O Natal é época de celebração, de festas, de renovação… e de presentes. Não podemos nos esquecer dos presentes natalinos.
Ao longo de 2021, a DarkSide Books lançou vários livros incríveis para os leitores mais trevosos do país. Teve assombração, crime, romance, magia, mistério, ocultismo, uma porção sangrenta de horror nacional, clássicos e obras-primas contemporâneas — quem conhece a Caveirinha sabe que ela não brinca em serviço.
Presentear é uma delícia, então, pensando nisso, a Macabra selecionou alguns livros da DarkSide Books lançados este ano para rechear as árvores de Natal da sua família e dos seus amigos.
E, como a gente já falou: tem livro pra todo mundo.
Para quem faz tudo em família
A Família Addams: Álbum de Família: Com mais de 200 cartuns feitos por Chas Addams, este livro mostra a importância da união e do respeito entre aqueles a quem consideramos nossa família — por mais estranhos que sejam, a família Addams segue como um exemplo de carinho e amor entre os membros do clã.
Para quem gosta de ringue
Porco de Raça: Vencedor do Prêmio Machado DarkSide, Bruno Ribeiro narra uma história distópica e visceral, sobre um professor negro, falido, que acabou em uma teia de acontecimentos aterrorizantes. Ao se ver capturado, o homem será obrigado a lutar por sua vida, contra outros seres humanos considerados párias sociais, tudo isso para a diversão da alta sociedade. Uma história arrebatadora.
Para quem estuda muito
Grimório das Bruxas e Grimório Oculto: Dois grimórios super bem pesquisados e cheios de fontes seguras para compreender tudo sobre o universo da bruxaria, feitiçaria e ocultismo. Grimório das Bruxas é um texto completo sobre a origem e a transformação da bruxaria ao longo dos anos, e Grimório Oculto um compêndio bem embasado sobre temas importantes ao ocultismo — obras de não ficção complementares e indispensáveis para os leitores com sede de conhecimento.
Para quem tem um pé na bruxaria
O Ano das Bruxas: Escrito por Alexis Henderson, O Ano das Bruxas se passa na cidade de Betel, um lugar em que a palavra do Profeta é a que se deve ser respeitada. Immanuelle, filha de uma mulher considerada bruxa, acaba recebendo um chamado obscuro e descobre que tudo que ela imaginava saber pode ser uma mentira. Uma obra de ficção fascinante e poderosa.
Para quem não acredita em Ouija
Morto Não Fala e Outros Segredos de Necrotério: Enquanto trabalhava como jornalista e cobria crimes na cidade de São Paulo, Marco de Castro viu muita coisa. Suas experiências o levaram a contar as histórias que estão reunidas no livro Morto Não Fala e Outros Segredos de Necrotério. Aqui, o leitor irá se deparar com o cotidiano fantástico e assustador, incrível e aterrorizante. O conto que dá nome ao título foi adaptado para os cinemas por Dennison Ramalho, já antigo colaborador de Castro, tendo transformado também o conto “Ninjas” em filme.
Para quem gosta de casas mal-assombradas
Hell House: A Casa do Inferno: Clássico da literatura de terror, Hell House acompanha uma equipe de investigadores paranormais que embarcam em uma jornada de horrores e tormentas ao tentarem descobrir o que há de errado na Mansão Belasco. Escrito por Richard Matheson, Hell House é um daqueles livros para leitores corajosos.
Para quem é investigador de verdade
Mindhunter Profile: Serial Killers e Mindhunter Profile 2: Mundo Serial Killer: Contando um pouco sobre as histórias de busca e captura dos assassinos em série mais perigosos do mundo, Mindhunter Profile é um daqueles livros para os leitores investigadores. Em Mindhunter Profile: Serial Killers, acompanhamos as aventuras de Robert K. Ressler, que esteve desde o começo na criação da divisão do FBI para lidar diretamente com a caça aos recém-nomeados serial killers; já em Mindhunter Profile 2, Ressler conta um pouco sobre o período após sua saída do FBI, e os protocolos que ajudou a definir passaram a ser usados por todo o mundo. Um presentão para todo mundo que passou o ano maratonando documentários, filmes e livros de true crime.
