Onde tudo começou: 10 prequels de filmes de terror

Prepare a pipoca e o crucifixo para assistir A Primeira Profecia nos cinemas dia 04 de abril. A Macabra relembra dez filmes que serviram de prelúdio no cinema de terror.

Às vezes, para se contar uma história, precisamos instigar nossa audiência a querer saber mais sobre o assunto e fazemos isso contando como tudo começou. Outra vezes, alguns personagens acabam se sobressaindo tanto que todos querem entender, a fundo, o que aconteceu com eles. No final, existem vários motivos pelos quais uma prequel pode ser contada alguns meses (ou até anos!) após um filme ter sido lançado.

É o caso da prequel A Primeira Profecia, que serve de prelúdio aos acontecimentos de A Profecia (1976), filme dirigido por Richard Donner e adaptado do livro de mesmo nome de David Seltzer.

Depois de 48 anos do lançamento do filme original, A Primeira Profecia chega aos cinemas dia 04 de abril. Com direção da cineasta Arkasha Stevenson, que também dirigiu episódios para as séries Vingança Sabor Cereja (2021) e Legião (2019), o filme conta a história de uma jovem norte-americana que é enviada a Roma para dedicar sua vida à religião, mas acaba descobrindo uma terrível conspiração para trazer o filho de Satanás à vida.

Para nos aquecermos para o lançamento do prequel A Primeira Profecia, a Macabra relembra outros dez filmes que serviram de antecessores aos seus filmes originais.

Pearl

Pearl, 2022 // A queridinha do terror Mia Goth estrela as três partes da trilogia de Ti West, que se iniciou com X, seguido por Pearl, e o último filme, ainda a ser lançado, MaXXXine. X e Pearl foram lançados quase juntos em 2022, uma enorme surpresa para os fãs. Graças a isso, não precisamos esperar muito tempo para conhecer mais sobre a história da macabra senhorinha que vivia na fazenda alugada por Maxine e sua equipe de filmagem. Pearl é uma das melhores prequels dos filmes de terror, apresentando a história da personagem-título e nos mostrando de onde veio toda aquela criatividade dela.

Jogos Mortais X

Saw X, 2023 // Depois de alguns lançamentos não tão bons na franquia, Jogos Mortais resolveu retornar às origens. Jogos Mortais X não é uma prequel do início de Jigsaw e de John Kramer, mas a história se passa entre o primeiro e segundo longa, apostando na ligação de Kramer e Amanda, que se tornou uma das maiores protagonistas da saga. Jogos Mortais X garantiu um ótimo retorno ao personagem de Kramer, e conquistou o público após o não-tão-querido Espiral: O Legado de Jogos Mortais (2021). Um novo filme, Jogos Mortais XI, está em desenvolvimento e deve ser lançado esse ano — mas ainda não sabemos se será uma nova prequel ou uma outra história.

O Predador: A Caçada

Prey, 2022 // A gente não sabe exatamente qual foi a primeira vez que o Predador pisou na Terra, afinal, ainda não encontraram o grande livro da história dos Yautja — quando começaram suas viagens interplanetárias? do que se alimentam? esse tipo de pergunta que cairia bem em um programa de curiosidades sobre esses seres. Mas, tudo leva a crer, que uma de suas primeiras incursões para nosso planeta tenha sido em A Caçada, e eles levaram uma bela coça de Naru (Amber Midthunder). Podemos continuar sem muitas respostas sobre os Yautja, ou recolhermos as peças deixadas ao longo da franquia, mas em O Predador: A Caçada nós temos algum vislumbre de como essas vindas à Terra podem ter começado. 

Dragão Vermelho

Red Dragon, 2002 // Tecnicamente, a verdadeira prequel da história de Hannibal Lecter é Hannibal: A Origem do Mal, filme de 2007, dirigido por Peter Webber e estrelado por Gaspard Ulliel. Entretanto, Dragão Vermelho foi o primeiro livro com o canibal a ser escrito e publicado por Thomas Harris, e somente o terceiro a ser adaptado. Lançado em 2002 e dirigido por Brett Ratner, nós conhecemos a história de como Hannibal (Anthony Hopkins) e Will Graham (Edward Norton), que estavam trabalhando juntos no momento, acabaram entrando no jogo de gato e rato. A série Hannibal (2013–2015) também serve de prequel para a história do dr. Lecter, mostrando como ele e Graham se tornaram “amigos”. Se pensarmos bem, Hannibal Lecter tem três tipos de prequels em sua carreira no cinema. Deve ser um recorde!

