Chegou a época do ano mais divertida para quem é amante do macabro e do sinistro. O Halloween é aquele momento em que podemos comprar decoração para a data e, quando percebemos, os objetos já tomaram conta e são tão parte da casa quanto nós.
LEIA+: 13 FILMES PARA SE SENTIR NO HALLOWEEN
Se você quer fazer algo diferente e animado, mas está com pouca grana, não se preocupe. Listamos algumas decorações fáceis e com coisas que geralmente se tem em casa — afinal, não queremos ninguém dizendo para a mãe à meia-noite de sábado que tem que levar cartolina para a escola no domingo, né? — para deixar tudo mais divertido.
O tradicional lençol branco
Se funciona em parte de filmes de terror e comédia, por que não funcionaria como decoração em casa? Procure um objeto arredondado, uma bola, balão ou até o encosto de uma cadeira e coloque um lençol branco por cima. Você pode utilizar um tecido preto e cortar duas porções redondas para fazer de olhos — e colocá-las no local com um alfinete, para não ter o perigo de danificar o lençol.
Caso você não tenha um lençol branco em casa, ainda dá para inovar: seu fantasminha de estimação particular pode ser estampado com flores, ou ser verde, ou até mesmo um rosa-bebê. Isso pode até gerar uma história engraçada da origem do fantasma.
Jack O’Lanterns tropicais
O famoso Jack da Lanterna é um dos símbolos mais tradicionais do Halloween. Em uma das origens dessa história, Jack era um cara que queria bancar o esperto e tentou enganar o Diabo, fazendo um trato de que Ele não viria buscá-lo quando morresse. Mas, quando morreu, Jack também não foi aceito lá em cima, e foi destinado a vagar por aí somente com um pouco de luz para iluminar seu caminho. Jack colocou esse bocado de luz (às vezes uma queima de carvão, às vezes uma vela) dentro de um nabo para guiá-lo pela escuridão do limbo. A lenda de Jack é irlandesa, e quando foi levada para outros países por imigrantes, outros vegetais passaram a ser usados — na Inglaterra, beterrabas; nos Estados Unidos a tradição das abóboras se manteve.
Aqui no Brasil não temos tantas abóboras nessa época do ano. Mas que tal fazer seu próprio Jack da Lanterna com frutas disponíveis? Você ainda pode aproveitar e usar o conteúdo da polpa para um bom e refrescante suco.
Iluminação descolada
Não tem frutas em casa, mas tem aquele pote de vidro vazio e piscas-piscas que sobraram do Natal passado? Pois você também pode fazer uma iluminação divertida! Você pode pintar os olhos e a boca de sua lanterna no próprio pote de vidro (com esmalte, um pincel atômico, tinta, o que você tiver em casa), ou colar algum papel preto no local, e colocar luzes dentro. Você terá uma iluminação bacana para assistir filmes e comer muitos doces.
Bandeirinhas de papel
As bandeirinhas de papel, ao contrário do que muitos podem pensar, não são um costume exclusivo das festas juninas. Com um pouco de criatividade (e, se você tiver uma impressora em casa, com a ajuda da tecnologia) você pode fazer lindas bandeirinhas de papel para decorar sua mesa, a cabeceira da cama, acima da TV. Os lugares são muitos e as possibilidades são várias: fantasminhas, abóboras, morceguinhos, chapéus de bruxas; ou as mais simples, com as cores mais típicas da data: laranja, preto, verde, roxo.
Caso você não tenha papel ou impressora colorida, você pode apostar nos bons lápis de cor. Fica ainda mais divertido se você tiver crianças em casa. Se você tiver outros materiais, como lãs e tecidos, você também pode alterar o material usado para as bandeirinhas.
Cuidado com as pernas!
Se você assistiu ou leu O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, vai se lembrar do momento em que A Bruxa Má do Leste perde seus preciosos sapatinhos — após ter sido esmagada pela casinha de Dorothy. Se você gosta das inspirações literárias, esta pode ser uma ótima decoração para sua festa de Halloween. Pegue uma meia calça antiga, ou mesmo uma legging, coloque algum tipo de miolo nela — uma almofada velha que ninguém quer mais, travesseiros que estão no fundo do armário, lençóis ou toalhas que possam ser colocados dentro das calças —, e coloque dois sapatinhos, do tipo que a personagem usaria, um em cada perna. Posicione em algum local, embaixo de algum sofá ou em uma porta, e pronto, você terá sua própria Bruxa Má do Leste — mas não deixe nenhum Munchkin chegar muito perto, eles podem ficar assustados por ela ter voltado (mesmo que novamente amassada).
Se você gosta de uma decoração um pouco mais macabra, substitua os sapatinhos por um tênis, e a legging por uma calça jeans: você tem seu próprio corpo esmagado na sala de estar — você pode até usar as fitas de distância polícia que vem de brinde em alguns dos livros Crime Scene da DarkSide para complementar o visual.
*
O mais importante dessa época é: se divertir. Use sua criatividade para deixar seu cantinho o mais aconchegante possível para assistir vários filmes terríveis e passar momentos assustadores (mas em segurança, sempre). Gostou das dicas? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.