Imagine o seguinte cenário: durante uma reunião de família, um corpo é encontrado sem vida. Várias pistas complexas são deixadas, e a resolução do crime pode se estender a diversas reviravoltas. Um detetive — amador ou já bastante conhecido — surge para tentar desmascarar o culpado. Quem fez isso?
Uma das vertentes mais adoradas entre os leitores de livros de suspense e de detetives é o chamado whodunit, uma abreviação para who has done it, que em bom português seria: quem fez isso?, a pergunta primordial desse tipo de investigação — também é encontrado por aí com a tradução de “quem matou”, como em “Quem matou Laura Palmer”, de Twin Peaks.
LEIA+: 15 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE TWIN PEAKS
Você já deve ter lido histórias de Agatha Christie e Sherlock Holmes que tem essas características. Um sucesso aterrador entre os leitores, as histórias de “quem matou” também se fizeram presentes no cinema desde o início da sétima arte.
Os mistérios whodunit não necessariamente precisam ter vários suspeitos ou acontecerem em salas fechadas, podendo ou não ter momentos sobrenaturais em sua narrativa (sendo mais comum que não o tenham), mas a investigação deve se ater ao problema principal: quem cometeu o crime.
A Macabra listou alguns desses filmes para nossos leitores sedentos por mistérios.
Os Sete Suspeitos
Clue, 1985 // Seis pessoas são anonimamente convidados até uma mansão para um jantar. Aparentemente, ninguém se conhece e não têm relação nenhuma com o anfitrião. Quando essa estranha figura aparece morta, entretanto, todos são suspeitos e terão que descobrir quem é o assassino no grupo. Um dos maiores clássicos dos filmes desse tipo, Os Sete Suspeitos, dirigido por Jonathan Lynn, foi baseado no jogo Detetive, o que fica claro quando reparamos nos nomes de seus personagens: Miss Scarlet, Colonel Mustard, Mrs. White, Mr. Green, Mrs. Peacock, e Professor Plum, interpretados respectivamente por Lesley Ann Warren, Martin Mull, Madeline Kahn, Michael McKean, Eileen Brennan e Christopher Lloyd. Além dos clássicos personagens do jogo, também temos Yvette (Colleen Camp), uma jovem que trabalha na mansão, Mr. Boddy (Lee Ving), a primeira vítima a ser morta e onde o mistério começa, e Wadsworth, em mais uma das interpretações impecáveis de Tim Curry.
Entre Facas e Segredos
Knives Out, 2019 // O famoso escritor de livros sobre crimes Harlan Thrombey (Christopher Plummer), logo depois de seu aniversário de 85 anos, é encontrado morto. Para desvendar o mistério, o Detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) reúne todos os membros da família de Thrombey, se envolvendo cada vez mais fundo em uma teia de caos, mentiras, segredos e personagens excêntricos. O filme foi escrito e dirigido por Rian Johnson, e conta com um elenco colossal: Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Toni Collette, LaKeith Stanfield, Jaeden Martell, entre outros. Um sucesso desde o seu lançamento, o filme ganhará uma sequência que, em breve, será lançada pela Netflix, intitulada Glass Onion: Um Mistério Knives Out e prevista para estrear em 23 de dezembro na plataforma, também pode receber um terceiro filme em 2024.
Assassinato no Expresso Oriente
Murder on the Orient Express, 1974 // Hercule Poirot (Albert Finney) precisa chegar a Londres imediatamente e, por sorte, e com uma mãozinha de seu amigo que é um dos sócios na companhia de trem, ele consegue um lugar no Expresso Oriente. É incomum que o trem esteja cheio nessa época do ano, em Dezembro, e alguns passageiros parecem não se sentirem confortáveis com a presença do detetive. Logo o motivo fica bastante claro: um homem, que havia pedido proteção a Poirot mais cedo na viagem, é encontrado morto. Agora resta a Poirot descobrir quem foi o assassino. Adaptado do clássico de Agatha Christie e dirigido por Sidney Lumet com elenco estrelar — Lauren Bacall, Ingrid Bergman (que ganhou o Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante pela produção), Sean Connery, Jacqueline Bisset, Anthony Perkins e muito mais.
O Pássaro das Plumas de Cristal
L’uccello dalle piume di cristallo, 1970 // Enquanto mora em Roma, um escritor norte-americano acaba sendo testemunha de um assassinato. Logo, o que ele acredita ser um caso isolado, passa a ser uma rede de assassinatos que se conectam diretamente a ele. O homem passa a fazer suas próprias investigações, para descobrir quem é o assassino, mesmo que ele possa ser um de seus alvos. Dirigido por Dario Argento, O Pássaro das Plumas de Cristal tecnicamente é considerado um giallo, que descende também de narrativas de suspense italianas. Nesse caso, toda a investigação, pistas e reviravoltas também pode se encaixar no whodunit.
O Fim de Sheila
The Last of Sheila, 1973 // Certa noite, durante uma festa, Sheila Green (Yvonne Romain) é assassinada em um atropelamento, onde o motorista não parou para prestar socorro. Um ano depois, seu marido milionário Clinton (James Coburn) convida um grupo de amigos para passarem uma semana em sua mansão. Lá, eles jogarão um jogo, e todos os dias um segredo será descoberto, o que pode trazer consequências mortais para todos os envolvidos. Dirigido por Herbert Ross, com roteiro de Stephen Sondheim e Anthony Perkins (sim, o Anthony Perkins).
A Fera Deve Morrer
The Beast Must Die, 1974 // Em uma imensa propriedade cheia de aparatos tecnológicos, Tom Newcliffe (Calvin Lockhart), um rico empresário e exímio caçador, convida alguns amigos para passar alguns dias com ele e sua esposa. Mas não é apenas um convite de cortesia: Tom tem certeza que uma dessas pessoas é um lobisomem, e ele pretende encontrá-lo e caçá-lo. Dirigido por Paul Annett, este whodunit brinca com nossas expectativas e com as expectativas dos personagens — apresentando até mesmo um momento para que o espectador possa fazer sua aposta de quem é o verdadeiro culpado.
Veja Como Eles Correm
See How They Run, 2022 // Londres, 1950. Uma peça teatral de enorme sucesso está para ser transformada em longa-metragem quando um de seus principais atores é encontrado morto. O cínico inspetor Stoppard (Sam Rockwell) e Constable Stalker (Saoirse Ronan), uma policial com pouca experiência, se unem para tentar descobrir o que pode ter acontecido no local. Todos são suspeitos, até que o culpado seja encontrado. Dirigido por Tom George, o filme teve forte inspiração em Agatha Christie — a peça encenada na história, por exemplo, é A Ratoeira, obra da autora conhecida por ser a peça há mais tempo encenada na história do teatro. O filme foi lançado nos cinemas brasileiros no início de outubro e deve chegar em breve nas plataformas de streaming para aluguel.
*
Qual seu filme favorito de “quem matou”? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.