Ah, o Halloween. Essa época, com tantos lançamentos incríveis para os fãs do terror. Um desses lançamentos, que provocou alvoroço desde que foi anunciado, é a série antológica em oito episódios de Guillermo del Toro, Gabinete de Curiosidades.
LEIA+: VEM AÍ O GABINETE DE CURIOSIDADES DE GUILLERMO DEL TORO
Com cineastas consagrados chamados para compor o time de produção da série, estrelas conhecidas do público do gênero e alguns contos arrepiantes de grandes autores, a série promete ser um sucesso. Até seu lançamento será diferente: entre os dias 25 e 28, dois episódios por dia serão lançados.
Estamos ansiosos e curiosos para conferir a nova série de Guillermo del Toro. Então, a Macabra reuniu as informações que temos até agora sobre os episódios (conforme estão listados no IMDb), quem serão seus diretores e roteiristas e o que podemos esperar de cada um deles.
O que é um Gabinete de Curiosidades?
Comuns entre os séculos XVI e XVII, períodos em que as grandes navegações estavam acontecendo e as diferentes partes do mundo começavam a se encontrar, os Gabinetes de Curiosidades — ou os wunderkammer, em alemão — se tornaram locais para guardar objetos curiosos, bizarros, excêntricos, de ciências naturais a obras de arte, encontrados durante essas viagens e levados para a Europa para exibições, como um antepassado dos museus.
Logo, entretanto, esses gabinetes diminuíram de tamanho, passando a se concentrar em salas ou até mesmo em armários de pessoas curiosas. Os gabinetes originais, imensos e com coleções gigantescas, deram lugar a locais menores, até irem sumindo da forma como eram conhecidos de início entre o século XVIII e XIX. Mas, claro, todos nós acabamos tendo nossos pequenos Gabinetes de Curiosidades, onde guardamos nossos objetos curiosos e estranhos.
No caso do Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro, iremos nos deparar com histórias aterrorizantes colecionadas pelo cineasta ao longo de sua trajetória — um projeto que Del Toro queria realizar há muitos anos e, finalmente, está saindo do papel.
O Murmúrio
Episódio 01: “The Murmuring”, dirigido por Jennifer Kent // Jennifer Kent, diretora de O Babadook (2014) e The Nightingale (2018), abre a antologia dirigindo um episódio baseado em uma história escrita pelo próprio Del Toro. Ainda não temos informações sobre o que se trata a história, mas o elenco inclui Andrew Lincoln (The Walking Dead), Essie Davis (O Babadook), Hannah Galway (Em Nome do Céu) e Daniel Henkel (The Boys).
A Autópsia
Episódio 02: “The Autopsy”, dirigido por David Prior // O segundo episódio da antologia é dirigido por David Prior, conhecido por O Mensageiro do Último Dia (2020). Com roteiro de David S. Goyer, um dos desenvolvedores da série Sandman, e que escreveu roteiros de Cidade das Sombras (1998), a trilogia Blade, entre outros, a história adapta um conto de Michael Shea, um dos grandes autores da weird fiction.
Presente nas coletâneas The Autopsy and Other Tales e The Autopsy: Best Weird Stories of Michael Shea, no conto acompanhamos um médico legista que está realizando autópsias em um grupo de mineiros que morreram em um desabamento. As autópsias são necessárias porque a companhia de seguro suspeita que essas mortes foram provocadas e, sendo provocadas, o seguro não cobriria o pagamento para as famílias. Mas, entre o legista, que está morrendo lentamente de câncer, e a história dos mineiros, há algo aterrorizante e fora deste mundo pronto para causar estragos irrecuperáveis.
O elenco do episódio conta com F. Murray Abraham (Amadeus), Glynn Turman (Super 8) e Glynn Turman (Black Sails).
Lote 36
Episódio 03: “Lot 36”, dirigido por Guillermo Navarro // Dirigido por Guillermo Navarro, que trabalhou como diretor de fotografia em alguns outros projetos com Del Toro, como O Labirinto do Fauno (2006) e Cronos (1993), o episódio tem roteiro de Regina Corrado, produtora de séries como Sons of Anarchy e The Strain, e é baseado em uma história original de Del Toro.
No elenco, temos Tim Blake Nelson (A Balada de Buster Scruggs), Sebastian Roché (O Homem do Castelo Alto), Elpidia Carrillo (O Predador) e Demetrius Grosse (Rampage: Destruição Total).
Modelo de Pickman
Episódio 04: “Pickman’s Model”, dirigido por Keith Thomas // Dirigido por Keith Thomas, que é reconhecido pelos fãs de terror pelo filme The Vigil (2019) e pelo remake de Chamas da Vingança (2022), o roteiro fica por conta de Lee Patterson, roteirista de Terror na Estrada (2015) e adapta o conto de mesmo nome de H.P. Lovecraft.
