O Fantaspoa — Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre — já é um festival conhecido e prestigiado na cena cultural brasileira de gênero. Chegando em sua XVI edição, entretanto, o festival teve que apresentar algumas novidades.
Iniciado em 2005 e acontecendo até sua sexta edição de forma independente, o Fantaspoa conquistou espaço na capital do Rio Grande do Sul e no coração de muitos fãs. A partir da sexta edição, porém, conseguiu alguns patrocínios, o que ajudou a desenvolver o festival, mas mantendo ainda sua principal característica: o fantástico. Desde então, contou com diversos convidados internacionais como Roger Corman, Ruggero Deodato e Lloyd Kaufman. Seu foco sempre foi o cinema fantástico, e trouxe ao Brasil algumas das obras que dificilmente veríamos por aqui sem o auxílio do festival. Além disso, também presenteou seus frequentadores com workshops, sessões comentadas e atividades para aqueles que amam o cinema de gênero.
Inicialmente previsto para ocorrer entre os dias 14 a 31 de maio, o festival teve que ser adiado para datas ainda a serem discutidas, entre outubro e dezembro, devido ao recente surto de coronavirus.
Ver essa foto no Instagram
Mas, para não deixar os fãs na mão, o Fantaspoa anunciou uma novidade: o Fantaspoa At Home.
A partir do dia 1º de abril será realizada uma mostra online com uma seleção especial de filmes exibidos de edições anteriores do festival, de forma gratuita, através do site Fantaspoa At Home. Os filmes serão disponibilizados semanalmente, e, com isso, o Festival pretende se manter unido ao seu público, mesmo que não seja possível o encontro presencial, apoiando as medidas de saúde e segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde e os órgãos responsáveis. A seleção de filmes aconteceu graças ao esforço em conjunto do pessoal do festival com diretores, produtores e distribuidoras de diversos países, procurando realizar algo interessante para entreter os fãs em tempos de quarentena.
Mas, claro, o festival ainda acontecerá, e está sem patrocínio. Então, para suprir os custos, o Fantaspoa abriu um financiamento coletivo que foi prorrogado até dia 28 de abril. Com participações a partir de R$20,00, os fãs e amigos do festival podem ajudá-lo a acontecer.
*
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a novidade do Fantaspoa? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.