Fantasmas trazem uma igreja de volta à vida

Conheça a igreja da República Tcheca que foi restaurada com a ajuda de um estudante determinado a povoar o lugar com esculturas de fantasmas.

Em um primeiro olhar, seja ao vivo ou nas fotos que assombram a internet, a primeira impressão que temos sobre Kostel Svatého Jiří (Igreja de São Jorge, em Luková, na República Tcheca) é que ela está sendo frequentada por uma nova e misteriosa seita. No entanto, a realidade sombria é que essa majestosa igreja vinha sendo negligenciada há mais de 40 anos.

Pelo que se se sabe, a congregação se recusou a entrar na igreja, acreditando que ela fosse assombrada, e o prédio lentamente caiu em decadência. Até que foi salvo por… adivinhem?

Fantasmas.

Kostel Svatého Jiří, a Igreja Fantasma

Consagrada em 1352, a igreja foi vítima de um número incomum de incêndios ao longo dos anos e foi parcialmente reconstruída e consertada muitas vezes. O último evento assustador ocorreu em 1968, e foi o que levou a congregação a evitá-la. Durante um funeral, parte do teto caiu dentro da igreja. A partir de então, a congregação, que sempre desconfiou que algo estranho acontecesse por lá, ficou convencida de que a igreja estava assombrada e se recusou a voltar a entrar — eles mantinham a massa de fiéis sob o céu aberto em vez de pisarem no interior do prédio assombrado.

Enquanto a Tchecoslováquia estava sob o domínio comunista, isso não era considerado um problema, já que o governo não era exatamente um amigo da religião. Os anos que se seguiram também não foram gentis com a pequena igreja, e no topo da crescente decadência, praticamente tudo foi roubado, incluindo pinturas, itens religiosos, estátuas, o relógio da torre; e até o sino! O que restou só ficou no lugar para ser vítima de vandalismo.

Kostel Svatého Jiří, a Igreja Fantasma

Não muito tempo atrás, algumas pessoas decidiram que a igreja, um monumento cultural da Tchéquia, merecia ser salvo. Infelizmente, ninguém conseguiu o dinheiro para restaurá-la, então Jakub Hadrava, um estudante de escultura da Universidade da Boêmia Ocidental, teve uma ideia em 2012: esculpir fantasmas para habitar a igreja abandonada. Para tal efeito ele usou colegas como modelos, envolvendo-os em plástico e capas de chuva. Foi um processo lento, mas seguramente 30 fantasmas “viveram” no Kostel Svatého Jiří, criando um ambiente assustador e curioso (no mínimo) no lugar já em ruínas.

Através de sua arte, Jakub Hadrava também pretendia criar um monumento para a difícil história da região. Luková, outrora chamado Lukowa e parte do império austro-húngaro, tornou-se parte da Tchecoslováquia após a Primeira Guerra Mundial. Em 1938, os nazistas anexaram a área à Alemanha, e declararam todos os habitantes de língua alemã, alemães. Isso levou à expulsão de todos os que falavam a língua alemã da Tchecoslováquia após a Segunda Guerra Mundial. Os fantasmas de Jakub Hadrava também celebram esses fantasmas das pessoas de língua alemã que já viveram no local e construíram a igreja.

Kostel Svatého Jiří, a Igreja Fantasma

As figuras representam os fantasmas dos alemães que viviam em Lukova antes da Segunda Guerra Mundial e que vinham orar nesta igreja todos os domingos. Espero mostrar ao mundo que esse lugar teve um passado e que era uma parte normal da vida cotidiana, um destino que tem uma enorme influência em nossas vida.

Em poucas palavras, o plano macabro funcionou muito bem. O falatório sobre a Igreja Fantasma circulou e logo chegou à imprensa internacional. Desde então, as pessoas vêm de todos os lugares para ver a igreja assombrada de Luková. Muitos visitantes deixaram doações para salvar a igreja, tornando possível consertar o telhado e garantir a robustez da estrutura. O povo de Luková também abraçou sua igreja assombrada. A congregação não mantém mais seus fiéis ao céu livre, hoje eles felizmente se sentam na igreja, ao lado de seus amistosos fantasmas.

Kostel Svatého Jiří, a Igreja Fantasma

O curioso e fantástico em tudo isso, é imaginar como uma lenda pode finalmente se tornar uma verdade. Talvez os fantasmas erigidos por Jakub Hadrava não se comuniquem como as assombrações do passado, mas quem pode garantir que essas almas atribuladas não estavam por lá o tempo todo? De uma forma ou de outra, foi um plano perfeito, para os fantasmas e para todos aqueles que tem a oportunidade de se sentar entre eles.

Atualmente, a Igreja Fantasma está bastante movimentada, com cerca de 150 pessoas chegando a cada final de semana. A igreja pode ser visitada durante o dia, das 13h às 16h, e os fantasmas agradecem se você não esquecer de deixar sua doação.

Leia mais nas referências consultadas: Atlas Obscura, We Urbanist, Lonely Planet.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

A beleza macabra do horror me conecta com o Outro Lado. Ofereço abrigo espiritual aos irmãos e irmãs da fazenda e acordo todos os dias às 3h da manhã. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.