Crimes, segredos e decadência: 9 obras de Southern Gothic

Marcado por locais decrépitos, antigos segredos e crimes violentos, o Southern Gothic reúne obras que geralmente se passam no Sul e Sudeste dos Estados Unidos. Confira 9 obras características desse estilo.

Quando pensamos no termo “gótico”, é comum e esperado que nossa mente faça uma viagem para cenários europeus, castelos, criaturas sobrenaturais e fantasmas. Talvez um precipício, correntes sendo arrastadas, um sentimento de melancolia e perturbação. 

No início, enquanto movimento literário, o gótico tinha a maioria dessas características. A maioria das histórias mais conhecidas realmente se passavam em castelos, com alguns elementos fantásticos e sérias perturbações emocionais para todos os envolvidos na narrativa. Mas, conforme crescia, o gótico foi adquirindo novas características, novas roupagens, novas ideias — e novos movimentos foram criados. 

O Southern Gothic é um movimento artístico de literatura, música e audiovisual, que reúne algumas características góticas mais subjetivas — como lugares decadentes, grandes segredos que atormentam os personagens principais, e um enorme senso de desordem —, com algumas particularidades do Sul e Sudeste dos Estados Unidos — região conhecida como Cinturão Bíblico, que abarca os estados Carolina do Sul e do Norte, Alabama, Georgia, Mississippi, Tennessee, Kentucky, Arkansas e partes dos territórios dos estados Texas, Missouri, Oklahoma, Louisiana, Virginia, Virgínia Ocidental, Flórida, Kansas, Illinois, Ohio, Indiana e Novo México. 

A união desses elementos nos conduz à história com muito crime, violência, mansões que antes eram grandes construções riquíssimas, mas decaíram com o tempo, e uma grande influência da religião — trazendo para as histórias o que há de pior no extremismo religioso, como a repressão sexual.

LEIA+: O CASO QUE DEU ORIGEM AO LIVRO MEIA-NOITE NO JARDIM DO BEM E DO MAL

Não é sem motivo que Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, de John Berendt, é considerado um dos grandes exemplares modernos dessa categoria. Recheado de intrigas, segredos, uma mansão antiga que data da Guerra Civil e personagens excêntricos, além de sua boa dose de crime, tudo isso combinado com o clima abafado da Georgia, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal faz o bingo nas características de uma boa história de Southern Gothic.

Preparando os leitores para o que vem aí nessa obra colossal de Berendt, a Macabra reuniu algumas outras obras que sempre figuram em listas para conhecer melhor esse subgênero. 

Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal

Midnight in the Garden of Good and Evil, 1997 // A vida dos habitantes de Savannah, na Georgia, é virada de cabeça para baixo quando James Arthur Williams (Kevin Spacey), um milionário, é acusado de assassinar um de seus empregados, Billy Hanson (Jude Law). John Kelso (John Cusack), que viajara ao local para cobrir uma das famosas festas de Williams, acaba sendo levado por uma teia de segredos e burburinhos na magnífica arquitetura da cidade, com seus personagens excêntricos e mistérios. Adaptação do livro de Berendt dirigida por Clint Eastwood, não poderíamos deixar esse filme fora da lista. 

O Mensageiro do Diabo

Night of the Hunter, 1955 // Durante a Grande Depressão, Ben Harper (Peter Graves) rouba 10 mil dólares de um banco e, no processo, acaba assassinando duas pessoas. Ao retornar para casa, consegue ter tempo de esconder o dinheiro e contar aos seus filhos o local antes de ser preso. As crianças prometem jamais contar onde está, nem mesmo para sua mãe. Na prisão, entretanto, Harper conta para uma pessoa que escondeu o espólio do roubo, o Reverendo Harry Powell (Robert Mitchum), que dedica sua vida a acabar com as, intituladas por ele, “mulheres vãs”. Indo de encontra à viúva de Harper, Powell acredita ser capaz de recuperar o dinheiro roubado, mas não contava com a esperteza das crianças. Dirigido por Charles Laughton, O Mensageiro do Diabo é um filme digno de nota. Com uma fotografia deslumbrante e uma tensão latente, e se passando na Virgínia Ocidental, o filme se tornou um dos destaques desse subgênero. 

O Assassino em Mim

The Killer Inside Me, 2010 // Lou Ford (Casey Affleck) é o subxerife de uma cidadezinha no Texas. Todos o conhecem, assim como todos conheciam seu pai, e sabem que ele faz um trabalho decente. Mas, em seu íntimo, Lou Ford é um sádico que, até agora, teve sorte de esconder seu pior lado — um lado aterrorizante e assassino. Conforme os corpos vão se acumulando em uma teia que, à primeira vista, parece muito bem orquestrada, os olhares começam a se voltar a Lou. Adaptação do livro de mesmo nome de Jim Thompson, mestre da literatura noir dos anos 1950, o filme foi dirigido por Michael Winterbottom e ainda conta com Kate Hudson, Jessica Alba e Bill Pullman no elenco. 

