Freiras — assim como demônios, padres, exorcismos e grande parte do que envolve a igreja católica — são figuras caras para os filmes de terror. Há algo na ideia do claustro, em entregar sua vida a um propósito espiritual e obscuro que atrai a atenção daqueles que se interessam por esses temas.
LEIA+:13 FILMES DE HORROR FUNDAMENTADOS NO CRISTIANISMO
Na década de 1970, inclusive, um subgênero bastante abordado, assim como blaxploitation, foi o nunsploitation — a junção das palavras exploitation (de exploração) e nun (de freira). O subgênero utilizava das figuras das freiras e as colocava em situações subversivas daquelas competentes às crenças católicas. Temáticas como sexo, depravação e abuso de drogas ilícitas eram vistos nesses filmes.
Mesmo depois dos anos 1970, freiras continuaram a aparecer aqui e ali em filmes de terror. A Macabra listou seis filmes com algumas das mais macabras irmãs do cinema.
A Freira
The Nun, 2018 // Não poderíamos começar essa lista de forma diferente, Valak é a personificação das freiras macabras e aterrorizou os espectadores em Invocação do Mal 2, retornando para mais um pouquinho de sustos em A Freira. No filme, dirigido por Corin Hardy, a irmã Irene (Taissa Farmiga), uma noviça que está em seus últimos votos para se tornar freira, e padre Burke (Demián Bichir), um homem com um passado sombrio vão, a mando do Vaticano, investigar o suicídio de uma freira na Romênia. E A Freira está prestes a ganhar uma sequência. A Freira 2, que terá direção de Michael Chaves, estreia em setembro de 2023 nos cinemas dos Estados Unidos.
LEIA+: O QUE SABEMOS SOBRE A FREIRA 2
Os Demônios
The Devils, 1971 // Dirigido por Ken Russell e adaptado do livro Os Demônios de Loudun de Aldous Huxley, Os Demônios conta a história real de Urbain Grandier (interpretado por Oliver Reed), que foi acusado de bruxaria por um grupo de freiras ursulinas. No filme, a irmã Jeanne (Vanessa Redgrave), uma freira com sexualidade reprimida e que tem uma obsessão por Grandier, é utilizada como joguete pelas mãos do Cardeal de Richelieu, que deseja tomar controle total da França, mas para isso precisa tirar Grandier do caminho. Então, dá-se uma caça às bruxas contra o padre. Os Demônios pode não ser um filme tradicional de terror, mas seus elementos macabros se sobressaem.
Uma Filha para o Diabo
To the Devil a Daughter, 1976 // Padre Michael (Christopher Lee), um padre excomungado, inicia uma seita satânica, disfarçada de culto cristão, e consegue convencer um homem a entregar sua filha, Catherine (Nastassja Kinski), de corpo e alma, para ser a representante de Satã na terra quando ela completar dezoito anos. Conforme o dia do aniversário da garota se aproxima, entretanto, o homem teme cada vez mais, e busca ajuda de John Verney (Richard Widmark), um escritor de livros de ocultismo, para salvá-la. Produção da Hammer, dirigido por Peter Sykes e Don Sharp, adaptado do livro de mesmo nome de Dennis Wheatley.
Águas Escuras
Dark Waters, 1993 // Elizabeth (Louise Salter), uma jovem atormentada por terríveis visões de sua infância, viaja para uma ilha distante para tentar descobrir um pouco mais sobre seu passado. Lá, entretanto, Elizabeth encontra uma estranha ordem de freiras malignas. Uma colaboração entre Reino Unido e Rússia, o filme foi dirigido por Mariano Baino, a partir de uma história escrita por Andy Bark. A produção teve sérios problemas enquanto era realizada, sendo um dos primeiros filmes a serem gravados junto com o Ocidente depois da dissolução da União Soviética. Assim como Os Demônios, que ficou anos sendo um filme raro e difícil de ser encontrado, Águas Escuras tem encontrado um maior público nos últimos anos.
A Freira Assassina
The Killer Nun, 1979 // Filme italiano dirigido por Giulio Berruti, que faz parte do movimento nunsploitation, a história acompanha a irmã Gertrude (Anita Ekberg), enfermeira em um hospital católico, que retorna ao trabalho depois de uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro. Seu retorno, porém, traz com ela medos inexplicáveis e ansiedade. Gertrude começa a abusar de morfina e heroína, ajudada pela irmã Mathieu (Paola Morra) e, enquanto está em estado de amortecimento causado pelas drogas, estranhos assassinatos começam a acontecer. O filme foi censurado no Reino Unido, sendo taxado como “video nasty”, só sendo liberado em sua versão completa em 2006.
L’altro inferno
L’altro inferno, 1981 // O padre Valerio (Carlo De Mejo) parte para investigar estranhas atividades paranormais em um convento, mas antigos segredos terríveis estão prestes a emergir das profundezas do local. Poderia ser tudo obra do diabo, como a Madre Superior (Franca Stoppi) quer fazer com que todos acreditem? Ou a obra é mais humana do que parece? Filme italiano dirigido por Bruno Mattei.
*
E para você, qual a freira mais aterrorizante do cinema? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.