Jason Axinn: um entusiasta das animações de terror modernas

Diretor de To Your Last Death, animação de terror que terá exibição no Phenomena Festival, conversa com a Macabra sobre cinema de gênero

As animações de horror vêm ganhando espaço ano após ano ao apresentar produções de encher os olhos, tanto na qualidade técnica quanto narrativa.

Dirigido por Jason Axinn, To Your Last Death conta a história de Miriam DeKalb, uma garota que sobrevive à uma noite angustiante de terror — diferente da sua família. Eis que um alienígena lhe apresenta a oportunidade de viver tudo novamente, com o benefício de saber o que vai acontecer. A obra conta com vozes de Morena Baccarin (Deadpool, Gotham), Ray Wise (Twin Peaks), Bill Moseley (Massacre da Serra Elétrica II) e William Shatner (Star Trek).

To Your Last Death será exibido no Phenomena Festival nos dias 04 de dezembro (às 16h30 no SPCine Olido) e dia 10 de dezembro (às 20h20 na Matilha Cultural).

ENTREVISTA COM JASON AXINN

  • O horror possui muitas faces e nos últimos anos a animação é um dos rostos que tem recebido cada vez mais atenção. Você acredita que a aceitação da violência nas animações enfrente menos rejeição que nos filmes tradicionais? Ou essa falta de interpretação sobre arte versus realidade é um problema que transpõe qualquer escolha criativa?

Obrigado por nos receber! Nós estamos muito empolgados que animações de terror estão se tornando mais populares e estamos ansiosos para a apresentação do nosso filme no Phenomena Festival.

É muito mais difícil fazer a audiência reagir à violência animada porque animações já têm implícito: “Oh, isso não é real, isso é só um desenho”. Nós precisamos ser muito criativos para encontrar jeitos de atingir a audiência. Quando funciona, quando fazemos a audiência realmente se contorcer, é muito satisfatório.

  • Notamos que Bill Moseley entrou no cast dessa produção incrível, e por aqui acompanhamos a carreira de Bill bem de perto, de O Massacre da Serra Elétrica 2 até 3 From Hell. Como foi trabalhar com esse ator lendário?

Eu sempre fui um grande fã de Bill Moseley desde O Massacre da Serra Elétrica 2, onde ele interpretou Chop Top. Eu era obcecado por esse filme e a performance dele por muitos, muitos anos, então poder trabalhar com ele foi um sonho se tornando realidade. Estamos muito orgulhosos da interpretação dele como Pavel, é muito charmoso e divertido, assim como o próprio Bill.

  • Como surgiu o interesse/inspiração para To Your Last Death? Pode nos contar um pouco mais sobre o filme e suas motivações pessoais ao produzi-lo?

Eu sou um grande fã de filmes de viagem no tempo — Primer, Crimes Temporais, De Volta para o Futuro, etc. Eu estava querendo fazer uma história que era tanto de horror quando de ficção científica para a minha estreia no cinema, e To Your Last Death tem dos dois, então eu fiquei imediatamente interessado.

Filmes de terror geralmente terminam do mesmo jeito — o personagem principal sobrevive, sangrando e machucado, normalmente em uma cama de hospital sendo interrogado pela polícia. To Your Last Death começa aí e pergunta: “E se você pudesse voltar e viver de novo todo o filme de terror, sabendo o que você sabe agora? O que você faria, se tivesse a chance?”. Vocês saberiam dizer?

  • To Your Last Death aborda tanto a violência humana quando a inspiração e a participação do sobrenatural. Em sua opinião, estamos sob influência de forças extraterrenas ou a maldade humana é a única responsável pela nossa violência como espécie?

Os eventos no filme são completamente ficcionais, mas tendo dito isso, eu não estou descartando nada. To Your Last Death faz grandes perguntas filosóficas. Se ele as responde, aí cabe a você decidir.

  • O Phenomena Festival tem como foco criar oportunidades de exibição e apreciação de filmes do mundo todo que flertam com o horror, o inusitado e o bizarro, premiando sua qualidade e originalidade e promovendo e incentivando a produção de filmes de gênero no Brasil. Quais suas expectativas para o festival e como surgiu o contato com os organizadores?

Nós estamos animados com a oportunidade de fazer parte do festival, e mal podemos esperar para entreter a audiência que está faminta por animações de terror modernas. Não há nada como o nosso filme, e está incrível!

*

Esta entrevista foi produzida pela Macabra em parceria com o Phenomena Festival. O evento acontece nas cidades de São Paulo e Paraty, entre 28 de novembro e 13 de dezembro, com doze dias de exibições, painéis e workshops. Confira a programação completa aqui e acesse o site do festival para saber mais.

Phenomena Festival 2019

Compartilhe:
pin it
Publicado por

A beleza macabra do horror me conecta com o Outro Lado. Ofereço abrigo espiritual aos irmãos e irmãs da fazenda e acordo todos os dias às 3h da manhã. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.