Necrotérios, salas de anatomia, periferias. O monstro, nas histórias de Marco de Castro, reina em carne e osso no mundo. Em seus contos, os humanos, sua capacidade de fazer o mal e tomar decisões ruins, são muito mais aterrorizantes que qualquer outra criatura que habita o imaginário noturno.
LEIA+: MARCO DE CASTRO: “O HORROR DA REALIDADE SEMPRE SUPLANTA O HORROR IMAGINÁRIO.”
Através de sua experiência trabalhando com o jornalismo, cobrindo crimes em São Paulo, muitas histórias surgiram para Marcos de Castro, que as escreveu e as apresentou ao mundo. “Morto Não Fala”, conto que dá título ao livro que está sendo lançado pela DarkSide Books, virou filme pelas mãos de Dennison Ramalho, cineasta com quem Castro já havia trabalhado anteriormente na adaptação do conto “Ninjas”, para curta metragem.
Para conhecer melhor a cabeça do autor, a Macabra o convidou para escolher 7 dos filmes que o inspiram em seu trabalho.
O Iluminado
The Shining, 1980 // Uma família aceita cuidar de um hotel isolado durante o inverno, mas uma presença sinistra faz o possível para destruir a pouca ligação que restou entre eles. O pai, que acaba sendo mais influenciado, sofre de terríveis arroubos de violência, enquanto seu filho pressente situações terríveis, tanto do passado, quanto do futuro. Dirigido por Stanley Kubrick, adaptado a partir do livro de mesmo nome de Stephen King.
Para o autor: “Pegue uma das melhores histórias escritas por Stephen King, jogue na mão do gênio maluco Stanley Kubrick e contrate Jack Nicholson para o papel principal. O resultado só poderia ter sido uma das maiores obras-primas da história do cinema”.
O Exorcista
The Exorcist, 1973 // Quando uma adolescente é possuída por um espírito demoníaco, um grupo de padres se reúnem para tentar deter que as forças do mal corrompam ainda mais a garota. Dirigido por William Friedkin, adaptado do livro de William Peter Blatty, que também trabalhou no roteiro.
Para o autor: “Assisti pela primeira vez aos 10 anos de idade, sozinho no quarto, quando estava sendo exibido pelo SBT. Até hoje lembro do meu coração disparando toda hora que alguém abria a porta do quarto da Reagan (Linda Blair). Um filme perfeito de outro gênio louco do cinema: William Friedkin”.
O Enigma de Outro Mundo
The Thing, 1982 // Dirigido por John Carpenter, uma equipe de pesquisa na Antártida se vê encurralada quando uma estranha criatura, capaz de se parecer com todos eles, acaba presa na base em que eles estão.
Para o autor: “O melhor filme do mestre John Carpenter (meu cineasta favorito pelo conjunto da obra). Além dos efeitos especiais incríveis, feitos em uma época em que não existia computação gráfica, a história é claustrofóbica e paranoica. Amo esse filme”.
Homem de Palha
The Wicker Man, 1973 // Um policial é enviado até uma misteriosa ilha para investigar o sumiço de uma garota. Chegando lá, entretanto, se depara com antigos cultos e sua vida pode estar ameaçada. Dirigido por Robin Hardy, adaptado do livro de David Pinner
Para o autor: “Um filme estranho e sinistro, com uma história perfeita que envolve conflito religioso e sacrifício. E ainda tem o Christopher Lee”.
Invasores de Corpos
Invasion of the Body Snatchers, 1978 // Um grupo percebe que há algo errado quando as pessoas passam a ser substituídas misteriosamente por vagens vindas do espaço. Dirigido por Philip Kaufman e adaptado a partir do livro de Jack Finney.
Para o autor: “Adoro o filme original, de 1956, do diretor Don Siegel. Mas essa versão de 1978, do Phillip Kaufmann, mata a pau. Para mim, o filme mais assustador que existe sobre invasão alienígena”.
Taxi Driver
Taxi Driver, 1976 // Dirigido por Martin Scorsese e escrito por Paul Schrader, o filme acompanha um veterano de guerra enquanto conduz um taxi por Nova York. Questionador sobre sua própria vida e sua condição, o homem entra em uma teia de violência e faz de tudo para ajudar uma jovem prostituta que entrou em seu taxi.
Para o autor: “Um taxista insone circula pelas noites de uma Nova York tomada por podridão, corrupção e luxúria, enquanto sua sanidade mental vai se deteriorando. Na minha opinião, o maior clássico da dupla Scorcese – De Niro”.
Sob o Domínio do Medo
Straw Dogs, 1971 // Dirigido por Sam Peckinpah e adaptado do livro The Siege of Trencher’s Farm, de Gordon Williams, o filme narra as experiências horríveis de um jovem casal, com um rapaz norte-americano e sua esposa inglesa, quando partem para a zona rural da Inglaterra e passam a sofrer assédios cada vez mais cruéis e violentos por parte dos moradores.
Para o autor: “Um dos filmes mais brutais e violentos já feitos, com direção do mestre Sam Peckinpah e uma atuação absurda de Dustin Hoffman”.
*
O livro de Marco de Castro, Morto Não Fala e Outros Contos de Necrotério, já está disponível para compra na Loja Oficial da DarkSide Books. Ouça também a playlist do autor no spotify. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.