Mistérios e assassinatos: 11 filmes de serial killers e investigações

Para entrar no clima de Assassinatos do Zodíaco de Tokyo, a Macabra selecionou 11 filmes onde detetives e serial killers se enfrentam em um jogo de gato e rato.

Em uma manhã de fevereiro de 1936, o artista plástico Heikichi Umezawa é encontrado morto em um quarto fechado, junto de planos de assassinar seis mulheres de sua família para criar uma figura feminina perfeita. O projeto, que mistura alquimia e astrologia, se concretiza, e permanece um mistério. Somente quarenta anos depois, o astrólogo Kiyoshi Mitarai e seu amigo Kazumi Ishioka são desafiados a resolver esse enigma. 

Assassinatos do Zodíaco de Tokyo, de Soji Shimada, foi lançado em 1981 e permanece um clássico da ficção policial japonesa, chegando de forma inédita aos leitores brasileiros pela marca Crime Scene Fiction, da DarkSide Books, ao lado de títulos como Butcher Boy e Psicopata Americano.

Reunindo alguns dos melhores elementos do gênero — uma investigação repleta de mistério, um serial killer com uma assinatura e um propósito para lá de estranho, e uma pessoa disposta a responder as perguntas do caso através de pesquisa e uma dose de intuição.

LEIA+: QUEM FEZ ISSO? 7 FILMES DE SUSPENSE WHODUNIT

A Macabra adora histórias de detetives e serial killers. Em um jogo de gato e rato que, muitas vezes, chega a extremos, esses filmes nos deixam arrepiados e nos transformam em investigadores amadores, tentando descobrir quem está por trás dos crimes cometidos. 

A Macabra selecionou onze obras onde detetives e serial killers se enfrentam em buscas alucinantes. Pegue sua lupa e venha com a gente.

O Silêncio dos Inocentes

The Silence of the Lambs, 1991 // Um clássico é um clássico e não podemos deixá-lo de fora. Adaptação do livro de mesmo nome de Thomas Harris dirigida pelo cineasta Jonathan Demme, O Silêncio dos Inocentes é um sucesso estrondoso. Por mais que Hannibal Lecter tenha se tornado um dos grandes antagonistas lembrados pela cultura popular, aqui, em seu filme de maior prestígio, ele auxilia Clarice Sterling em sua busca pelo assassino Buffalo Bill — sem deixar de demonstrar a todos o seu próprio perigo, é claro. Com Anthony Hopkins e Jodie Foster contracenando lindamente, O Silêncio dos Inocentes é um daqueles filmes de busca por serial killer que nos prende até o último minuto.

Zodíaco

Zodiac, 2007 // Há algo de fascinante e extremamente curioso em assassinos em série que nunca foram encontrados, que tiveram suas ondas de assassinatos e, de repente, pararam. Isso faz com que as pessoas se perguntem “Onde eles estão?” e, aos assassinos mais recentes, “Será que um dia vão voltar a atacar?”. O Assassino do Zodíaco é um desses casos. No filme de David Fincher, acompanhamos os primeiros anos da caçada pelo serial killer que deixava pistas para a polícia e que nunca foi pego. Muitas teorias surgiram de seu sumiço, mas até hoje podemos dizer que a resposta é inconclusiva. O filme é protagonizado por Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, e é um prato cheio para os fãs de histórias investigativas.

M, o Vampiro de Dusseldorf

M – Eine Stadt sucht einen Mörder, 1931 // Uma série de sequestros e assassinatos de crianças está tirando o sono dos moradores de Berlim. As únicas pistas sobre esse maníaco são cartas escritas à mão e enviadas ao jornal. A atenção, entretanto, se revela um sério problema: todos são suspeitos, e uma onda de prisões segue pela cidade até que o assassino seja encontrado. Isso leva ao horror da classe criminosa, que fará de tudo para que esse serial killer seja pego logo. Trabalhando com propósitos diferentes, a polícia e os criminosos de Berlim perseguem quem quer que seja esse homem. Primeiro filme falado de Fritz Lang, cineasta que também foi responsável por Metrópolis (1927), M, o Vampiro de Dusseldorf é protagonizado por Peter Lorre. 

Seven: Os Sete Crimes Capitais

Se7en, 1995 // Um assassino com uma assinatura muito peculiar tem atormentado a vida de dois detetives, um veterano e um novato, que se unem para tentar detê-lo. Utilizando os sete pecados capitais como tema de seus assassinatos, esse serial killer tem tudo muito bem orquestrado. Protagonizado por Morgan Freeman e Brad Pitt, Seven: Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher, é um filme com uma legião de fãs e merece seu espaço nessa lista. 

Memórias de um Assassino

Salinui chueok, 2003 // Na província de Gyeonggi, na Coréia do Sul, duas mulheres foram mortas. Dois detetives, Park Doo-Man (Song Kang-ho) e Cho Yong-koo (Roe-ha Kim), são designados para o caso, mas os dois não tem o conhecimento necessário para essa investigação: seu método consiste na tortura de suspeitos e questões que não vão a lugar algum. Quando o detetive Seo Tae-Yoon (Kim Sang-kyung) chega de Seul para ajudar, e uma terceira mulher é encontrada morta, eles passam a ter uma noção melhor de pistas que podem levar ao serial killer. Um dos primeiros longas — e um dos maiores sucessos — de Bong Joon Ho, Memórias de um Assassino é um filme tenso, e se inspira levemente nos assassinatos de Lee Chun-jae, o primeiro serial killer sul-coreano confirmado.