Para quem observa criaturas
Inventário de Predadores Domésticos: Às vezes, nosso pior inimigo está dentro de nossa casa — ou a alguns metros de distância. Verena Cavalcante reúne contos de violência e terrores sobre quem está a espreita, pronto para atacar. São histórias que colocam o leitor frente a frente com grandes horrores, transgressões e pesadelos.
Para quem adora máscaras
Halloween: O Legado de Michael Myers: Feito de fã para fã, Halloween: O Legado de Michael Myers contém segredos, curiosidades, entrevistas e análises sobre todos os filmes da franquia. Dustin McNeill e Travis Mullins escreveram um livro completo e cheio de histórias incríveis sobre os bastidores de uma das franquias mais amadas do terror. O presente ideal para o verdadeiro fã de slasher.
Para quem examina tudo
Teste de Rorschach: A Origem: Muitos já ouviram falar sobre o teste de Rorschach, com suas manchas aparentemente aleatórias e como ele é utilizado, e como ele sempre está presente em algum filme ou livro da cultura pop. Mas de onde surgiu esse teste? O que ele representa? Em Teste de Rorschach: A Origem, Damion Searls traça uma linha do tempo e uma biografia do criador do teste, Hermann Rorschach. Um excelente presente para aqueles leitores curiosos.
Para quem encara os desafios
Vantagens que Encontrei na Morte do Meu Pai: Com uma escrita cruel e avassaladora, Paula Febbe nos entrega uma história sobre desamparo, traumas, máculas e tristezas. Uma enfermeira enfrenta diariamente os transtornos e disrupturas que a morte de seu pai causou em sua vida. Para os leitores que não têm medo de encarar o lado mais feio do ser humano.
Para quem está sempre viajando
A Máquina do Tempo: Escrito por H.G. Wells e clássico da ficção científica, A Máquina do Tempo narra a história de um cientista que, certo dia, inventou um estranho aparato capaz de fazê-lo viajar no tempo. A viagem, entretanto, o leva a milhares de anos no futuro, e ele conhece uma espécie que deriva dos humanos — que acabam guardando um segredo terrível. A edição da DarkSide Books conta ainda com muitos extras: introdução de Enéias Tavares, ilustrações de Pedro Franz e contos de Aline Valek, Ana Rüsche, Braulio Tavares e Felipe Castilho. Um presentão!
Para quem perdeu a inocência
Cherry: Inocência Perdida: Nico Walker tinha somente 20 anos quando foi combater no Iraque. Ao retornar, toda sua vida estava em frangalhos. A experiência o deixou completamente quebrado, e se tornou logo viciado em drogas, assaltando um banco para o dinheiro de sustento do vício. Em Cherry: Inocência Perdida, Nico Walker nos conta um pouco sobre como sua vida se transformou desde aquele período, após uma condenação de 11 anos. O livrou foi adaptado para o cinema por Anthony e Joe Russo, com Tom Holland como protagonista.
Para quem aprecia espetáculos
Cinema Panopticum: Thomas Ott criou uma graphic novel visual de extrema potência, utilizando somente o preto e o branco, em uma narrativa silenciosa e voraz. Em Cinema Panopticum, Ott utiliza o entretenimento e a paranoia para que o leitor se sinta desconfortável e fascinado, ambos na mesma medida.
Para quem lê há éons
O Chamado de Cthulhu: Clássico conto de H.P. Lovecraft, uma das histórias mais famosas do horror, agora adaptada pelo artista François Baranger. Originalmente publicada a partir de financiamento coletivo, que arrecadou nove vezes mais do que o artista precisava para arcar com os custos da edição, o livro se tornou um belíssimo exemplar para aqueles que são fascinados pelos horrores indizíveis de Cthulhu. A arte de cair o queixo vai arrebatar os corações dos leitores lovecraftianos.
*
Todos os livros estão disponíveis na Loja Oficial da DarkSide Books. Gostou das dicas? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.