Ah, o Natal. Aquela época do ano que, para quem comemora a data, se lembra imediatamente de amor, alegria, paz, felicidade, trocar presentes e comer muito. Mas, claro que uma data tão alegre e feliz poderia ter cenários bem aterrorizantes.
O terror tem esse dom de transformar uma data cheia de luz e arrastá-la até alguns lugares muito… assustadores. E, pensando nisso, reunimos treze filmes para todo mundo passar o Natal se divertindo da melhor forma: tomando sustos e limpando o sangue da tela da tv.
O Estranho Mundo de Jack
The Nightmare Before Christmas (1993) // Muitos questionam se O Estranho Mundo de Jack é um filme de Halloween ou um filme de Natal. Pois bem, por que não dos dois? O filme em stop motion dirigido por Henry Selick é um grande momento para reunir a família e celebrar o verdadeiro significado da data comemorativa: sequestrar o Papai Cruel. Brincadeira.
Anna e o Apocalipse
Anna and the Apocalypse (2017) // Um musical. De Terror. Natalino. Com zumbis. É exatamente isso que você leu. Anna e o Apocalipse é um filme muito divertido com adolescentes tentando se encontrar na vida. Mas não se deixe enganar pelas músicas fofas e pelos jovens nos papéis principais: quando precisa de sangue, Anna e o Apocalipse te entrega exatamente isso.
Papai Noel das Cavernas
Rare Exports (2010) // Imagine que Enigma de Outro Mundo encontra Esqueceram de Mim e algum filme com o próprio Papai Noel. É basicamente isso que se trata o filme finlandês Papai Noel das Cavernas. Dirigido por Jalmari Helander, o filme é uma comédia de terror, e olha, sem dúvida não era esse o Papai Noel que estávamos esperando.
Gremlins
Gremlins (1984) // Um pai que queria dar um presente especial para seu filho no dia de Natal. Vai até o bairro chinês e acaba encontrando um bichinho muito diferente, muito bonitinho. E assim Gizmo, nossa criaturinha assustadora que não pode ser alimentada depois da meia noite e não pode ser molhada acaba indo parar em uma cidadezinha e causando um enorme estrago. Dirigido por Joe Dante, é diversão garantida!
Krampus: O Terror do Natal
Krampus (2015) // Representando o lado malvado do Natal, Krampus é um filme bem legal. Dirigido por Michael Dougherty, com Toni Collette e Adam Scott no elenco, o filme mostra um garotinho tendo que se proteger e proteger sua família depois de invocar o espírito maligno do antagonista do Papai Noel.
Natal Sangrento
Silent Night, Deadly Night (1984) // Quando criança, Billy viu seus pais serem mortos por um Papai Noel, após ser avisado por seu avô que o Papai Noel punia aqueles que eram maus. Após muitos anos e já fora do orfanato, o próprio Billy pretende encarnar o pesadelo de sua infância.
A Christmas Horror Story
A Christmas Horror Story (2015) // Dirigido por Grant Harvey, Steven Hoban e Brett Sullivan, A Christmas Horror Story é um filme bastante… inesperado. Algumas histórias, contadas por um radialista acabam mostrando uma parte bastante horrível do Natal, e tem uma cena arrepiante de luta (sim, luta). É até difícil descrever.
O Santo
Sint (2010) // Original da Holanda, O Santo conta a história de um Papai Noel sangrento. Quando a Lua é Cheia no dia 05 de dezembro, o bom velhinho sai para caçar e assassinar criancinhas. Não é exatamente o que a gente gostaria de ganhar do Papai Noel, né? O filme é dirigido por Dick Maas.
Noite de Sombras, Noite de Sangue
Silent Night, Bloody Night (1972) // Dirigido por Theodore Gershuny, Noite de Sombras, Noite de Sangue conta a história de um homem herda uma mansão que um dia foi um hospital psiquiátrico. Mas, ao visitar o local, começa a descobrir antigos crimes cometidos ali e coisas terríveis acontecem. Sem Papai Noel assassino dessa vez, mas aterrorizante da mesma forma.
Noite do Terror
Black Christmas (1974) // Um belíssimo exemplar dos slashers de feriados e datas comemorativas. Dirigido por Bob Clark, o filme já recebeu alguns remakes por esses anos, e terá mais um lançado neste dezembro. Um grupo de garotas de uma fraternidade acaba sendo perseguido por um maníaco e precisam sobreviver.
Perigo Próximo
Better Watch Out (2016) // Em uma ruazinha pacata no subúrbio estadunidense, uma babá precisa tomar conta de um garoto, pois algo está rondando a casa pronto para assassiná-los. O filme foi dirigido por Chris Peckover e tem momentos interessantíssimos, além de ser uma boa adição ao subgênero home invasion.
Uma Noite de Fúria
Santa’s Slay (2005) // Dirigido por David Steiman, acompanhamos mais uma vez um Papai Noel que não deu muito certo. Na verdade, nesse filme, o Papai Noel é um demônio que perdeu uma aposta com um anjo, que sai por aí distribuindo presentes e alegria. Mas quando não é Noite de Natal, ah, ele volta as suas raízes.
Krampus: The Reckoning
Krampus: The Reckoning (2015) // Zoe é uma garota estranha, que tem um amigo imaginário. E até aí tudo bem, se seu amigo imaginário fosse realmente imaginário, e não uma personificação do grande inimigo do Papai Noel: Krampus. Dirigido por Robert Conway, o filme apresenta uma versão bastante assustadora da criatura.