Dormindo com o inimigo: 7 filmes com casais e seus segredos obscuros

Nem sempre conhecemos de verdade as pessoas com as quais nos relacionamos. Confira a lista com 7 filmes em que cônjuges guardam segredos mortais de seus parceiros.

Seja na ficção ou na vida real, não nos faltam histórias de casamentos que deram errado. A convivência é realmente difícil, às vezes os gostos não são compatíveis como o casal achava que eram de início, às vezes os projetos de vida mudam e nem sempre o seu companheiro está disposto a segui-lo com você. Acontece. Mas também pode ocorrer algo muito pior: mentiras, traições, e segredos obscuros podem ameaçar um lar. Ainda mais quando colocam a vida do parceiro em risco.

Isso, porém, é ainda pior quando o próprio parceiro se torna o alvo.

Em Casei com um Psicopata, lançamento do selo Crime Scene da DarkSide Books, Mary Turner Thomson nos conta sobre como foi manipulada e enganada por um homem que fez votos de compromisso com ela. Uma história real e assustadora, contada pacientemente por Thompson para ajudar àqueles que se encontram, ou ainda encontrarão, em algum desses relacionamentos.

A Macabra selecionou alguns filmes em que os cônjuges guardam segredos obscuros e, sendo assim, colocam seus parceiros em risco, para complementar e antecipar o tema do livro de Mary Turner Thomson.

Atenção: os filmes abaixo listados podem conter temáticas sensíveis, como assassinato, abuso psicológico e sexual e violência.

À Meia Luz

Gaslight, 1944 // Gaslighting é um termo que tomou conta da internet nos últimos anos, tanto que, em 2022, foi a palavra do ano pelo dicionário Merriam-Webster. Em resumo, e de acordo com o dicionário, o termo se refere ao “ato ou prática de enganar grosseiramente alguém, especialmente para uma vantagem pessoal”. Foi do título em inglês de À Meia Luz, Gaslight, que a palavra surgiu. No filme de George Cukor, Paula Alquist (Ingrid Bergman) retorna para a casa de sua família, depois da morte de sua tia e de passar um tempo estudando fora do país, com seu novo marido, Gregory Anton (Charles Boyer). Notando pequenas coisas estranhas no lugar, a sanidade de Paula começa a ser questionada, enquanto Anton, de propósito, a leva por estes enganos para esconder um segredo. 

Revelação

What Lies Beneath, 2000 // Claire (Michelle Pfeiffer) era uma violoncelista conceituada que, após um acidente de carro, acabou se tornando cada vez mais distante do ofício. Após enviar sua filha para a faculdade, Claire começa a presenciar estranhos fenômenos em casa, e acha que eles estão relacionados com seus novos vizinhos e alguma possível briga doméstica. Seu marido, Norman (Harrison Ford), passa a ficar cada vez mais preocupado com ela. Mas tem algo de errado em toda essa situação, e Claire sabe disso. Dirigido por Robert Zemeckis. 

O Bebê de Rosemary

Rosemary’s Baby, 1968 // Clássico do terror, O Bebê de Rosemary quase dispensa apresentações. Dirigido por Roman Polanski e adaptado do livro de Ira Levin, acompanhamos a história de Rosemary (Mia Farrow), que se muda com seu marido Guy (John Cassavetes) para um novo apartamento. Isolada e sem muitos amigos, Rosemary acaba recebendo as atenções de seus vizinhos. Guy afirma que quer ser pai e já preparou uma “noite do bebê” para eles, que conta até com uma sobremesa preparada pela vizinha idosa do casal; mas tudo parece estranho para Rosemary, ainda mais no dia seguinte, quando ela não se lembra muito bem do que aconteceu. Conforme sua gravidez avança, Rosemary descobre mais coisas sobre aquela noite e sobre seus vizinhos estranhos, e acha que Guy pode estar envolvido em algum plano maligno. 

Garota Exemplar

Gone Girl, 2014 // Dirigido por David Fincher e adaptado do livro de Gillian Flynn, conhecemos a história de Nick Dunne (Ben Affleck), que está lutando para encontrar sua esposa desaparecida, Amy. Alguns suspeitam que ele pode ter feito algo contra ela, mas nem tudo é o que parece. Ao longo do filme, descobrimos que há muito mais entre o casal do que eles aparentavam de início. 

Dormindo com o Inimigo

Sleeping with the Enemy, 1991 // Na vida pública, Laura (Julia Roberts) e Martin (Patrick Bergin) aparentam ser o casal perfeito: amorosos, tranquilos, que levam uma boa vida. Na intimidade do lar, entretanto, as coisas são muito diferentes. Martin é um marido abusivo e terrivelmente grosso. Laura, não aguentando mais essa situação, finge sua própria morte. Quando Martin descobre, porém, ele vai fazer de tudo para encontrá-la e recuperar o que ele imagina ser seu. Dirigido por Joseph Ruben e adaptado de um livro de Nancy Price.

Antes de Dormir

Before I Go to Sleep, 2014 // Todos os dias, Christine (Nicole Kidman) acorda ao lado de um homem que não conhece. Então, todos os dias, Ben (Colin Firth), seu marido, conta a ela que ela sofreu um episódio traumático e tem amnésia. Seu terapeuta, dr. Nasch (Mark Strong) a atende todos os dias, lembrando a ela para gravar fitas de vídeo para acompanhar seu progresso e assistir a essas fitas. Mas, conforme seu dia vai passando, Christine vai se lembrando de detalhes confusos de seu passado. Há algo errado, e estão escondendo algo sobre ela. O filme é dirigido por Rowan Joffe e adaptado do livro de mesmo nome de S. J. Watson.

As Esposas de Stepford

The Stepford Wives, 1975 // Joanna (Katharine Ross) se muda com seu marido Walter (Peter Masterson) para a cidadezinha de Stepford. Uma fotógrafa promissora e bastante progressista no que diz respeito aos direitos das mulheres, Joanna fica completamente desesperada ao ver como as coisas são no local: todas as mulheres são esposas-modelo, voltadas somente para a vida no lar e o perfeito exemplo de donas de casa. Conforme os dias passam, Joanna acaba ficando cada vez mais preocupada e assustada. Ao lado de sua amiga Bobby (Paula Prentiss), ela começa a investigar a vida de Stepford, e ela acha que os maridos têm algo a ver com a situação. Quando Bobby também se transforma, Joanna acha que já é hora de dar um basta e chegar ao fundo dessa história. Adaptado do livro de mesmo nome de Ira Levin, o filme foi dirigido por Bryan Forbes.

*

Casei com um Psicopata, de Mary Turner Thomson, está em pré-venda no Site Oficial da DarkSide Books. Comente com a Macabra no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.