Você talvez não reconheça o nome, mas certamente tem um carinho imenso pelos monstros que ele criou. Jack Pierce é o responsável pela seminal maquiagem usada por Boris Karloff em Frankenstein (1931). Não fosse um convite especial, é possível que jamais tivéssemos conhecido seu talento para criar monstros. Mas é o que dizem, quando uma porta se fecha…
Pierce sonhava com uma carreira como ator nos filmes mudos de Hollywood, mas seu biotipo passava longe dos padrões desejados na época. Ele tentava compensar sua baixa estatura aplicando efeitos de maquiagem que davam a ilusão de altura, mas era frequentemente escalado como vilão em muitas obras. Isso o deixava desanimado, mas bem, ao menos era algo.
Sua carreira se transformou completamente por conta de um chimpanzé. Ele assumiu o desafio de transformar um ator em um chimpanzé realista em The Monkey Talks, de Raoul Walsh, e o resultado foi tão perfeito que Carl Laemmle, diretor da Universal, o contratou imediatamente como maquiador do estúdio em tempo integral.
No primeiro filme de terror falado da Universal, Drácula (1931), Pierce evitou uma elaborada composição de horror. Em vez disso, projetou uma pintura colorida especial para Bela Lugosi em seu vampiro, mas Lugosi insistiu em aplicar sua própria maquiagem. Para todas as aparições cinematográficas do personagem depois, Pierce instituiu em um olhar inteiramente diferente, reformulando Drácula como um homem com cabelos grisalhos e bigode.
A criação mais significativa durante o tempo de Pierce no estúdio foi Frankenstein. Se algum aspecto do monstro foi baseado nas sugestões de outras pessoas, não se sabe ao certo, mas está claro que Pierce criou um design que era horrível e lógico no contexto da história.
Então, onde Henry Frankenstein acessou a cavidade cerebral, há uma cicatriz e um selo, e os agora famosos “parafusos” no pescoço são na verdade eletrodos: transportadores para a eletricidade usada para reviver o cadáver costurado.
Pierce tinha uma reputação de ser mau humorado, ou pelo menos extremamente severo, mas sua relação com Karloff era boa. Ambos colaboraram no projeto da maquiagem agora icônica, com Karloff passando por quatro horas de trabalho nas mãos de Pierce todo santo dia.
O notoriamente difícil Pierce continuou a criar alguns dos mais emblemáticos efeitos de maquiagem de filme de monstro na história do cinema, incluindo The Mummy e White Zombie, em 1932, e The Wolf Man, em 1941.
Jack P. Pierce nasceu Janus Piccoula em Valdetsyou, Grécia, no dia 05 de maio de 1889, e faleceu aos 79 anos em Los Angeles, no dia 19 de maio de 1968. Sua contribuição memorável é vista com carinho até hoje, e agradecemos imensamente por ele ter dado uma chance ao acaso.