Com a Maldade na Alma

Hush…Hush, Sweet Charlotte, 1964 // Charlotte Hollis (Bette Davis) tem vivido uma vida reclusa na antiga fazenda de sua família em uma cidadezinha da Louisiana, Há trinta e sete anos, seu antigo namorado, com quem planejava fugir, foi espancado até a morte e decapitado. Ninguém foi acusado do crime, mas acreditam que Charlotte foi a responsável, e desde então a mulher carrega esse estigma com ela. Quase tendo sua casa tomada pelo governo, Charlotte convida sua prima, Miriam Deering (Olivia de Havilland), a ficar com ela, torcendo para que ela ajude a manter a casa. Mas Charlotte está com a saúde em declínio, e seu passado segue batendo à sua porta. Teria ela cometido mesmo o assassinato de seu antigo amor? Dirigido por Robert Aldrich, o filme foi adaptado do conto “O Que Terá Acontecido à Prima Charlotte?” de Henry Farrell, presente no livro O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, e foi um enorme sucesso, sendo indicado a sete categorias do Oscar. 

Coração Satânico

Angel Heart, 1987 // Em 1955, o investigador particular Harry Angel (Mickey Rourke) é contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro) para encontrar um cantor, popular antes da Segunda Guerra Mundial, chamado Johnny Favorite. Apesar de não confiar inteiramente em Cyphre, Angel aceita o trabalho, o que o leva até a New Orleans dos anos 1950, mas todos aqueles com quem ele conversa, acabam mortos. Sombrio e misterioso, o que se inicia como um thriller acaba tomando viradas inesperadas. Em uma história repleta de elementos do voodoo e do misticismo proveniente da região do sudeste norte-americano, Coração Satânico é uma das poucas histórias do Southern Gothic que envolvem elementos tidos como sobrenaturais. Dirigido por Alan Parker, o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome de William Hjortsberg. 

What Josiah Saw

What Josiah Saw, 2021 // Tommy (Scott Haze) e seu pai, Josiah (Robert Patrick), vivem sozinhos na fazenda da família, que fica fora de uma cidadezinha do Texas. Seus dois irmãos, que são gêmeos, Eli (Nick Stahl) e Mary (Kelli Garner), já partiram há alguns anos, mas os três guardam uma teia de segredos obscuros que levariam qualquer pessoa à loucura em pouco tempo. Sombrio, frequentemente sendo descrito como “difícil de assistir”, What Josiah Saw, de Vincent Grashaw, é uma fábula marcada por pecados familiares de gerações e ambientado em uma fazenda decrépita, propícia para fantasmas habitarem o local. 

Segredos de Sangue

Stoker, 2013 // Em seu aniversário, a jovem India Stoker (Mia Wasikowska) fica arrasada com a notícia da morte de seu pai, e é deixada com sua mãe emocionalmente instável, Eve (Nicole Kidman) em um velho casarão. Durante o velório, seu tio Charlie (Matthew Goode), irmão de seu pai do qual nunca tinha ouvido falar, se apresenta para a família. Conforme os dias passam e o tio de India se torna mais íntimo de sua mãe, acontecimentos estranhos começam a acontecer — de misteriosos desaparecimentos de pessoas conhecidas da família até um novo e perigoso instinto nascendo na jovem Stoker. Charlie guarda um terrível segredo, mas India não se deixará abalar por ele. Primeiro filme em língua inglesa dirigido por Park Chan-wook, Segredos de Sangue tem uma série de elementos que prestam homenagem a Hitchcock, com um clima sombrio e repleto de mistérios. 

True Detective

True Detective, Temporada 1, 2014 // Dois investigadores da Louisiana,  Rustin “Rust” Cohle (Matthew McConaughey) e Martin “Marty” Hart (Woody Harrelson), investigaram um assassinato em 1995 que provocou rachaduras e tragédias em suas vidas. Dezessete anos depois, eles precisam rever o caso, junto a diversos outros crimes não resolvidos, voltando a trabalhar juntos. Criada por Nic Pizzolatto, a série True Detective se mostrou um sucesso colossal com sua primeira temporada. Com elementos de horror cósmico e de O Rei de Amarelo, parece haver algo de sobrenatural nessa temporada, mas no final descobrimos que o homem é, de fato, o lobo do homem, e a religião e a violência acabam sendo as peças fundamentais dessa história. O clima sombrio e pessimista, os mistérios assustadores e a ambientação no calor tórrido da Louisiana transformaram a primeira temporada da série em um dos maiores expoentes do Southern Gothic. Apesar de muitos acreditarem que o subgênero combina melhor com a primeira metade do século XX, a primeira temporada de True Detective aposta no contrário, situando o Southern Gothic nos dias atuais. 

Objetos Cortantes

Sharp Objects, 2018 // Camille Preaker (Amy Adams), se recuperando de uma enfermidade nervosa, precisa retornar à sua cidade natal no Missouri para cobrir o desaparecimento de jovens na região. Camille não fala com sua família há algum tempo, mas, quando retorna para a casa em que cresceu, antigas feridas serão cutucadas, e Camille descobrirá segredos terríveis — até mesmo aqueles que ela não pretendia encontrar. Criada por Marti Noxon e adaptada do livro de mesmo nome de Gillian Flynn, Objetos Cortantes é outro exemplo de Southern Gothic recente feito com qualidade, apostando em segredos familiares, casas sombrias e repressão. 

*

Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal de John Berendt está disponível em pré-venda no Site Oficial da DarkSide Books. Já viu alguma dessas obras? Qual sua favorita? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.