No conto, Richard Upton Pickman é um pintor brilhante, mas que pinta imagens tão horríveis e aterrorizantes que é relegado ao ostracismo e abandonado por seus companheiros. O narrador, um amigo de Pickman, conta, após o desaparecimento do pintor, como certa vez foi levado aos aposentos do amigo, onde guardavam suas obras. Conforme ambos avançavam pelos corredores, as pinturas se tornavam mais aterrorizantes até que, ao final, o último quadro era uma criatura horrenda, humanoide mas com traços caninos, que mastigava uma vítima humana. Depois de se separarem, o homem acaba descobrindo que há mais na figura do que somente a imaginação de Pickman.
No elenco do episódio estão Ben Barnes (Sombra e Ossos) e Crispin Glover (A Vingança de Willard), que interpreta o próprio Pickman.
A Inspeção
Episódio 05: “The Viewing”, dirigido por Panos Cosmatos // Dirigido e escrito por Panos Cosmatos, diretor de Mandy (2018) e Além do Arco-Íris Negro (2010), co-escrito por Aaron Stewart-Ahn, que trabalhou anteriormente com o diretor em Mandy, aparentemente é uma história original de ambos.
No elenco estão Sofia Boutella (A Múmia, 2017) e Peter Weller (Robocop, 1987).
Sonhos na Cada da Bruxa
Episódio 06: “Dreams in the Witch House”, dirigido por Catherine Hardwicke // Neste episódio, temos a direção de Catherine Hardwicke, diretora que ficou conhecida por seu trabalho em Crepúsculo (2008), A Garota da Capa Vermelha (2011) e Aos Treze (2003). O roteiro ficou nas mãos de Mika Watkins, roteirista da série de TV Origin (2018), e é adaptado do conto de mesmo nome de H.P. Lovecraft.
No conto original, publicado pela primeira vez em 1933 na revista Weird Tales, Walter Gilman, um jovem estudante de matemática e folclore pela Universidade Miskatonic, aluga um quarto na casa conhecida por “Witch House”, um lugar considerado amaldiçoado por muitos, em Arkham, Massachusetts. O jovem começa a ter sonhos bizarros, em que aparenta estar deixando seu corpo, visualizando geometrias impossíveis e uma série de cores e sons bizarros. Conforme os sonhos continuam acontecendo, ele passa a viajar por outros mundos, encontrando lugares indescritíveis e se deparando com mistérios cada vez mais aterrorizantes.
O elenco do episódio conta com Geena Davis (A Mosca, Os Fantasmas se Divertem), Rupert Grint (Harry Potter), Nia Vardalos (Casamento Grego), DJ Qualls (O Núcleo: Missão ao Centro da Terra) e Ismael Cruz Cordova (Duas Rainhas).
Ratos de Cemitério
Episódio 07: “Graveyard Rats”, dirigido por Vincenzo Natali // Dirigido por Vincenzo Natali, diretor de Cubo (1997) e Campo do Medo (2019), o episódio adapta o conto de mesmo nome de Henry Kuttner, publicado em 1936 na revista Weird Tales. Kuttner foi casado com outra autora importante do gênero, C.L. Moore.
No conto original de Kuttner, que se passa em Salem, Massachusetts, um zelador de um cemitério precisa lidar com uma colônia aterrorizante de ratos gigantes que estão roubando seus ganhos como ladrão de túmulos. Os ratos fazem buracos nos caixões novos e retiram por ali os cadáveres recém enterrados. Ao entrar no túnel dos ratos, o zelador percebe o enorme erro que cometeu e encontra uma situação saída de um pesadelo.
No elenco, temos Ish Morris (Jogos Mortais: O Final), Kevin Keppy (Sorria), e David Hewlett (A Forma da Água).
Por Fora
Episódio 08: “The Outside”, dirigido por Ana Lily Amirpour // Dirigido por Ana Lily Amirpour, conhecida por Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014) e Amores Canibais (2016), o roteiro fica por conta de Haley Z. Boston, roteirista da série Vingança Sabor Cereja (2021), e adapta uma história curta de Emily Carroll, autora de Floresta dos Medos. Não há informações de qual seja a história de Carroll que veremos adaptada por Amirpour, mas tudo indica que seja “Out of Skin”, disponível no site da autora.
No elenco, estão Kate Micucci, dubladora norte-americana da personagem Velma, de Scooby-Doo, Martin Starr (Freaks & Geeks) e Shauna MacDonald (Hemlock Grove).
Confira abaixo o trailer da série.
*
E você, quais as expectativas da nova série de Guillermo del Toro? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.