Cuidado com a Lua Cheia: 13 Filmes de lobisomens

Mantenha uma bala de prata por perto para conferir essa lista com 13 filmes de lobisomens.

Feras aterrorizantes capazes de causar o terror por onde passam. Temas de lendas e histórias orais, suas histórias remontam ao período grego. Desde então, sabemos que a lua cheia só pode significar uma coisa: lobisomens. 

O primeiro filme de lobisomens surge em 1913. Intitulado The Werewolf, o filme foi dirigido por Henry MacRae e escrito por Ruth Ann Baldwin, baseado no conto “The Werewolves” (1898), de Henry Beaugrand. Hoje ele é considerado um dos filmes que se perderam com o tempo.

Diferente dos monstros clássicos mais famosos, como Drácula e Frankenstein, os lobisomens não tiveram um vasto material de pesquisa para a criação de seus filmes. Mas graças à criatividade dos produtores e roteiristas por aí, diversos filmes excelentes com as criaturas foram produzidos. E, graças aos maquiadores e criadores de animatrônicos, diversos deles foram combustível para pesadelos para os fãs de terror. 

Pegue sua bala de prata, fuja da lua cheia e confira a lista com 13 dos melhores filmes de lobisomens.

O Lobisomem

The Wolf Man, 1941 // Dirigido por George Waggner, é o filme que apresenta a criatura ao universo dos Monstros Clássicos da Universal. No filme, Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) retorna para a casa ancestral de sua família em Wales após a morte de seu irmão. Lá, acaba sendo atacado por um lobisomem (Bela Lugosi). Seguindo um destino trágico e após fugir transformado para a floresta, Larry acaba se encontrando com seu pai (Claude Rains), disposto a assassinar a fera. 

Um Lobisomem Americano em Londres

An American Werewolf in London, 1981 // Em uma viagem a Londres, dois amigos acabam se deparando com uma terrível fera em um local isolado. Um dos dois morre após o ataque, mas o sobrevivente carrega consigo muito mais que o terror daquele momento: ele mesmo começa a se transformar em lobisomem. Escrito e dirigido por John Landis, o filme é responsável por uma das maquiagens mais icônicas para as criaturas, feita por Rick Baker.

LEIA+: CUIDADO COM A LUA: 40 ANOS DE UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES

Grito de Horror

The Howling, 1981 // Outro clássico lupino de 1981 é Grito de Horror, dirigido por Joe Dante e baseado em um livro de Gary Brandner. Após ser perseguida por um serial killer e vê-lo ser perseguido pela polícia, a apresentadora de um jornal chamada Karen White (Dee Wallace) parte para um resort conhecido como Colônia para descansar e recuperar parte de sua memória, abalada pelos ataques do maníaco. Porém, chegando lá, as coisas serão mais movimentadas do que ela poderia imaginar após um estranho encontro na floresta. Rick Baker também havia sido cotado para fazer a maquiagem especial deste filme, mas por conflito de agendas causados por Um Lobisomem Americano em Londres, acabou deixando o trabalho nas mãos de seu assistente na época, Rob Bottin. O filme recebeu sete sequências: Grito de Horror 2 (1985, dir. Philippe Mora), Grito de Horror 3 (1987, dir. Philippe Mora), Grito de Horror 4: Um Arrepio na Noite (1988, dir. John Hough e Clive Turner), Grito de Horror 5: O Renascimento (1989, dir. Neal Sundstrom), Grito de Horror 6 (1991, dir. Hope Perello), Um Lobisomem na California (1995, dir. Clive Turner e Roger Nall), Gritos de Horror: O Renascimento (2011, dir. Joe Nimziki).

Possuída

Ginger Snaps, 2000 // Dirigido por John Fawcett, o filme acompanha duas irmãs adolescentes que não são muito queridas entre seus colegas e são fascinadas pela morte. Certo dia, assim que sua primeira menstruação desce, Ginger (Katharine Isabelle), a irmã mais velha, é atacada por um lobisomem. Sua irmã mais nova, Brigitte (Emily Perkins) faz o possível para ajudá-la antes que seja tarde demais. Trabalhando como uma metáfora à puberdade e ao crescimento, Possuída é um dos filmes mais queridos entre os fãs de terror e recebeu duas sequências em 2004: Possuída 2: Força Incontrolável, com direção de Brett Sullivan, e Possuída: O Início, dirigido por Grant Harvey.

A Hora do Lobisomem

Silver Bullet, 1985 // Dirigido por Daniel Attias e adaptado de um livro de Stephen King, A Hora do Lobisomem não é das mais aclamadas adaptações do autor, mas encontrou seu lugarzinho no coração dos fãs. Protagonizado pelo Corey Haim, um ator mirim muito querido dos anos 1980, o filme acompanha o jovem Marty, paralítico, que se vê encrencado após chamar a atenção de um lobisomem que vem atacando a cidade de Tarker’s Mills. Marty terá que lutar com a ajuda de seu tio e sua irmã para se livrar da besta.

