Jogos macabros de ricos (e não estamos falando de golf ou lacrosse)

Caçadas mortais que demonstram toda a arrogância de classes mais abastadas são os motivadores principais destes filmes.

Canapés, Country Club e jatos particulares. Quando se tem tudo também se tem tédio, afinal, não é só de discurso neoliberal e malabarismo fiscal que vivem os ricos. E às vezes, quando esse tédio está no seu ápice, o que melhor para suprir suas necessidades macabras de fortalecer o conceito de classes do que com uma caça?

LEIA+: QUE OS JOGOS COMECEM: 7 FILMES DE TERROR COM DISPUTAS MACABRAS

Nessa lista vamos embarcar apenas em filmes em que ricos caçam pessoas por esporte, então filmes como Jogos Vorazes, Battle Royale e O Sobrevivente estarão de fora. A lista também não inclui ricos caçando pessoas como queima de arquivo, deixando também de fora filmes como o francês Vingança.

A Caçada

The Hunt, 2020 // Doze estranhos acordam em uma clareira. Eles não sabem onde estão, nem como chegaram lá. À sombra de uma teoria da conspiração da internet, um grupo de elitistas implacáveis ​​se reúne em um local remoto para caçar humanos por esporte, mas seu plano está prestes a ser arruinado quando uma das presas vira o jogo contra seus perseguidores.

A Caçada é do pessoal da Blumhouse, dos produtores do Uma Noite de Crime e escrito por Damon Lindelof (Lost e Watchmen a série) violento e controverso, teve restrições no lançamento na época do governo Trump.

O Alvo

Hard Target, 1993 // Jean-Claude Van Damme é Chance Bondreaux, um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder, uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação, Chance descobre uma quadrilha que comercializa pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safári mortal. É quando ele decide combater a gangue comandada por Emil Fouchon, o icônico Lance Henriksen (Aliens).

Esse filme de premissa absurda e sobrecarregado de câmeras lentas está longe de ser o melhor de John Woo.

Bacurau

Bacurau, 2019 // Em um futuro próximo, moradores de uma comunidade isolada no oeste de Pernambuco descobrem que seu pequeno povoado chamado Bacurau não está mais no mapa. Com a estranha chegada de estrangeiros, a queda do sinal de celular e cadáveres aparecendo todos os dias, eles percebem que estão sendo atacados.

Afinal não bastava os ricos do Brasil, precisávamos importar. Esse filme nacional — ótimo, por sinal — é um embate entre culturas, onde a arrogância estrangeira, que confunde nossa simpatia como sinal de fraqueza, é colocada a prova. Eles podem vir com a tecnologia que for e, ainda assim, provavelmente vão acabar numa cova rasa.

Predadores

Predators, 2010 // Provando que uma elite rica, cruel e entediada não é exclusividade dos humanos, no retorno a saga do Predador somos apresentados a Predadores de Elite (!) — e por isso estão qualificados para essa lista. A história do filme se segue de maneira bem próxima a uns títulos acima: reunidos em um planeta misterioso, um grupo de mercenários e assassinos agora se tornam a presa. Contra essa nova geração de alienígenas que persegue os humanos através da selva densa, o grupo deve trabalhar em conjunto para sobreviver (ou se tornar os mais recentes troféus dos temíveis caçadores intergalácticos).

Com várias menções ao filme original de 1987, essa adaptação é surpreendentemente divertida e foi produzida pelo Robert Rodriguez (El Mariachi, Um Drink no Inferno e Planeta Terror).

LEIA+: A FRANQUIA PREDADOR: HISTÓRIA, CURIOSIDADES E CRONOLOGIA

Casamento Sangrento

Ready or Not, 2019 // Grace não poderia estar mais feliz depois de se casar com o homem dos seus sonhos na luxuosa propriedade de sua família. Há apenas uma situação: ela precisa jogar um jogo de esconde-esconde, e não pode ser encontrada até o amanhecer. O problema é que a nova família está a sua caça com espingardas, bestas e outras armas. Para que Grace possa sobreviver a essa noite, ela precisa encontrar uma maneira de virar o jogo contra seus novos parentes não tão amáveis.

Nesse filme que é puro entretenimento, acompanhamos todo desespero da protagonista enquanto é perseguida mansão adentro ainda vestida de noiva, até entender que é hora de revidar.

Sobrevivendo ao Jogo

Surviving the Game, 1994 // Jack, um morador de rua à beira do suicídio, volta a ter esperança quando um organizador de caridade lhe oferece a oportunidade de um salário decente como assistente para um grupo de caça nas Montanhas Rochosas. Mas logo ele descobre que o grupo é composto por empresários ricos com desejo de caçar seres humanos.

Ice T sendo caçado (até certo ponto pelo menos) por Rutger Hauer (Blade Runner), Gary Busey (Caçadores de Emoção) e John C. McGinley (médico mal humorado de Scrubs), precisamos dizer mais? Um típico filme de ação dos anos 90.

*

É melhor tomar cuidado com certas propostas de pessoas ricas. Qual o seu filme favorito da lista? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Entre nutrir as crianças da noite e suas melodias peculiares, se dedica a leituras lúgubres e a cinematografia obscura. Já usava máscaras antes de virar mainstream e vai continuar usando mesmo depois da peste. MACABRA™️ - FEAR IS NATURAL.