Se, assim como nós, você estala os dedos ao ouvir a famosa música de A Família Addams e gostaria de conhecer um pouco mais sobre sua história, nós aproveitamos a semana dos namorados para nos debruçar sobre uma das famílias mais adoradas do terror e dos eternos namorados, Gomez e Morticia.
A Família Addams é uma criação de Charles Addams, em 1938. Charles era um cartunista norte-americano, nascido em 1912, que ficou reconhecido por seu humor obscuro e seus personagens macabros. Seus cartoons apareciam regularmente no The New Yorker, Collider ou TV Guide, e assinava seus desenhos como Chas Addams. Em 1946, ele conheceu Ray Bradbury após fazer uma ilustração do conto “Homecoming”, que saiu na revista Mademoiselle e os dois se tornaram amigos. Charles também foi amigo de Alfred Hitchcock, que possuía duas de suas ilustrações originais. Em 1961, Charles recebeu um prêmio especial Edgar, do Mystery Writers of America, por seu trabalho. As tirinhas sobre os Addams foram lançadas, em maioria, no The New York, entre os anos de 1938 e 1988.
Os Addams acabaram se tornando um enorme sucesso. A família inicialmente era composta por Morticia, Gomez, Wednesday, Pugsley, o mordomo Lurch, Tio Fester, a Vovó e o polvo de estimação de Pugsley; em 1954 foi adicionado ao grupo o Coisa; e em 1964 também foram inseridos os personagens Primo It e o leão de estimação de Morticia, Kitt Kat. Criados para serem o inverso daquilo que se acreditava o correto para uma família da sociedade norte-americana, eles eram estranhos, adoravam o que era macabro e não se preocupavam em nada com a opinião daqueles que estivessem fora do clã.
Os Addams atraíam atenção e isso pode ser percebido, inclusive, nas inspirações que eles causaram antes mesmo de serem lançados em outras mídias. De acordo com artigo no site Moda de Subculturas, em 1953, Maila Nurmi, que ficaria conhecida como a Vampira, se inspirou em uma das personagens de Charles Addams — que, mais tarde, teria o nome de Morticia — para o grande evento anual do dançarino Lester Horton, chamado Hollywood Costume Ball. Era um evento com fantasias, e Nurmi se produziu realmente para chamar a atenção de Addams. Nurmi ganhou o concurso, e acabou chamando a atenção de outra pessoa: Hunt Stromberg Jr., produtor de TV, que gostaria que ela repetisse seu modelo na televisão. Nurmi não queria copiar Addams, então adaptou o modelo. Em 1954 estreava seu próprio programa de TV, The Vampira Show.
Em 1964 foi lançada uma série de televisão no canal ABC, ainda em preto e branco, sobre os Addams, essa família tão fora do comum. Dentre os personagens, alguns ficaram ainda mais fixados em nossa memória, como Gomez interpretado por John Astin e Morticia por Carolyn Jones. A série foi exibida entre os anos de 1964 e 1966, rendendo duas temporadas. Durante a exibição da série, o editor do The New Yorker proibiu que os personagens estivessem nos cartoons de Charles, afirmando que a revista era para outro tipo de leitor, e que não queria que algo que estivesse lá pudesse ser visto por qualquer um na televisão. Após ser aposentado em 1987, os personagens retornaram à revista.
Em 1977 lança-se um filme para TV chamado Halloween with the New Addams Family, mais de onze anos depois do encerramento da série. Apesar do New no título, muitos atores reproduziram seus personagens. Foi o único filme a reunir o elenco novamente.
Em 1972 os Addams fazem uma aparição em um dos episódios de Os Novos Desenhos de Scooby-Doo, no episódio “Scooby-Doo conhece a Família Addams”, ou “Wednesday está desaparecida”, terceiro episódio da primeira temporada. Em 1973, houve um piloto de uma série com um show de variedades, com a intenção de receber convidados durante os episódios. O piloto foi co-escrito por Jack Riley e Liz Torres, que também interpretaram Gomez e Morticia no especial, mas não foi aceito como série.
