Museus de itens e artefatos paranormais são coisas bastante comuns nos Estados Unidos. Um dos mais famosos, talvez, seja o Museu do Oculto de Ed e Lorraine Warren, que fica na casa em que os pesquisadores e demonologistas moraram. Mas, que tal um museu itinerante?
O Traveling Museum of the Paranormal & the Occult é o único museu móvel dedicado 100% ao paranormal, sobrenatural, esquisitices e ocultismo. O museu é comandado por Dana e Greg Newkirk, antigos pesquisadores do paranormal, e desde 2013 faz com que curiosos possam investigar e até mesmo tocar alguns objetos estranhos que ambos coletaram ao longo dos anos.
Dana Matthews é jornalista, pesquisadora e apreciadora de uma boa história de fantasmas. Quando adolescente, fundou a primeira equipe composta somente por mulheres do mundo. Desde então, tem se dedicado sempre a pesquisar o paranormal e a criptozoologia. Greg Newkirk não teve um início tão diferente: também um apaixonado pelo sobrenatural, adora procurar casos estranhos e conhecer um pouco melhor sobre anomalias extraordinárias e casos paranormais.
Hoje em dia ambos são curadores do museu viajante. E muitas coisas estranhas podem ser encontradas entre seus pertences.
A Velha Catskill
Uma estátua foi retirada de seu antigo lar nas Montanhas Catskill, no estado de Nova York, por dois exploradores. Porém, já em casa, estranhas pegadas cheias de terra começaram a aparecer junto com um cheiro de água parada. Os exploradores entraram em contato com os Newkirk para que removessem a estátua em segurança. Uma curiosidade: as Montanhas Catskill aparecem no conto Rip Van Winkle, de Washington Irving, um dos primeiros escritores a fazer tradição no terror dos Estados Unidos. (As coisas não têm nenhuma ligação entre si, mas curiosidades são sempre divertidas.)
Uma Pintura Original de Ed Warren
Antes de se tornarem investigadores do sobrenatural, Ed e Lorraine tinham um hobby interessante: pinturas. Esse fato é conhecido e foi comentado na biografia escrita por Gerald Brittle, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas. Uma dessas pinturas faz parte do acervo do museu de Dana e Greg — mas não por que os dois sejam fãs, e sim porque a pintura parece estar assombrada. É como dizem, né, não é por falta de aviso.
Madeira do Horror de Amityville
Se as casas carregam um pouco da energia que seus donos emanam, e muitas vezes elas ficam impregnadas com acontecimentos violentos que aconteceram em suas bases, será que um pedaço de madeira também poderia carregar toda essa energia negativa? Dana e Greg acreditam que sim, e um pedaço de madeira de Amityville carrega as energias das mortes macabras que aconteceram em 1974.
O Espelho Obscuro
O espelho comprado em uma feira mística proporcionou ao seu antigo dono as mais terríveis visões e reflexos. Aparentemente o espelho tem o poder de dar vida para que, aquele que se reflete nele, possa experimentar seus piores medos. Alguns visitantes do museu afirmam que viram os reflexos de si mesmos sorrirem e desaparecerem enquanto estavam na frente do objeto.
*
O museu ainda tem muitos outros artefatos estranhos e assustadores, que você pode conferir na página de artefatos do site. Se você estiver viajando pelos Estados Unidos, pode tentar encontrar o casal andando por aí com seus objetos conectados ao Outro Lado.
Dana e Greg também oferecem palestras e realizam inúmeras atrações pelo país. O casal aparece com frequência em alguns dos programas mais tradicionais sobre o paranormal que, geralmente, são transmitidos nos canais da Discovery.
E aí, você teria coragem de dar uma olhadinha no espelho ou ficar alguns minutinhos no mesmo lugar que um pedaço da madeira de Amityville?