Premonição 5

Final Destination 5, 2011 // Quando Premonição 5 acabou, tenho certeza que podiam se ver vários rostos um pouco confusos e chocados nos cinemas, nas salas de casa, na frente da TV. Apesar de não ser o melhor filme da série (todos concordamos que é o terceiro, não é?), Premonição 5 se tornou um dos melhores ouroboros de franquias do terror: ele se encaixou perfeitamente em seu primeiro filme e transformou a franquia em um círculo. Sem que soubéssemos de nada até os últimos minutos do filme, descobrimos que, na verdade, ele se passa antes de Premonição 1. Não sabemos como as coisas vão se encaixar agora com o sexto filme vindo aí, quem sabe apostem em uma nova prequel? Pode ser o caso, já que o título, até o momento, é Final Destination: Bloodlines — e sabemos que, quando Bloodlines aparece em um título, é porque uma história de origem vem aí. Vamos aguardar.

Cemitério Maldito: A Origem

Pet Sematary: Bloodlines, 2023 // Como estávamos dizendo, quando um filme tem Bloodlines no título, ele geralmente conta uma história de origem. É mais ou menos o caso de Cemitério Maldito: A Origem. No filme, não conhecemos exatamente as origens do cemitério de animais, mas ouvimos um pouco mais sobre sua história. Adaptando um trecho bastante curto do livro de King — Jud Crandall conta a história que acontece ao longo de A Origem, de forma bastante resumida, ao pobre Louis Creed que estava prestes a perder tudo —, o longa dirigido por Lindsey Anderson Beer aposta em nos mostrar mais sobre a juventude de Jud e nos terríveis acontecimentos que o marcaram tanto (e deveriam tê-lo feito aprender a não mexer com aquele cemitério).

Exorcista – O Início (e Domínio: Prequela do Exorcista)

Exorcist: The Beginning, 2004; Dominion: Prequel to the Exorcist, 2005 // O Exorcista é um dos filmes mais famosos do cinema de terror, e isso pode ser uma benção e uma maldição — uma maldição principalmente quando o filme é transformado em franquia e logo acaba se tornando uma série longa e, às vezes, cansativa. A prequel oficialmente planejada para O Exorcista de Friedkin foi intitulada Domínio: Prequela do Exorcista, dirigida por Paul Schrader. Mas os produtores não estavam muito contentes com os caminhos que o filme estava tomando, entre demoras, atrasos e escolhas da direção, então eles deram um basta e chamaram outro diretor, Renny Harlin, para adiantar as coisas. Os dois filmes são protagonizados por Stellan Skarsgård, no papel de padre Merrin, e mostram, com algumas diferenças, como o famoso padre acabou se encontrando com o Mal que conhecemos tão bem do filme de 1973.

LEIA+: RETROSPECTIVA: OS 50 ANOS DE O EXORCISTA

Annabelle 2: A Criação do Mal

Annabelle: Creation, 2017 // Às vezes encontramos um vilão no terror e nos perguntamos “meu deus, o que aconteceu com você?”. Annabelle 2: A Criação do Mal veio para responder essa pergunta sobre a boneca assombrada favorita da galera — diferente de seu primo Chucky, que tem sua história de origem contada ali no ato do primeiro filme. No longa  dirigido por David F. Sandberg e que faz parte oficial do Invocaverso, nós descobrimos como uma coisa tão pura como uma boneca infantil acabou possuída pelo espírito maligno e aterrorizante de Annabelle. 

A Primeira Noite de Crime

The First Purge, 2018 // Uma Noite de Crime se tornou uma franquia de sucesso. Conforme avançou com seus lançamentos — o primeiro filme é de 2013, e desde então já conta com cinco filmes (um sexto para ser lançado em breve) e uma série de TV —, o tom da franquia se tornou cada vez mais político. Apesar de sempre dar alguns vislumbres do que era essa noite permitida a causar transtornos e violência e destruição, é em A Primeira Noite de Crime, dirigido por Gerard McMurray, que temos uma noção melhor do que realmente aconteceu para que essa data fosse criada. 

Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer

Twin Peaks Fire Walk With Me, 1992 // Geralmente, os filmes de terror contam suas histórias de origem em séries — como aconteceu com Hannibal e Bates Motel. Twin Peaks, entretanto, faz o caminho contrário. Apesar da série ser toda sobre o desenrolar do caso do assassinato de Laura Palmer, não temos uma visão tão clara sobre a vida garota cheia de idiossincrasias. Esses detalhes vão sendo esclarecidos ao longo dos anos, com o lançamento do livro O Diário de Laura Palmer e com o filme Os Últimos Dias de Laura Palmer — este último dirigido por David Lynch, contando como, onde, e por que Laura foi morta, dando ainda mais camadas sobre a história de Twin Peaks.

*

E aí, ansioso para conferir o lançamento de A Primeira Profecia? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.