O Garoto do Futuro

Teen Wolf, 1985 // Apesar do título em português, não se deixe enganar: O Garoto do Futuro, dirigido por Rod Daniel, é um filme de lobisomem. A escolha do título se deu pelo protagonismo de Michael J. Fox que, na época, estava fazendo muito sucesso com De Volta para o Futuro. No filme, o personagem de Fox, Scott Howard, é um pobre adolescente que não é muito bom nos esportes e a garota mais bonita da escola não dá a mínima para ele. Certo dia, entretanto, ele começa a sentir algumas mudanças perturbadores em seu corpo: ele sente os efeitos de um apito para cachorros, suas unhas estão longas e afiadas… Scott está se transformando em um híbrido entre humano e cachorro. Uma versão mais cômica e com melhores efeitos que I Was a Teenage Werewolf, O Garoto do Futuro ganhou uma sequência em 1987, O Garoto do Futuro 2, com direção de Christopher Leitch, e uma série de TV em 2011, Lobo Adolescente — que traz, também, referências a outros filmes de lobisomens.

Um Lobo Entre Nós

Werewolves Within, 2021 // Se as coisas já não andavam muito boas na cidadezinha de Beaverfield quando o novo guarda florestal, Finn (Sam Richardson), chegou, tudo pode piorar ainda mais com uma nevasca que obrigará que fiquem presos debaixo do mesmo teto. E pior: com um lobisomem entre eles. No melhor estilo das histórias “quem-fez” de Agatha Christie, Um Lobo Entre Nós é baseado no jogo de mesmo nome da Red Storm Entertainment. 

Cães de Caça

Dog Soldiers, 2002 // Um esquadrão britânico é enviado para as florestas escocesas em um treinamento contra uma equipe de Operações Especiais. O que eles encontram, entretanto, é uma perseguição implacável contra inimigos nunca antes pensados: lobisomens. Dirigido por Neil Marshall, é um dos melhores filmes dessas criaturas depois dos anos 2000. Vale a pena conferir. 

As Boas Maneiras

As Boas Maneiras, 2017 // Clara (Marjorie Estiano) é uma moça solitária e grávida que se muda para São Paulo para ter seu filho. Chegando na cidade, contrata Ana (Isabél Zuaa) para que seja sua cuidadora e babá de seu filho. Desde que chega, Ana percebe que Clara tem algum segredo obscuro em sua vida, e os comportamentos da mulher se tornam cada vez mais estranhos, mas Ana e Clara desenvolvem um relacionamento afetuoso. Ao dar à luz, Clara falece, e Ana passa a cuidar da criança — que tem um desenvolvimento estranho. Um filme de terror, que mistura drama, musical e comédia, As Boas Maneiras foi dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra. 

A Companhia dos Lobos

The Company of Wolves, 1984 // Com roteiro de Angela Carter e direção de Neil Jordan, A Companhia dos Lobos acompanha a história de uma garotinha que está enfrentando seus problemas de puberdade e logo se vê presa em uma teia de histórias encantadas dignas de Chapeuzinho Vermelho, com lobos e lobisomens.

A Fera Deve Morrer

The Beast Must Die, 1974 // Certo dia, Tom Newcliffe (Calvin Lockhart), um homem muito rico, convida seis pessoas para passarem um tempo em sua casa, em uma ilha remota — um lugar com uma segurança avançada e repleta de câmeras de vídeo. Tom então conta a seus convidados que ele tem certeza que há um lobisomem entre eles, e que ele quer caçar a criatura. Usando o recurso de dialogar com os espectadores, o filme dirigido por Paul Annett e baseado na história “There Shall Be No Darkness” de James Blish, inicia pedindo que todos tentem adivinhar quem é o lobisomem e, no final, faz uma pausa para que compartilhem seus palpites.

Amaldiçoados

Cursed, 2005 // Um encontro com um lobisomem pode mudar para sempre a vida de alguém. Ellie, responsável por seu irmão mais novo, Jimmy, desde a morte de seus pais, vai buscá-lo em uma festa quando ambos se veem envolvidos em um acidente de carro. Tentando tirar a motorista do outro veículo, logo uma enorme criatura aparece, mas os dois sobrevivem. Ao tentar descobrir o que aconteceu, Jimmy suspeita que eles tenham sido atacados por um lobisomem.Dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson — a mesma dupla responsável por Pânico —, Amaldiçoados ainda conta com Christina Ricci na pele da protagonista e Rick Baker na maquiagem.

LEIA+: A GENIALIDADE DE RICK BAKER EM DEZ TRABALHOS MACABROS

O Pacto dos Lobos

Brotherhood of the Wolf, 2001 // A Besta de Gévaudan é uma história que data do século XVIII na França. De acordo com a lenda, uma criatura lupina teria assassinado diversos habitantes na província de Gévaudan, no centro-sul do Reino da França, entre 1764 e 1767. Hoje acredita-se que o episódio não tenha passado de um caso de histeria coletiva, mas no período muitos acreditavam se tratar de um lobisomem. No filme O Pacto dos Lobos, de Christophe Gans, um cavaleiro e seu braço direito são enviados pelo Rei para descobrir o que está causando as matanças na região. 

*

Qual o seu filme de lobisomens favorito? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.