O Festival Varilux de Cinema Francês foi criado em 2009, pensando em trazer para o público brasileiro uma maior diversidade de conteúdo cultural. De acordo com as informações do site do festival, em 2010 o festival foi realizado em nove cidades, e em 2018 acabou passando por 88 cidades. Suas produções são tanto para adultos quanto para crianças. Em 2019, ao completar dez anos, o Festival atingiu a marca de 1 milhão de espectadores.
Esse ano, devido a pandemia do novo coronavírus e a quarentena causada por ele, o festival trouxe uma novidade: o serviço de streaming Looke, em uma parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Essilor Varilux, deixarão 50 filmes para ver de graça, que fizeram parte desses onze anos de atividades do Festival.
LEIA+: CONFIRA OS FILMES DO FESTIVAL NO LOOKE
De acordo com Emmanuelle e Christian Boudier, organizadores do festival: “Neste momento, em que a indicação é o isolamento social por conta da pandemia e que muitas pessoas devem enfrentar problemas financeiros, queremos ser solidários e propor uma programação de qualidade para entreter e ajudar a passar os dias de quarentena”.
Dentre os títulos, que vão da comédia à história francesa, com filmes de animação e filmes de diretores franceses consagrados, estão algumas dicas de filmes de terror para nós, apreciadores do gênero.
Carnívoras
Carnívores, 2018 // Dirigido por Jérémie Renier e Yannick Renier, acompanha uma jovem lutando para ser atriz resolve ajudar sua irmã em uma filmagem difícil, sendo sua assistente. Entretanto, a relação das duas irmãs começa a se deteriorar com o tempo.
O Último Suspiro
Dans la Brume, 2018 // Um macabro nevoeiro toma conta das ruas de Paris. Para sobreviver, alguns moradores resolvem se refugiar em telhados e nos últimos andares dos prédios da cidade. Conforme o tempo passa, porém, eles percebem que não receberão nenhuma ajuda para sair da situação difícil. O filme foi dirigido por Daniel Roby.
A Noite que Devorou o Mundo
La Nuit a Dévoré le Monde, 2018 // Quando Sam acorda em um apartamento, que na noite anterior foi palco de uma grande festa, descobre que está sozinho e zumbis invadiram as ruas da cidade. Sam precisará sobreviver e descobrir se, realmente, é o único sobrevivendo. O filme é dirigido por Dominique Rocher e é uma adaptação do livro de mesmo nome de Martin Page, que escreveu o livro sob o pseudônimo de Pit Agarmen.
Para assistir aos filmes é só entrar no site do serviço de streaming Looke e fazer um cadastro simples. Os filmes são gratuitos, e ficarão disponíveis durante quatro meses.
*
Gostou da notícia? Não deixe de conferir a relação completa dos filmes no site Festival Varilux em Casa e comente com a Macabra no Twitter e Instagram.