vista de todos.

Longe de serem os monstros deformados e isolados que filmes como O Massacre da Serra Elétrica e Quadrilha dos Sádicos nos apresentaram como sendo referência de canibais, estes personagens fogem um pouco à regra. Em vez disso, se apresentam como cidadãos comuns, com empregos, famílias e até um certo charme que lhes permite navegar facilmente pela sociedade.

A Macabra selecionou alguns personagens canibais dos filmes de terror que rompem com o clichê e nos fazem repensar o que imaginamos sobre essas figuras sombrias.

Hannibal Lecter

Franquia Hannibal // O canibal mais lembrado da cultura pop, Hannibal Lecter fascinou e aterrorizou muitos fãs ao longo dos anos, tanto na literatura quanto no cinema. Hannibal não é do tipo que deixa seus interesses sanguinários escaparem em uma conversa; é elegante e muito educado — o que, com certeza, ajudou com que muitas vítimas caíssem no seu papo. Esse é uma das características mais interessantes do personagem, que tem sua história expandida na série de TV. Mas não se deixe enganar por seus belos olhos, por suas palavras gentis ou por seus conhecimentos acadêmicos, Hannibal é o mais perigoso dos canibais. (Ah, e você já está sabendo? A DarkSide publicou Hannibal: A Origem do Mal, do Thomas Harris, prato cheio pra quem tem fome.)

LEIA+: AS VÁRIAS FACES DE HANNIBAL LECTER

Justine

Raw, 2016 // Conhecemos Justine (Garance Marillier) quando ela própria começa a se conhecer. Vivendo uma vida vegetariana, ao entrar no primeiro período de veterinária e passar por um trote bastante agressivo, que a atinge como um duro golpe diante da vida que levava até então, ela acaba descobrindo uma série de segredos de sua família a respeito de sua dieta. Justine, à primeira vista, é apenas uma garota comum, mas há nela uma sede por carne que vem de gerações. Raw foi dirigido por Julia Ducournau e se tornou um dos grandes filmes da década passada.

Otávio e Gilda

O Clube dos Canibais, 2018 // Otávio (Tavinho Teixeira) e Gilda (Ana Luiza Rios) são um casal muito rico, parte da elite social brasileira. A vida dos dois parece ser regada de muito luxo e elegância, mas ambos compartilham um estranho costume: eles se alimentam (literalmente) de seus empregados. E não apenas eles, há um clube inteiro voltado a esse tipo de consumo, e todos os membros são abastados e privilegiados. Com um subtexto bastante objetivo, Guto Parente, diretor e roteirista do filme, nos apresenta canibais que não vivem dentro de cavernas ou mansões decrépitas, e sim cercados do bom e do melhor.

Família Parker

Somos o Que Somos, 2013 // À primeira vista, a família Parker é uma família benevolente, vivendo de forma decente, mas um pouco afastados do contato social. Isso poderia ser explicado pelo fervor religioso que eles parecem seguir. Entretanto, se aprofundando um pouco mais no cotidiano da família, conhecemos os verdadeiros costumes que são seguidos pelos Parker: atos de canibalismo, uma tradição ancestral que o pai, Frank (Bill Sage), teima em seguir. Mas nem todos estão de acordo com essas normas. O filme dirigido por Jim Mickle é uma versão norte-americana do filme de mesmo nome dirigido por Jorge Michel Grau, lançado em 2010.

Mareen e Lee

Até os Ossos, 2022 // Desde pequena, Mareen (Taylor Russell) tem uma condição um pouco complexa: ela tem tendências canibalistas desde a mais tenra idade. Abandonada pela mãe, Mareen viveu com seu pai até a maioridade, mas ele também não sabia lidar muito bem com a situação. Tentando descobrir de onde vem esse instinto que a faz consumir carne humana, Mareen parte em busca de respostas. Em meio aos perigos de uma garota desacompanhada em uma road trip, ela conhece Lee (Timothée Chalamet), que tem uma condição parecida com a dela. Adaptado do livro de mesmo nome de Camille DeAngelis e dirigido por Luca Guadagnino, Até os Ossos nos apresenta um grupo bastante diverso de canibais.

Coronel Ives

Mortos de Fome, 1999 // Capitão John Boyd (Guy Pearce) recebeu uma promoção, mas não podemos dizer que foi por mérito próprio. E nem podemos dizer que foi uma promoção para melhor. Ao assumir o comando de um posto em um lugar longínquo e afastado, logo os problemas de Boyd começam a aparecer. O maior deles, sem dúvida, é uma missão de resgate que o coloca frente a frente com o Coronel Ives (Robert Carlyle), um homem perigoso e que desenvolveu um estranho apetite por carne humana. Dirigido por Antonia Bird.

*

Se você é fascinado pelo universo de Hannibal Lecter, não deixe de conferir O Silêncio dos Inocentes: Entre Cordeiros e Monstros, que analisa o clássico filme de 1991, e Hannibal: A Origem do Mal, de Thomas Harris, que conta o início da jornada do serial killer. Comente com a Macabra no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.