A Família Addams recebe sua primeira série animada em 1973, sendo exibida aos sábados de manhã na emissora NBC. Astin e Jones não reprisaram seus papéis como as vozes de Gomez e Morticia, sendo substituídos por Lennie Weinrib como Gomez e Janet Waldo como Morticia. Uma curiosidade interessante é que, uma jovem Jodie Foster de, então, dez anos, fez por alguns episódios a voz de Pugsley. A animação marcou algumas mudanças de relacionamentos na família: Fester se tornou irmão de Gomez e a Vovó se tornou mãe de Morticia, e isso se seguiria nas adaptações seguintes, exceto na já mencionada reunião de 1977. Na série animada, os Addams viajam os Estados Unidos.
Na década de 1990 os Addams estiveram bastante ocupados. Em 1991 é lançado o filme A Família Addams, estrelado por Anjelica Huston como Morticia, Raul Julia como Gomez, Christina Ricci como Wednesday, Christopher Lloyd como tio Fester, e Jimmy Workman como Pugsley. O filme foi dirigido por Barry Sonnenfeld e recebeu uma sequência em 1993, e ainda hoje é um enorme sucesso.
Depois do sucesso do filme de 1991, os Addams receberam uma segunda série animada, em 1992, que também foi exibida aos sábados pela NBC. Alguns atores retornaram aos seus papéis com suas vozes, como Astin, que reprisou seu papel como Gomez, mas muitas das outras vozes foram novas. O formato da série animada retornou ao que era no início, como uma sitcom na casa dos Addams.
Os Addams acabaram recebendo outra série e outro filme em 1998. O filme, chamado O Retorno da Família Addams, foi dirigido por Dave Payne e protagonizado por Tim Curry como Gomez Addams e Daryl Hannah como Morticia. Foi lançado diretamente para TV e para locadoras. O filme fez menos sucesso que os anteriores.
Já a série, chamada The New Addams Family, gravada no Canadá, teve 65 episódios e foi exibida entre os anos de 1998 e 1999. Muitos dos episódios da série original foram refeitos na nova série, e John Astin retornou em alguns episódios como avô de Gomez Addams, que foi interpretado por Glenn Taranto. Morticia foi interpretada pela atriz Ellie Harvie.
Mas a Família Addams permaneceu em nossos corações e voltou alguns anos depois como um musical da Broadway. Em 2010 o musical The Addams Family estreou com Nathan Lane como Gomez e Bebe Neuwirth como Morticia. Em 2011 o musical fez uma turnê nacional norte-americana. Em 2012 o musical chegou ao Brasil, apresentado em São Paulo e Rio de Janeiro, como Daniel Boaventura como Gomez e Marisa Orth como Morticia.
Em 2019 ganhamos outra reencarnação dos Addams, dessa vez em formato de filme de animação. Com vozes de atores prestigiados, como Oscar Isaac como Gomez, Charlize Theron como Morticia, Chloë Grace Moretz como Wednesday, Finn Wolfhard como Pugsley e Snoop Dogg como It, a animação nos dá uma origem da família, do casamento de Morticia e Gomez e toca em pontos importantes como a cultura americana, retornando às suas origens de família estranha que a todos incomoda.
É fácil imaginar porquê a família perdura ainda hoje, depois de tantos anos desde sua estreia. Com temas atemporais, como aceitação ao diferente e respeito, os Addams são estranhos para aqueles que estão fora de sua configuração familiar mas, no final, acabam sendo muito parecidos com muitas famílias (ou, de alguma forma, acabam se parecendo com famílias que gostaríamos de ter). Há respeito mútuo, proteção e uma relação extremamente segura. Morticia e Gomez são, talvez, o casal mais apaixonado da ficção, e em seus inúmeros episódios já passaram por diversos tipos de situação, colocando à prova seu amor.
Os Addams são estranhos, têm gostos diferentes e não se divertem da mesma maneira que tantos de nós, mas amamos os Addams e sua história de companheirismo e amor.
*
Gostou de conhecer mais sobre a vida da Família Addams? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.