Cálculo Mortal

Murder by Numbers, 2002 // Richard Haywood (Ryan Gosling) e Justin “Bonaparte” Pendleton (Michael Pitt) são dois jovens ricos de uma escola que, apesar de serem extremos opostos, acabam aliados em um propósito: cometer crimes perfeitos. A intenção é culpar o zelador da escola pelos crimes. Mas quando Cassie Mayweather (Sandra Bullock) e Sam Kennedy (Ben Chaplin), seu novo parceiro, são designados para o caso, talvez as coisas não corram tão bem quanto eles planejavam. Dirigido por Barbet Schroeder, o filme foi inspirado no caso de Leopold e Loeb, dois jovens que achavam que, por serem inteligentes, poderiam se safar de qualquer coisa.

LEIA+: CASO LEOPOLD-LOEB EM QUATRO FILMES MACABROS

Beijos que Matam

Kiss the Girls, 1997 // Quando a sobrinha de Alex Cross (Morgan Freeman) desaparece na Carolina do Norte, o investigador e psicólogo forense logo viaja até o local para descobrir o que está acontecendo. Lá, ele descobre que sua sobrinha pode ser uma das vítimas de um serial killer que se autointitula Casanova. Kate (Ashley Judd), a única vítima que conseguiu escapar, se encontra com Cross para ajudá-lo a encontrar a sobrinha antes que seja tarde demais. Alex Cross é um personagem criado por James Patterson para uma série de livros policiais. No cinema, foi interpretado por Freeman em Beijos que Matam (1997) e Na Teia da Aranha (2001) — e por Tyler Perry no filme Alex Cross (2012). 

Copycat: A Vida Imita a Morte

Copycat, 1995 // Helen Hudson (Sigourney Weaver) é uma psicóloga criminal especializada em serial killers. Certo dia, em um julgamento que está acompanhando, o criminoso consegue escapar e atirar em um policial. Hudson se sente tão ameaçada pelo acontecimento que desenvolve agorafobia. Algum tempo depois, uma onda de assassinatos começa a tomar conta da cidade, e Helen consegue identificar que esse assassino está copiando alguns outros assassinos famosos. Os detetives M.J. Monahan (Holly Hunter) e Reuben Goetz (Dermot Mulroney) passam a receber ligações anônimas com informações sobre o caso, e logo descobrem se tratar de Helen, até que conseguem que ela os ajude. Dirigido por Jon Amiel e protagonizado por Sigourney Weaver, Copycat pode não ser um dos filmes mais conhecidos da lista, mas vale a pena dar uma chance a ele. 

Jogos Mortais

 

Saw, 2004 // Na história, criada por James Wan e Leigh Whannell, um serial killer reconhecido como Jigsaw reúne pessoas que, ele acredita, são culpadas de crimes e não foram punidas de forma justa. Então, ele mesmo os pune: colocando cada um deles em uma disputa mortal. Com a quantidade de sangue e membros decepados, às vezes esquecemos que Jogos Mortais é, também, um filme de investigação. Nós sabemos quem é Jigsaw, mas enquanto ele prepara suas armadilhas em uma teia muito bem amarrada de horrores, há um esquadrão da polícia investigando seus crimes — alguns, chegando mais perto da verdade que outros, e, ao longo da série, até mesmo se unindo aos objetivos de Jigsaw. 

A Cela

The Cell, 2000 // Catharine Deane (Jennifer Lopez) é uma psicoterapeuta com um novo tratamento: sua mente consegue entrar na mente de seus pacientes. Quando é procurada pelo FBI com um pedido desesperado de ajuda, Deane terá que entrar na mente de um serial killer perigoso, chamado Carl Stargher, para salvar sua última vítima, que está prisioneira em algum local desconhecido. Mas, mesmo que Deane pense que está no controle, a mente de Stargher é um local desconhecido e assustador. Dirigido por Tarsem Singh, A Cela é um filme excêntrico e tenso, que se destaca positivamente com uma mistura de thriller e ficção científica, com cenários e figurinos deslumbrantes.

Seis Mulheres Para o Assassino

6 donne per l’assassino, 1964 // Quando a modelo Isabella (Francesca Ungaro) é morta, as suas colegas da casa de altura costura da Condessa Christina Como (Eva Bartok) ficam chocadas. O diário de Isabella  onde vários segredos, tanto da Condessa quanto das modelos, estavam escritos, desapareceu com sua morte. Logo, todas as pessoas que colocam as mãos no diário acabam mortas pelo homem mascarado. O investigador Silvestri (Thomas Reiner) tem uma lista de suspeitos, mas quem será o verdadeiro assassino? Seis Mulheres Para o Assassino é um filme de Mario Bava que reúne uma série de elementos slasher — perfeito para os fãs do subgênero e dos filmes investigativos.

*

E você, já assistiu algum desses filmes? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.