Os jogos olímpicos começaram no dia 24 de julho de 2024, e a cerimônia oficial de abertura acontece hoje — sexta — às 14h. Com um total de 274 atletas registrados, o Brasil está em 39 das 48 modalidades esportivas que serão disputadas nos próximos dias. Você, caro leitor, pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o terror. Bom, com uma boa dose de imaginação, qualquer coisa vira combustível para o medo.
LEIA+: QUE OS JOGOS COMECEM: 7 FILMES DE TERROR COM DISPUTAS MACABRAS
A Macabra selecionou oito filmes que envolvem competições esportivas bem aterrorizantes — seja pelas condições em que são disputadas ou por aqueles que são responsáveis por elas. Se prepare para torcer para seu competidor favorito e vem com a gente.
Rollerball: Os Gladiadores do Futuro
Rollerball, 1975 // Em uma sociedade distópica no futuro (lançado em 1975, o futuro seria o ano de 2018), as corporações e empresas multimilionárias substituíram o que conhecemos como países, e uma competição violenta do esporte Rollerball (muito parecido com o Roller Derby, mas com a permissão de usar motocicletas) se faz presente para o entretenimento de uma população cada vez mais controlada por essas companhias. Mas um atleta veterano, Jonathan E. (James Caan), almeja acabar com esse terror. Dirigido por Norman Jewison, Rollerball é perfeito para fãs de filmes como The Warriors.
Estranha Obsessão
The Fan, 1996 // Bobby Rayburn (Wesley Snipes) é um importante jogador de baseball que acabou de se unir aos San Francisco Giants. Gil Renard (Robert De Niro), um fã obsessivo, cujo negócio é vender facas de caça, ficou bastante entusiasmado com a notícia. Porém, Rayburn está jogando a pior temporada de sua carreira. Renard não quer que isso aconteça, e tentará de tudo para ajudar o jogador — mas irá ultrapassar vários limites. Dirigido por Tony Scott — que também dirigiu o filme Fome de Viver (1983), com David Bowie, Susan Sarandon e Catherine Deneuve —, além de De Niro e Snipes, o filme ainda conta com John Leguizamo e Benicio Del Toro no elenco.
Corrida da Morte – Ano 2000
Death Race 2000, 1975 // Antes de GTA, havia Death Race. Em um futuro distópico (o futuro distópico é um perigo para os esportes), competidores participam de uma corrida de carros cross-country organizada pelas Províncias Unidas da América e intitulada Corrida Transcontinental Anual, com o intuito de pacificar as massas descontentes em um momento de grande tumulto social. Os pontos são ganhos conforme eles atropelam pedestres desavisados pelas estradas. Dirigido por Paul Bartel, o filme tem David Carradine e Sylvester Stallone no elenco, e ganhou um remake em 2008, intitulado Corrida Mortal, protagonizado por Jason Statham e Tyrese Gibson.
Sob as Águas do Sena
Sous la Seine, 2024 // O ano é 2024 e Paris está, pela primeira vez, sendo a cidade anfitriã do Torneio Mundial de Triatlo. As competições serão no Sena e tudo parece estar indo conforme o planejado. Porém, quando um imenso tubarão passa a fazer o Sena a sua morada, todos os competidores podem estar em risco. Mika (Léa Léviant), uma ativista que descobriu sobre o tubarão, se une à cientista Sophia (Bérénice Bejo) e ao policial Adil (Nassim Lyes) para tentar deter o banho de sangue. Dirigido por Xavier Gens e lançado às vésperas das Olimpíadas — que serão realizadas na França, sim — Sob as Águas do Sena está disponível na Netflix. Um pouco polêmico pela data de lançamento e escolha de tema, mas é um filme bastante razoável.
O Sobrevivente
The Running Man, 1987 // Ben Richards (Arnold Schwarzenegger) é um homem inocente, condenado a participar de um mórbido programa de TV que apresenta penas capitais para os espectadores. Incluindo vários tipos de jogos deturpados, Ben precisa sobreviver a todos os tipos de tentativas de morte. Enquanto isso, os empresários estão preocupados com seus níveis de audiência. Adaptado muito levemente do livro de mesmo nome de Stephen King, o filme foi dirigido por Paul Michael Glaser.
Todas as Cheerleaders Devem Morrer
All Cheerleaders Die, 2013 // Com competições em vários dos países onde o cheerleading é uma atividade esportiva, e sendo algo tão tradicional nas escolas de ensino médio norte-americanas, é claro que cheerleaders já foram protagonistas em filmes de terror algumas vezes. Em Todas As Cheerleaders Devem Morrer, de Lucky McKee e Chris Sivertson, uma jovem rebelde se inscreve para ser líder de torcida, na tentativa de se vingar do capitão do time de futebol americano. Mas há algo de estranho acontecendo, e talvez seus planos não poderão se concretizar.
As Apimentadas: Torça ou Morra
Bring It On: Cheer or Die, 2022 // Da famosa franquia de filmes adolescentes As Apimentadas, surgiu um filme de terror. Dirigido por Karen Lam, com uma pegada que lembra um pouco as histórias de R L. Stine — o próprio nome, Cheer or Die, ou Torça ou Morra, poderiam ter saído de um livro de Rua do Medo —, acompanhamos um grupo de cheerleaders que estão ensaiando em uma escola abandonada, quando algumas das participantes começam a desaparecer.
Ben & Mickey Contra os Mortos
The Battery, 2012 // Ben (Jeremy Gardner) e Mickey (Adam Cronheim) são dois ex-jogadores de beisebol. Além de terem o jogo em comum, os dois se uniram por outro propósito: encontrar comida em uma Nova Inglaterra desolada e cheia de mortos-vivos. Mas as semelhanças param aí. Enquanto Ben é um homem prático que assume a postura de nômade tentando sobreviver, Mickey não consegue aceitar a nova realidade. Quando interceptam uma mensagem de rádio, Mickey fará de tudo para ser aceito em qualquer grupo de sobreviventes. Dirigido por Jeremy Gardner, conhecido por trabalhar no elenco de alguns filmes de Justin Benson e Aaron Moorhead, nós não acompanhamos exatamente as competições de ambos os atletas, mas não poderíamos deixar esse de fora da lista: Ben & Mickey Contra os Mortos é um filme independente, com um orçamento baixo, mas muito interessante.
*
E logo menos teremos outro filme para acrescentarmos a essa lista. Him (anteriormente intitulado Goat), estrelado por Marlon Wayans, será um dos próximos filmes produzidos pela Monkeypaw. O filme será dirigido por Justin Tipping sobre um aspirante a jogador de futebol deve estrear nos cinemas em 2025.
E você, qual o seu filme de esportes favorito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.