Krampus, o ajudante maligno do Papai Noel

Enquanto o Papai Noel agrada as crianças boas com doces, Krampus pune as crianças malvadas com surras. A Macabra contou um pouco da história dessa entidade e listou cinco filmes de terror com o maléfico Krampus.

Lembra aquela história de que, se você não fosse uma criança boazinha, Papai Noel não te traria presente? Ou mesmo que Papai Noel guardava com ele duas listas, a das crianças boas e das crianças más? Pois bem, em alguns lugares da Europa, isso era levado bastante a sério. Tão a sério que Papai Noel tinha um ajudante para tratar desses casos especiais: o Krampus.

Figura tradicional do folclore nos Alpes centrais e orientais, que engloba principalmente as áreas da Suíça e da Áustria, o Krampus é uma figura antropomórfica, com chifres e cascos. Na tradição original, que muitos estudiosos acreditam ter raízes na era pré-cristianismo, enquanto São Nicolau, ou Papai Noel, distribuía frutas, frutas secas, chocolates e nozes para as crianças boas, a única coisa que as más recebiam era uma bela surra de varas de bétula — um presente extremamente doloroso. 

O Krampus originalmente saía antes do período de Natal, dia 05 de dezembro, pronto para tocar o terror em todo mundo que fosse malvado. 

Durante o regime clérigo-fascista de Engelbert Dollfuss, que começou em 1932, a figura do Krampus foi banida na Áustria. Acreditava-se que era uma figura maligna, cuja tradição deveria ser expurgada das casas de bem. Ainda nos anos 1950, o governo distribuía panfletos para os cidadãos que diziam que Krampus era um homem mau. Somente mais ao final do século a figura voltou a fazer parte da tradição do país, e os desfiles voltaram a ser celebrados. 

A tradição mudou um pouco nos últimos séculos e as crianças malvadas já não recebem surras. Agora, os festivais que incluem a figura de Krampus, como a Krampuslauf — a corrida de Krampus —, que conta com jovens vestidos dessas criaturas tentando aterrorizar a audiência. Sem dúvida, uma experiência marcante.

Também é um costume mandar as chamadas Krampuskarten, ou cartões de Krampus, para os amigos na época natalina. Aqui na Macabra nós recomendamos sempre a escolha do estilo vintage para este tipo de cartão comemorativo. Os antigos sabiam mesmo como presentear com cartões — e aterrorizar toda a família de uma só vez.

Krampus em terras brasileiras

Pensiniques de folga

Aqui no Brasil, na cidade de Guabiruba, município localizado em Santa Catarina, com forte tradição alemã, o Krampus recebe o nome de Pensinique, uma forma abrasileirada de Pelznickel, que era a forma como a criatura era conhecida no sul da Alemanha. Ainda hoje jovens vestidos de Pensinique desfilam pelas ruas da cidade, assustando os moradores e turistas no começo de dezembro. 

A mais nova aparição de Krampus em terras brasileiras é com o lançamento da DarkSide: Krampus: o Senhor do Yule, que acompanha o músico fracassado Jesse Walker que, nas vésperas do feriado mais alegre do ano, acaba testemunhando algo terrível que irá alterar para sempre a sua vida e a das pessoas do vilarejo em que vive. Escrito pelo multiartista Brom, Krampus: o Senhor do Yule é uma aterrorizante história natalina.

Krampus é o terror

Com um folclore tão propício, é até de se surpreender que Krampus demorou tantos anos para fazer, enfim, parte do rol de criaturas macabras e que parecem ter saído de um tenebroso pesadelo dos filmes de terror. Mas sim, foi somente a partir da década de 2010, com especial atenção no ano de 2015, que Krampus começou a ser parte integrante desta indústria.

A Macabra listou cinco filmes em que a figura do Krampus aparece para os fãs conhecerem um pouco mais sobre essa criatura cheia de maldade.

Papai Noel das Cavernas

Rare Exports, 2010 // Essa produção em conjunto entre Finlândia, Noruega, França e Suécia, com direção de Jalmari Helander, não exatamente fala sobre o Krampus, mas sobre uma figura maligna que, em vez de dar presentes e agrados para as crianças no Natal, só faz maldades nessa época do ano. Um grupo de arqueólogos encontram algo enterrado nas profundezas da montanha de Korvatunturi. De início, ninguém acredita muito no que encontraram, mas esse segredo natalino logo começa a se revelar — e a revelação é muito mais cruel do que uma casinha no Polo Norte com duendes fazendo brinquedos. 

Krampus: O Terror do Natal

Krampus, 2015 // Uma das maiores produções — em termos orçamentários, de elenco, de produção e de roteiro — que envolvem o Krampus é o filme Krampus: O Terror do Natal, dirigido por Michael Dougherty. Na história, um garotinho com um Natal bem mais ou menos evoca a criatura mais aterrorizante da data comemorativa sem querer, e transforma o dia em um terrível pesadelo para todos. No elenco estão Toni Collette, Adam Scott, David Koechner, Conchata Ferrell, entre outros.

A Christmas Horror Story

A Christmas Horror Story, 2015 // Esta antologia dirigida por Grant Harvey, Steven Hoban e Brett Sullivan apresenta diversas histórias entrelaçadas pelo tema do Natal, que acontecem simultaneamente, enquanto um DJ de uma rádio está preso no serviço. Na última delas, Papai Noel acaba descobrindo que Mamãe Noel e todos os elfos do Polo Norte se transformaram em zumbis. Ainda tentando lidar com a situação, Noel tem que lutar contra Krampus nos estábulos de sua própria casa. Mas tem algo muito errado acontecendo com Noel. 

Krampus: The Reckoning

Krampus: The Reckoning, 2015 // Dirigido por Robert Conway, a história acompanha Zoe, uma garota estranha que tem um amigo imaginário — não tão imaginário —, o Krampus. O espírito maligno natalino foi solto em uma cidadezinha e agora irá cumprir sua sina de aterrorizar a todos que foram malvados ao longo do ano. Ninguém está a salvo.

Krampus: O Justiceiro do Mal

Krampus: The Christmas Devil, 2013 // Dirigido e escrito por Jason Hull, o filme de (muito) baixo orçamento conta a história de Jeremy, um policial local que, sempre que tem um tempo livre, tenta encontrar quem o sequestrou quando era criança. Quando outras crianças começam a desaparecer, tudo leva Jeremy a crer que quem o sequestrou, e quem está atrás das crianças novamente, é o espírito maligno do Natal, Krampus. Resta a Jeremy detê-lo.

*

Krampus: o Senhor do Yule já está disponível em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books. Ansiosos para a temporada de festas de fim de ano? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.