Howard Philips Lovecraft e sua produção literária são responsáveis por um daqueles momentos, na história do gênero do terror, de mudança e de início de algo novo. O maior representante do que viria a ser chamado Cosmic Horror conseguiu reunir elementos de tensão, medo do desconhecido, insegurança com o futuro e o horror em imaginar que não estamos sozinhos no universo, construindo, então, as bases para essa (até então) nova subcategoria.
Monstros vindos do espaço ou de outras dimensões, sonhos que te levam a lugares nunca imaginados antes, terrores colossais, cultos à Deuses antigos e malignos, são suas principais características. Mesmo que alguns autores, como Ambrose Bierce e Richard W. Chambers, tenham se debruçado sobre o tema, foi com Lovecraft que esses elementos se tornaram mais populares.
LEIA+: A VERDADEIRA HISTÓRIA POR TRÁS DO PAZUZU
Lovecraft, entretanto, não foi um dos caras mais famosos em sua época. Seu sucesso veio tardiamente, postumamente, e essa nova categoria de terrores grotescos tem sido um prato cheio principalmente no cinema dos últimos anos. Separamos alguns filmes que podem fazer você se afundar no abismo grotesco dos medos humanos e das criaturas mais sombrias já imaginadas.
Importante: a lista não é somente sobre filmes que tem um “quê lovecraftiano”, mas sim que tem os elementos de horror cósmico. Nem todas as obras que puxam para esse lado lovecraftiano podem ser consideradas de horror cósmico.
Enigma do Horizonte
Event Horizon (1997) // Uma equipe de resgate procura uma nave perdida que, de alguma forma, entrou em um buraco negro. O problema é que quando a nave volta, ela não volta sozinha. O filme é uma viagem espacial cheia de delírio e estranhezas, uma história assustadora sobre ficar preso no espaço com algo medonho e inexplicável que te coloca frente a frente com seus piores medos.
Uzumaki
Uzumaki (2000) // Baseado no mangá de mesmo nome de Junji Ito, esse filme te leva em uma espiral (a piada foi intencional) de loucura. Os habitantes de uma pequena cidade começam a ficar obsessivos com espirais em todos os lugares, e dois jovens tentam descobrir o que está acontecendo. As obras de Junji Ito, na maioria, são bem aterrorizantes, e tem um quê de inspiração em Lovecraft, mas talvez Uzumaki seja um dos grandes representantes do cosmic horror.
Aniquilação
Annihilation (2018) // Baseado no livro de Jeff VanderMeer, acompanhamos um grupo de pesquisadoras que vão até uma área estranha. É o décimo segundo grupo a entrar na área, e todos que foram antes delas não retornaram. A área não acompanha as regras da natureza no geral, algo como uma dimensão horrível, e é terrivelmente assustador tudo que acontece lá dentro.
O Nevoeiro
The Mist (2007) // Um estranho nevoeiro toma conta de uma cidadezinha, e traz com ele uma série de criaturas aterrorizantes, enquanto um grupo tenta sobreviver dentro de um supermercado. Baseado no livro de Stephen King, com uma adaptação em formato de série de 2017, O Nevoeiro em criaturas rastejantes, terrores que vieram de um lugar desconhecido e algumas questões bastante humanas.
À Beira da Loucura
In the Mouth of Madness (1994) // Talvez um dos filmes mais lovecraftianos que já foram feitos, mesmo não sendo uma adaptação direta do Lovecraft, com vários elementos de cosmic horror: um investigador descobre que o impacto de um autor de terror em seus fãs é muito maior do que ele esperava. Cultos, cenas de delírio e terrores mentais, o filme é um ótimo exemplo da subcategoria. Dirigido por John Carpenter.
A Seita Maligna
The Void (2016) // Um policial deixa um paciente em um hospital, mas algo espreita lá fora: estranhas figuras encapuzadas aguardam, enquanto dentro do hospital algo está assassinando a todos. Além disso, um estranho culto sobrevive no local. O filme não ficou muito conhecido no circuito mainstream, mas fez bastante sucesso entre os fãs na área mais underground do terror. É um baita filme, assustador de verdade, e tem cenas incríveis.
Absentia
Absentia (2011) // Uma mulher e sua irmã percebem que há algo de errado em um túnel perto de onde moram, pois vários desaparecimentos acontecem no local. Quando um dos desaparecidos retorna, nota-se que realmente algo muito obscuro acontece por ali, algo se esconde na escuridão do túnel e na escuridão das pessoas. Filme dirigido por Mike Flanagan, bastante interessante.
Possessão
Possession (1981) // Uma mulher começa a apresentar estranhas emoções quando pede o divórcio de seu marido. E poderia ser uma história muito comum, não fosse pelas coisas bizarras e criaturas estranhas que aparecem no decorrer do filme. Uma excelente atuação de Isabelle Adjani.
Príncipe das Sombras
Prince of Darkness (1987) // Uma equipe encontra um estranho cilindro em uma igreja abandonada, e, se aberto, isso pode trazer o fim da humanidade. Outra grande obra de John Carpenter,
Além do Arco-Íris Negro
Beyond the Black Rainbow (2010) // Uma jovem é mantida presa por uma Instituição chamada Arboria, que garante o bem-estar e a paz interior, mas algo ali parece errado. É um filme lento, mas esteticamente é muito interessante. Dirigido por Panos Cosmatos, mesmo diretor de Mandy.
O Culto
The Endless (2017) // Dois irmãos fugiram quando crianças de um estranho culto, sobre morte e alienígenas. Depois que cresceram, resolveram buscar algumas respostas sobre essas experiências estranhíssimas que tiveram na infância.
Deixe suas indicações de filmes de horror cósmico em posts das redes sociais que mencionem a @macabratv.
* Imagem de topo: Mike Davis